Conheça 8 Hábitos Para Se Tornar Uma Pessoa Mais Organizada

Atualizado em: por Leandro Sprenger.

Quando estamos na área de comércio exterior, por vezes precisamos fazer horários além do nosso horário de expediente, aliás, essa realidade não se aplica só em comex mas em várias áreas.

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Se tem uma coisa que sofremos é com o acúmulo de atividades, não é mesmo?

Então hoje fizemos este conteúdo com 8 hábitos para você ser mais organizado no ambiente de trabalho.

PESSOAS ORGANIZADAS

8 hábitos para você ser mais organizado no ambiente de trabalho:

  1. Tenha uma lista de afazeres
  2. Pessoas organizadas planejam suas pausas
  3. Não faça as suas coisas pela metade
  4. Pratique o desapego!
  5. Anote tudo!
  6. Tenha uma rotina!
  7. Não deixe para depois!
  8. Tenha objetivos!

1 – Tenha uma lista de afazeres

Para você ser uma pessoa mais organizada,  busque fazer as suas tarefas e as defina por prioridades. As pessoas que são organizadas não fazem suas tarefas de forma aleatória e também não confiam somente em sua memória para saber o que fazer, ou quando fizeram tal atividade.

As pessoas organizadas possuem uma lista de tarefas definida por prioridades e importância com base nos projetos que estão em andamento e atividades rotineiras do dia.

2 – Pessoas organizadas planejam suas pausas

Quando estávamos focados na realização das atividades, nos esquecemos de fazer pausas e quando você percebe, se dá conta que está a um bom tempo sem tomar água ou ia ao banheiro. Essa atitude é extremamente prejudicial à sua saúde.

Pessoas organizadas sabem ouvir e entender o seu corpo e a sua mente, e se conhecem o suficiente para saber quando elas precisam descansar, portanto, entenda quando é hora de fazer aquela pausa.

O descanso é vital para o seu corpo, afinal, o descanso, além tornar você mais produtivo, permite que dia seja mais produtivo e assim, você evita de ter o conhecido acúmulo de estresse.

3 – Não faça as suas coisas pela metade

Tenha consciência de todas as atividades que estão dependendo de você e não deixe as suas atividades pela metade.

Deixar as atividades pela metade, pode gerar em você uma ansiedade, afinal, a atividade não foi completamente finalizada e assim não é possível dar andamento à ela, fazendo com que vire uma bola de neve.

Portanto, não deixe para depois as atividades pendentes e que, principalmente, possam interferir no devido andamento das outras atividades futuras. Considere isso, principalmente, para as que são rotineiras e que se repetem com muita frequência.

4 - Pratique o desapego

Desapegue de papéis, documentos, pastas, e-mais. Muito ao contrário do que a maioria das pessoas pensam que, quanto mais papel em uma mesa melhor, fuja disso.

Além de fazer mal para o meio ambiente, você se sente mais ansioso com o acúmulo de papéis a sua volta e você fica cada mais ansioso com vontade de terminar tudo e assim, está mais propenso a erros.

Se você precisa trabalhar com papel, dê andamento ao que é preciso e o que não serve mais ou  já foi resolvido, arquive ou então, encaminhe para doação ou reciclagem.

Isso serve também ao e-mails, crie categorias em seu e-mail que identifique os assuntos principais ou até mesmo os projetos que você está trabalhando e conforme for resolvendo cada uma das pendências, vá arquivando estes e-mails.

Assim, na caixa de entrada, ficará apenas o que você precisa ainda resolver.

5 - Anote tudo!

Quem é organizado tem o hábito de escrever suas pendências, listar as tarefas e colocá-las em ordem de prioridade. Essa atitude traz segurança e diminui a possibilidade de esquecimento.

E não só isso, anotar tudo que é fundamental faz com que você evite de esquecer coisas importantes que precisam ser feitas.

Adote uma agenda e separe as suas atividades por dia e ordem de importância.

Ou ainda, utilize o bloco de notas do computador, por exemplo, e deixe todas as suas anotações juntas identificadas por datas.

6 - Tenha uma rotina!

É preciso ter uma rotina de organização continuada e consistente, afinal nossas demandas mudam a cada dia.

Uma ideia é quando chegamos no trabalho e vemos a mesa lotada de bagunça ou ainda de papéis, quando vemos essa cena, já ficamos desanimados, não é mesmo? Procure deixar a sua mesa minimamente arrumada no final do seu expediente.

Assim, quando você chegar no dia seguinte, estará tudo organizado e você conseguirá dar andamento às atividades previstas de forma mais rápida e você não perde mais tempo precisando organizar a sua mesa.

7 - Não deixe para depois!

Sempre tem alguma atividade que deixamos para depois, não é mesmo?

Ou ainda aquela atividade que deixamos para fazer quando sobrar algum tempinho ao longo do dia.

Perca esse hábito!

Procure desenvolver as atividades delegadas à você, da maneira mais rápida possível e não estou falando em fazer correndo, mas sim em não deixar para depois.

Afinal com o acúmulo de atividades do dia, somando com essas atividades que deixamos para depois, faz com que a gente se sinta pressionado e mais ansioso.

Então, resolva o que é essencial e primordial mas não deixe para depois as demais atividades.

Pessoas organizadas, não deixam as coisas para depois. Quando alguma coisa deve ser feita, se agende, planeje ou simplesmente executar a tarefa o quanto antes.

Assim, você evita o acúmulo de serviço, prazos apertados e outros problemas causados pela Procrastinação ou até mesmo pela pressão.

8 - Tenha objetivos!

Identifique os objetivos que você quer alcançar e saiba, claramente, aonde querem chegar e em que prazo e o mais importante: Como irão chegar neste objetivo.

Busque estabelecer um planejamento pessoal com seus objetivos e estratégias para chegar até eles e reveja esse planejamento periodicamente.

Qual a importância do Comércio Exterior?

Uma das principais vantagens do Comércio Exterior é a possibilidade de importar mercadorias não existentes no país. Esse investimento é muito benéfico, pois garante um diferencial competitivo para as empresas que comercializam esses produtos internacionais no Brasil.

O mesmo vale para a exportação. Existem mercadorias que temos em grandes volumes no país, como é o caso dos produtos de origem agrícola. Os granéis agrícolas, como a soja, o milho e o trigo, são produzidos em grande escala no país, e a exportação contribui muito para a economia nacional.

E aí, gostou deste artigo sobre os hábitos de pessoas organizadas, quais são os principais hábitos de pessoas organizadas e como se organizar no comex? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback. 😉

Leandro Sprenger
Leandro Sprenger

Empreendedor, Apaixonado por Tecnologia, Especialista em TI para Comércio Exterior e responsável pela criação de diversos sistemas de BI para Comex por mais de 15 anos. Co-criador da Plataforma de Ensino SimulaComex e do Sistema FComex.

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