por Sinara Bueno

10 Jun, 2025

Como criar um Processo de Exportação

No artigo de hoje, nós vamos entender como criar um processo de exportação de forma rápida e que contenha todos os dados necessários para a sua realização, utilizando apenas um sistema que auxilia o profissional do comércio exterior.

E-book - passo a passo DU-E

Quer saber mais sobre este assunto envolvendo a exportação? Então pegue o seu café e continue conosco neste texto!

Veja agora os principais tópicos deste artigo relacionado a como criar um processo de exportação:

    • Criar um Processo de Exportação
    • Negociação na criação do processo de exportação
    • Informações de Carga
    • NF Exportação: FComex
    • NF Referenciada: FComex
    • Documentos na criação do processo de Exportação
    • Despesas/Numerários
    • Gerar DU-E no FComex
    • Follow no sistema FComex
    • Tratamento Administrativo
    • Novo Processo de Exportação: O que é?
    • Novo fluxo de exportação

    Vamos lá saber como criar um processo de exportação? 😉



    Criar um Processo de Exportação

    No Sistema FComex, módulo Exportação é possível gerir seu processo de exportação de forma completa. Com isso, Despachantes aduaneiros podem ganhar tempo e agilidade em seu trabalho. 

    Ao preencher os dados do processo de exportação é possível gerar uma ou mais DU-E(s) e também LPCO(s), sendo necessário efetuar um único preenchimento e ainda poderá deixar o processo salvo. 

    Para ilustrar:

    Ao acessar a opção Processos, é aberta uma página com a listagem de todos os processos já cadastrados no sistema para a empresa.

    Ao criar seu processo de exportação, dados como Número do processo são preenchidos de forma automática. 

    Outros campos também podem ser administrados pelo sistema, tais campo: 

    Data de Abertura, Ref. Cliente/Exportador, Unidade Operacional, Analista, Deadline Documental, Situação Especial, Forma de exportação (Aqui deverá ser selecionado a forma de exportação, se vai ser por conta própria, ordem de terceiros ou remessa postal), Despachante/Parceiro, Pipeline, Etapas de Pipeline e Informações Complementares.


    Negociação na criação do processo de exportação

    Na aba de “Negociação” o usuário do sistema pode conferir os campos que se referem a DU-E, como enquadramento do processo, valores do processo e totais da DU-E. As informações adicionadas nesta aba são repassadas a todos os itens do processo/ DU-E.

    Nos campos desta poderão ser adicionados os enquadramentos de operação, a moeda negociada e a condição de venda da operação.
    Informações de Carga de exportação

    Na criação do processo de exportação, o usuário do Sistema FComex pode gerir também as informações referente a carga, tais como: 

    • Local de Despacho 

    • Local de Embarque 

    • Deadline da Carga

    • Previsão de embarque (ETD)

    • Previsão de chegada (ETA)

    • Data de desembaraço

    • Transportadora nacional

    • Transportadora internacional

    • Nº conhecimento do transporte, entre outros


    NF Exportação

    Nesta tela poderá adicionar a NF Exportação, por meio de arquivo XML ou copiando e colando a chave da NF.


    Documentos de exportação: Gestão

    Em um processo de exportação é importante a correta gestão dos documentos de exportação. 

    No Fcomex, você pode inserir documentos que sejam úteis ao processo que está elaborando, como por exemplo a Fatura Comercial, Packing List, entre outros. Os documentos a serem inseridos podem ser imagens, pdf’s, entre outros formatos. 

    Ao clicar para adicionar, será aberto os arquivos de seu computador, para assim, selecionar o arquivo. 



    Despesas / Numerários

    Nesta tela, é possível adicionar uma despesa ou um numerário. Portanto, desta forma, é possível, mandar todos os custos do Processo em só local. 

    Gerar DU-E

    Na aba de “DU-Es” é possível gerar a(s) DU-E (s) com as informações que foram preenchidas. 


    Follow up de exportação

    Dentro do Processo de Exportação, é possível também administrar todas as etapas da exportação, através do recurso de FOLLOW UP. 

    Neste caso, o próprio usuário pode cadastrar e gerir essas etapas. Sendo possível acompanhar a realização dos mesmos, bem como se tais atividades estão atrasadas, ou não. 


    Tratamento Administrativo

    No Fcomex é possível fazer consultas de “Tratamento Administrativo” , portanto é possível com apenas um clique saber se tal processo necessita ou não de LPCO de Exportação. 

    Geração do LPCO de Exportação a partir do PROCESSO

    Pode-se gerar um LPCO a partir de um processo de exportação no sistema Fcomex. 

    Como o Sistema Fcomex - Módulo EXPORTAÇÃO você pode gerir e administrar seu processo de exportação de forma prática e consistente. Clique aqui e solicite uma APRESENTAÇÃO

    Novo Processo de Exportação: O que é?

    Atualmente, existem diferentes frentes de trabalho dentro do Programa Portal Único, envolvendo todo o governo brasileiro e contando com apoio e participação do setor privado. 

    Dentre essas iniciativas, merece destaque o desenvolvimento do Novo Processo de Exportação, concluído em 2016. Esse trabalho engloba o mapeamento dos processos atuais de exportação e a identificação de necessidades dos intervenientes públicos e privados para a criação de um fluxo contínuo de informações por meio do Portal Único.

    Ou seja, podemos concluir que o Novo Processo de Exportação (NPE) promove um fluxo de informações mais eficiente e integração entre os intervenientes do comércio exterior públicos e privados. 

    Sua implementação se deu junto ao Portal Único do Comércio Exterior, Siscomex, pela Receita Federal Brasileira em conjunto ao SECEX e desde então vem otimizando os processos de comércio exterior, seja diminuindo o tempo necessário entre as etapas, como também reduzindo custos inerentes às operações, o que aumenta a competitividade brasileira frente ao mercado externo.

    Novo fluxo de exportação

    O Novo Processo de Exportação traz um fluxo centralizado de informações, que deverão ser complementares e validadoras. 

    O sistema conta com o módulo de Licenças, Permissões, Certificados e Outros Documentos (LPCO) e com o módulo da Declaração Única de Exportação (DU-E), que conta com informações de natureza comercial, administrativa, aduaneira, fiscal e logística que caracteriza a operação de exportação das mercadorias nele contidas.

    A Nota Fiscal Eletrônica deverá ser emitida antes da DU-E, sendo pré-requisito para sua elaboração. A partir das documentações, caberá ao Portal único informar à Administração Pública sobre a exportação com base nas leis vigentes e determinando ou não necessidade de intervenção.

    Demais controles paralelos ao processo de exportação junto à Receita Federal também podem ocorrer e devem ser observados. Para que haja o desembaraço da mercadoria para embarque é necessária anuência de todos os órgãos competentes.

    👉 Gostou desta funcionalidade do FComex? Então solicite a apresentação do sistema junto aos nossos especialistas!

    E aí, gostou deste artigo? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback. 😉

    Exportação é a saída de bens, produtos e serviços do país de origem. Esta operação pode envolver pagamento, como venda de produtos, ou não, como nas doações.

    Comércio Exterior é a troca de bens e serviços através de fronteiras internacionais ou territórios. Na maioria dos países, ele representa uma grande porcentagem do PIB.

    A DU-E (Declaração Única de Exportação) é um documento eletrônico que contém informações de natureza aduaneira, administrativa, comercial, financeira, tributária, fiscal e logística, que caracterizam a operação de exportação dos bens por ela amparados.

    E-book - Tudo sobre a DU-E 2024