por Leandro Sprenger
Como calcular VMLE e VMCV dos itens da DU-E de forma automática?
Você sabia que é possível calcular VMLE e VMCV dos itens da DU-E com o auxílio de um software? Isso mesmo, vamos entender como funciona este processo e as praticidades da ferramenta.
Quer saber mais a respeito deste assunto envolvendo o VMLE e VMCV? Então pegue o seu café e continue conosco neste artigo!
Confira os seguintes tópicos sobre como calcular VMLE e VMCV dos itens da DU-E:
- Calcular VMLE e VMCV dos itens da DU-E de forma automática?
- Software de Elaboração de DU-E
- O que é DU-E?
- O que é o Novo Processo de Exportação?
Vamos lá agora entender como calcular VMLE e VMCV dos itens da DU-E? 😉
Calcular VMLE e VMCV dos itens da DU-E de forma automática?
No FComex, software desenvolvido pela Fazcomex, o usuário do sistema consegue realizar o cálculo dos itens de DU-E para os valores VMLE e VMCV. Podendo ainda escolher escolher como deseja que o sistema faça o cálculo dos itens da DU-E:
Conforme imagem abaixo:
Ao usar a funcionalidade “padrão” o sistema realiza o cálculo dos itens usando os valores totais e usa também o valor em Reais da Nota Fiscal de Exportação (NF-E). Divide um pelo outro, encontra uma “paridade” e depois multiplica pelas quantidades de cada item da nota.
Caso o usuário do sistema utilize a funcionalidade “Totais por NF” o software desabilita os campos de Total da Aba Negociação (que consta no sistema), a fim de que o usuário informe os Totais por NF. Ou seja, na Aba Nota Fiscal são abertos campos de VMLE Total, VMCV Total e Peso Líquido Total para cada uma das notas.
Este recurso pode ser usado quando para a mesma DU-E você tem mais de uma Nota Fiscal de Exportação e dentre elas existem “datas de emissão” diferentes. Em outras palavras, as notas de exportação foram emitidas em datas diferentes.
Para tanto, o sistema dividirá um pelo outro, encontrará uma “paridade” e depois multiplicará pelas quantidades de cada item da nota.
Existem ainda as opções de cotação VMCV, onde o sistema usará a cotação PTAX da moeda negociada. (total bruto/cotação do PTAX da data de emissão); e a Cotação VMLE, onde o sistema também usará a cotação PTAX da moeda negociada, mas neste caso abrirá um campo chamado “Regra de Cálculo VMLE” na qual o usuário do software poderá optar por: “VMLE - Valor Bruto do Item (Padrão)” ou “VMLE - Valor Líquido do Item”.
Software de Elaboração de DU-E
Apesar da elaboração da DU-E ser um processo simplificado, requer diversos cuidados e também aumentou o detalhamento das informações a serem prestadas ao Governo.
Lembrando que a DU-E é elaborada através da Nota Fiscal de Exportação, fazendo que os principais dados da NF sejam migrados para a DU-E de forma automática. Mas não é tão simples assim, a Nota Fiscal poderá ter até 990 itens além de que cada DU-E pode ter diversas Notas Fiscais, tornando assim um processo com inúmeros itens.
O sistema FComex veio justamente para simplificar esses processos com muitos itens, fazendo com que os campos que são digitados repetidamente item a item, sejam reaproveitados.
Vale ressaltar que o sistema FComex possui diversos recursos que facilitam o preenchimento de muitos itens, bem como cálculos inteligentes que agilizam a elaboração e transmissão da DU-E ao Portal Siscomex.
Conheça o Sistema Fcomex da Fazcomex – Módulo DU-E.
O que é DU-E?
A DU-E (Declaração Única de Exportação) é um documento eletrônico que contém informações de natureza aduaneira, administrativa, comercial, financeira, tributária, fiscal e logística, que caracterizam a operação de exportação dos bens por ela amparados e definem o enquadramento dessa operação; e serve de base para o despacho aduaneiro de exportação.
A DU-E faz parte do Novo Processo de Exportação o qual visa simplificar os processos atuais. A elaboração ocorre no Portal Siscomex.
A Declaração Única de Exportação (DU-E) efetivamente substitui o RE (Registro de Exportação), a DE (Declaração de Exportação) e a DSE (Declaração Simplificada de Exportação) e contém todas as informações pertinentes a uma determinada operação de exportação.
O que é o Novo Processo de Exportação?
O Novo Processo de Exportação é uma das mudanças mais importantes implementadas pelo Portal Único Siscomex e principal iniciativa governamental de desburocratização e facilitação do comércio exterior brasileiro.
Com o novo processo, temos a implantação da DU-E (Declaração Única de Exportação) e do CCT (Controle de Carga e Trânsito).
👉 Gostou desta funcionalidade do FComex? Então solicite a apresentação do sistema junto aos nossos especialistas!
E aí, gostou deste artigo? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback. 😉