Agilidade na DU-E: entenda mais

Atualizado em: por Sinara Bueno.

A DU-E, Declaração Única de Exportação é um documento eletrônico que foi criado com o objetivo de descomplicar o controle administrativo do envio de mercadorias ao exterior, logo, o documento contém informações de natureza aduaneira, administrativa, comercial, financeira, tributária, fiscal e logística, que caracterizam a operação de exportação dos bens e é elaborada  pelo Portal do Siscomex.

E-book - passo a passo DU-E

A Declaração Única de Exportação (DU-E) substitui três documentos:

  1. RE (Registro de Exportação);
  2. DE (Declaração de Exportação);
  3. DSE (Declaração Simplificada de Exportação).

Para exemplificar o processo da DU-E:

DU-E

Benefícios da DU-E

Declaração Única de Exportação veio para unificar todas as informações do processo de exportação, sendo assim, centralização na declaração única trouxe mais benefícios, como:

  • Eliminou a duplicidade de informações;
  • extinguiu dados desnecessários;
  • simplificou a gestão da cadeia logística;
  • reduziu o tempo de execução de processos
  • eliminou a utilização de papel.

Além disso, uma informação legal é que os 100 campos que eram necessários para preencher todas as informações do processo antigo da DU-E foram reduzidos para menos de 40, de fato gerou bastante diferença, não é mesmo?

Entre algumas novidades que vieram no processo de exportação como estão questões sobre:

  • Os processos passaram a ser paralelos e não mais sequências;
  • Desembaraço da mercadoria mesmo que tenha exigência;
  • Mudanças para fechar um Contrato de Câmbio;
  • Solicitação de Licenças de Exportação por meio do Módulo LPCO.

👉 Além deste artigo sobre como ter mais agilidade no processo da DU-E, confira também nosso texto sobre: Via Especial de Transporte na DU-E!

Mais agilidade no processo da DU-E

Apesar de ser um processo simplificado ele ainda requer diversos cuidados e também, acabou por aumentar o detalhamento das informações a serem prestadas ao Governo ainda que a DU-E é elaborada através da Nota Fiscal de Exportação, NF-e, fazendo que os principais dados da NF sejam migrados para a DU-E de forma automática, porém não é tão simples assim, a Nota Fiscal poderá ter até 990 itens além de que cada DU-E pode ter diversas Notas Fiscais, tornando um processo extenso, a tempo de facilitar as rotinas, existem sistemas que conseguem facilitar de forma mais ágil e simples, como o sistema FComex que veio justamente para simplificar esses processos com muitos itens, fazendo com que os campos que são digitados repetidamente item a item, sejam reaproveitados.

O sistema FComex da Fazcomex possui diversos recursos que facilitam o preenchimento de dos itens, bem como cálculos inteligentes do VMCV e VMLE que agilizam a elaboração e transmissão da DU-E ao Portal Único Siscomex, se você quer conhecer mais sobre o sistema? É só clicar na imagem abaixo!

E aí, gostou deste artigo sobre a agilidade na DU-E, como ter agilidade na DU-E e como emitir a DU-E de forma rápida? Então, inscreva-se no nosso blog e fique por dentro das novidades de Exportação, Importação e Drawback. 😉

Sinara Bueno
Sinara Bueno

Despachante Aduaneira, formada em Comércio Exterior e empreendedora. Apaixonada por criar e inovar no Comex! Trabalhou na área de importação e exportação de indústrias, consultorias de comércio exterior e, nos últimos anos, tem se dedicado aos sistemas para comex. É co-founder da Fazcomex

E-book - Tudo sobre a DU-E 2024