Exportação China: Como funciona a exportação chinesa?

Você deve imaginar que a China é uma das maiores Exportadoras do mundo e sendo assim, a exportação chinesa é considerada como uma das forte mundialmente.

Só em 2017, a China exportou US $ 2,41 Trilhões e importou US $ 1,54 Trilhões, resultando em um saldo comercial positivo de US $ 873 Bilhões.  Considerando todas essas informações, você já pensou em como funciona a exportação da china?

Com a propagação do vírus Coronavírus na China e outros países, inclusive suspeitas no Brasil, nossos alertas precisam estar ligados, não é mesmo!? 🚨 Confere nosso artigo: Coronavírus e os impactos na Economia e no Comércio Exterior.

Veja o que você verá hoje:

  • A máquina da Exportação Chinesa;
  • Como funciona o processo de exportação da China;
  • Produtos mais exportados pela China.

Vamos lá!

A máquina da Exportação Chinesa

Em janeiro deste ano, a China liderou na lista de destinos das exportações brasileiras, com um aumento da participação em relação a janeiro de 2018, que passou de 18,3% para 20,9% da fatia do mercado, respectivamente.

A China é a maior economia de exportação do mundo. Só no ano de 2017, a exportação da China resultou em US $ 2,41 Trilhões, tornando o país o maior exportador do mundo.

O país é o maior parceiro comercial do Brasil em volume de vendas. Os produtos brasileiros exportados para a China e aqueles que vêm de lá são, atualmente, de naturezas variadas: o Brasil exporta basicamente commodities, já a China, exporta itens manufaturados, prontos ou em peças a serem montadas aqui, além de outras tecnologias. Confira nosso artigo Principais Produtos Exportados pelo Brasil.

Quando falamos em números, em 2007 a China já havia superado a Alemanha na lista das maiores economias do mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos em tamanho de PIB. Porém, as exportações da China, influenciou Pequim, a Capital da República Popular da China, a acumular a maior reserva em moeda estrangeira do mundo, que somam mais de US$ 2 trilhões.

Principais destinos da exportação chinesa

Separamos aqui para você, os principais destinos da exportação chinesa, são eles:

País Valores Exportados
Estados Unidos $476 Bilhões
Hong Kong $255 Bilhões
Japão $157 Bilhões
Alemanha $109 Bilhões
Coreia do Sul $98,1 Bilhões

 

As origens de importação de topo são Outros países da Ásia($151 Bilhões), a Coreia do Sul ($149 Bilhões), o Japão($136 Bilhões) e a Alemanha ($95 Bilhões).

Apesar dos bonitos números das exportações realizadas pela China, é importante ressaltar que , com 1,3 bilhão de habitantes, a China ainda é um dos países mais pobres do mundo. Ficando na 130ª colocação entre as economias em renda per capita no ano de 2008, segundo o Banco Mun­­dial.

Como funciona o processo de exportação da China

Exportar para a China não é tão fácil assim como pensam, a venda  de produtos brasileiros para a China requer planejamento e muito trabalho.

Porém, quando alcançado o objetivo, os exportadores poderão acessar um importante mercado consumidor que se expande, atualmente, com grande rapidez e que consome, cada vez mais, produtos importados.

O empresário brasileiro que quiser exportar para a china deverá, antes de mais nada, estar habilitado no Brasil a realizar operações de exportação, como por exemplo, ter o RADAR e operar o SISCOMEX.

 

Mas, a parte burocrática na ponta brasileira precisa de atenção: não são raros os casos de preenchimento falho ou de falta de documentos que impedem a conclusão do processo de exportação na china, e assim, gerando custos desnecessários.

O processo de exportação para a China, de modo geral, pode ser classificado em três categorias básicas:

  • Exportação direta para o cliente final;
  • Exportação por meio de um intermediário chinês; e
  • Exportação para uma “Limited Liability Company” de propriedade da empresa brasileira.

A economia da china tem um índice de complexidade econômico, chamado de INCE, de 0,691, tornando a china o 33º país mais complexo.

Produtos mais exportados pela china

Os produtos que normalmente, são mais exportados pela China são:

  • Equipamentos de transmissão ($231 Bilhões);
  • Unidades de Disco Digital ($146 Bilhões);
  • Peças de máquinas de escritório ($90,8 Bilhões);
  • Circuitos Integrados ($80,1 Bilhões) e
  • Telefones ($62 Bilhões).

Os Equipamentos de transmissão, correspondem ao equivalente de 9,6% das exportações da China, seguido de Unidades de Disco Digital, correspondendo a 6,08% nos processos.

As exportações para a China são muito relevantes para a economia brasileira e colaboram para aumentar ainda mais a relação comercial entre os dois países, além de serem lucrativas para o Brasil. 

 

E aí? Gostou deste artigo? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro das novidades do comércio exterior. 😉

Resumo

leandro.sprenger

Empreendedor, Apaixonado por Tecnologia, Especialista em TI para Comércio Exterior e responsável pela criação de diversos sistemas de BI para Comex por mais de 12 anos. Co-criador da Plataforma de Ensino SimulaComex e do Sistema FComex.

E-book: Guia da Declaração Única de Exportação (DU-E)