Exportação de Milho: Entenda melhor

No artigo de hoje nós vamos falar sobre a exportação de milho em grãos, a gente já falou aqui sobre a gasolina e a Exportação de Soja também, confira. Então agora vem comigo conhecer um pouco mais sobre as Exportações de Milho em Grãos em 2019, conhecendo também um pouco melhor de onde ele vem e para onde ele vai.

A história do Milho no Brasil

Aqui no Brasil o milho já era todavia cultivado antes mesmo da chegada dos portugueses, pois o milho era um dos principais componentes da sua dieta alimentícia. Mas claro que com a chegada dos colonizadores, o consumo e a produtividade do cereal aumento de forma ainda mais brusca e passou assim a integral o hábito alimentar da população toda.

De acordo com a Fundação Joaquim Nabuco, no período Brasil-Colônia, os escravos africanos tinham no milho, além da mandioca, como um de seus principais alimentos.

Exportação de Milho

A exportação de milho em 2019 cresceu consideravelmente, principalmente em agosto quando bateu recorde de 7,65 milhões de toneladas, esse recorde fez com que a exportação do milho ficasse em 5º lugar como um dos produtos mais exportados no Brasil. Esses números tendem a crescer ainda mais em 2020 e é isso que os produtores do milho esperam para o ano.

A exportação de milho do Brasil no acumulado do ano de 2019 até dezembro atingiu então 43,2 milhões de toneladas fechando 2019 em novo recorde.

Fonte: Comexvis – Dados de Janeiro a Dezembro de 2019

Principais Destinos do milho brasileiro

Mas você sabe para onde vai o milho produzido aqui no Brasil? Confira:

Destino do milho

Valor FOB US$

Japão 1,15 Bilhão
Irã 998 Milhões
Vietnã 671,83 Milhões
Coreia do Sul 583,59 Milhões 
Egito 552,99 Milhões 

Benefícios do milho na dieta

O milho traz alguns benefícios quando incluído na nossa dieta, vamos então a seguir conhecer alguns destes benefícios:

  1. Fortalece o sistema imunológico;
  2. Ajuda a emagrecer;
  3. Reduz os níveis de colesterol;
  4. Controla o açúcar no sangue;
  5. Da energia; e
  6. Protege a visão.

Projeção para as exportações de milho em 2020

Para 2020, espera-se então que o setor avance mais que 3% nos dois cenários avaliados. Usando o primeiro prognóstico de safra do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgado neste mês, a previsão de crescimento é de 3,2% no ano que vem. A projeção vai então a 3,7% ao se levar em consideração o levantamento da safra de grãos da Conab.

E aí, gostou deste artigo? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro das novidades do comércio exterior.  😉

Sinara Bueno

Despachante Aduaneira, formada em Comércio Exterior e empreendedora. Apaixonada por criar e inovar no Comex! Trabalhou na área de importação e exportação de indústrias, consultorias de comércio exterior e, nos últimos anos, tem se dedicado aos sistemas para comex.