Exportação de Minério de Ferro

No artigo de hoje vamos falar sobre a Exportação de Minério de Ferro, o qual foi um dos Principais Produtos Exportados pelo Brasil em 2019. Veremos para onde o Brasil exporta Minério de Ferro, e também curiosidades sobre o tema. 

Vale ressaltar, que Minério de Ferro é o 3º Produto mais exportado pelo Brasil, atras apenas da Exportação da Soja e do Petróleo.

Exportações de Minério de Ferro no Brasil

Conforme falamos acima, o Minério de Ferro está na 3ª Posição do Ranking dos produtos mais exportados pelo Brasil em 2019. O produto é referência para a economia do nosso país e fechou o ano com 9,9% de Participação nas Exportações Totais do Brasil. Dentre os Produtos Básicos, o Minério de Ferro também ocupa a 3ª posição. 

Para ilustrar, veja como foi o ano de 2019 nas Exportações de Minério de Ferro:

Fonte: Comexstat

Como podemos ver, tivemos um pequeno aumento nos preços que passou de 0,052 em 2018 para 0,065 em 2019 o que gerou uma pequena queda na quantidade em toneladas exportadas.

Podemos notar que em 2019 a Exportação de Minério de Ferro totalizouvalor FOB de US$ 22.181,78 milhões.

Neste mesmo período os estados que mais exportaram Minério foram: Pará, Minas Gerais e Espírito Santo.

Para Onde o Brasil Exporta Minério de Ferro

A seguir, veja para quais países exportamos o Minério de Ferro. Note que a China é o nosso principal comprador, pois 59% do nosso Minério foi exportado para a China no ano de 2019. O 2º colocado foi a Malásia com 8,0%.

Países de destino

Valor FOB US$

China 13,1 bilhões 
Malásia 1,78 bilhão 
Japão 1,04 bilhão 
Países Baixos 908,77 milhões 
Omã 661,03 milhões 
Barein 600,4 milhões 
Coréia do Sul 595,65 milhões 
Turquia 353,29 milhões 
França 337,3 milhões 
10º Argentina 256,88 milhões 

 

A história do Minério de Ferro no Brasil

A história da mineração no Brasil como atividade socioeconômica começa no século XVII, com as expedições chamadas entradas e bandeiras que vasculharam o interior do território em busca de metais valiosos. Já no início do século XVIII (entre 1709 e 1720) estas foram achadas no interior da Capitania de São Paulo (Planalto Central e Montanhas Alterosas), nas áreas que depois foram desmembradas como Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso.

A extração do minério de ferro da melhor qualidade auferida em todo o globo terrestre, iniciou-se em 1985, 18 anos depois da jazida ter sido descoberta pelo geólogo Breno dos Santos.

O Brasil possui a quinta maior reserva do mundo, possuindo um grande volume de minério. Com o alto teor de ferro contido nesses minérios, o Brasil está entre os maiores produtores e exportadores de ferro do mundo.

Influência do Minério de Ferro no Brasil

O minério de ferro tem uma grande influência econômica no país, principalmente pelo teor das exportações, pois ele é um dos principais produtos exportados pelo país.

A China é um dos principais compradores do minério, apesar de também extrair em quantidade porém a qualidade dos seus minérios não é tão alta quanto os Brasileiros.

Curiosidades Do Minério De Ferro

  • O minério de ferro é retirado da natureza cheio de impurezas e, por isso, precisa passar por procedimentos de limpeza e purificação para, só então, ser utilizado nas indústrias;
  • É um dos mais importantes commodities produzidos nacionalmente e então exportados pelo País;
  • Há minério de ferro no núcleo da Terra;
  • Pesquisadores avaliam então que este elemento é o quarto mais abundante na crosta terrestre;
  • A hematita é o principal minério de ferro encontrado nas jazidas;
  • O aço é composto 98,5% de ferro;
  • O ferro puro é obtido após a completa eliminação do oxigênio no minério;
  • Possui número atômico 26;
  • É um excelente condutor de eletricidade e calor.

 

E aí, gostou deste artigo? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro das novidades do comércio exterior.  😉

Sinara Bueno

Despachante Aduaneira, formada em Comércio Exterior e empreendedora. Apaixonada por criar e inovar no Comex! Trabalhou na área de importação e exportação de indústrias, consultorias de comércio exterior e, nos últimos anos, tem se dedicado aos sistemas para comex.