Exportações de Minérios de Alumínio: conheça

O artigo de hoje vai tratar sobre as exportações de minérios de alumínio. Confira quais são os principais destinos desse produto que traz muito retorno financeiro para o país. 

Antes, é importante reforçar que o Brasil é detentor de uma infinidade de riquezas naturais: uma delas é o minério. O país destaca-se principalmente na produção, bauxita (mais conhecido como alumínio).

Quer saber mais sobre as exportações de minérios de alumínio para outros países? Pegue o seu café e vem comigo! 😉

Exportações de minérios de alumínio: entenda

Exportações de minérios de alumínio: principais países

De acordo com a ComexStat, os principais destinos das Exportações de Minérios de Alumínio são:

  1. Canadá
  2. Noruega
  3. Islândia
  4. Japão
  5. Estados Unidos
  6. Bahrein
  7. Suíça
  8. Argentina
  9. Catar
  10. Irlanda

Grande parte dos minérios de alumínio são extraídos na Serra do Oriximiná, no Pará, o estado é o principal produtor e abriga a maior concentração desse minério no país. 

A produção anual desse produto é algo em torno de 17,4 milhões de toneladas. O Brasil atua como o terceiro maior produtor em escala planetária, atrás de China e Rússia.

No comércio exterior, as exportações do metal e seus produtos, incluindo bauxita e alumina, representaram em média 2,5% das vendas externas brasileiras (em US$ FOB).

Conforme dados levantados pela ABAL (Associação Brasileira do Alumínio) o valor em (%) na participação no PIB brasileiro em decorrência das exportações de minérios de alumínio é de 1,2%. Enquanto que a participação no PIB Industrial é de 6,4%.

Exportações de alumínio: comércio

Exportações de minérios de alumínio: relações comerciais

Como um dos maiores produtores de alumínio, o Brasil tem aumentado a venda desse importante produto para outros países, enquanto observa a gradual redução das exportações de metal primário e produtos transformados, em razão da maior demanda interna pelo metal.

A maior parte da extração mundial de bauxita (aproximadamente 85%) é usado como matéria-prima para a fabricação de alumínio, por lixiviação química, método conhecido como processo Bayer. 

Subsequentemente, a maioria da alumina produzida neste processo de refinamento é empregada como matéria-prima para a produção de alumínio metálico.

Atualmente, devido à expansão das capacidades instaladas das refinarias e smelters em seu território, o Brasil passou a consumir boa parte da sua produção de bauxita.

Por fim, separamos alguns textos sobre as vendas de produtos brasileiros para outros países.

Confira nossos outros artigos sobre as exportações das riquezas brasileiras para demais países.

E aí, gostou deste artigo? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback. 😉

Resumo

Quais os parceiros do Brasil na compra de minérios de ferro?

Canadá, Noruega, Islândia, Japão, Estados Unidos, Bahrein, Suíça, Argentina, Catar e Irlanda.

Qual a quantidade produzida de minério de ferro por ano?

A produção anual desse produto gira em torno de 17,4 milhões de toneladas.

Qual o valor em (%) na participação no PIB brasileiro?

O valor em (%) na participação no PIB brasileiro nas exportações de minérios de alumínio é de 1,2%.

Sinara Bueno

Despachante Aduaneira, formada em Comércio Exterior e empreendedora. Apaixonada por criar e inovar no Comex! Trabalhou na área de importação e exportação de indústrias, consultorias de comércio exterior e, nos últimos anos, tem se dedicado aos sistemas para comex. É co-founder da Fazcomex Tecnologia para comércio exterior.

🔎 Consulte sua NCM aqui!