Exportações para a Indonésia

Falaremos no artigo de hoje sobre as Exportações para a Indonésia. Também trataremos da economia do país, bem como sua localização geográfica.

A República da Indonésia é um país localizado entre o Sudeste Asiático e a Austrália, sendo o maior arquipélago do mundo.

Tem fronteiras terrestres com a Malásia , Timor-Leste e Papua-Nova Guiné e marítimas com as Filipinas, Malásia, Singapura, Palau e Austrália. 

Quer conhecer mais sobre as Exportações brasileiras para a Indonésia? Então vem comigo. 😉

Exportações para a Indonésia: entenda

Exportações para a Indonésia: principais produtos

Segundo levantamentos realizados pelo Comex Sat, em 2020, os principais produtos brasileiros exportados para a Indonésia foram:

  1. Farelos de soja e outros alimentos para animais
  2. Açúcares e melaços
  3. Algodão em bruto
  4. Veículos automóveis de passageiros
  5. Demais produtos – Indústria de Transformação

Confira a relação completa dos produtos brasileiros vendidos para a Indonésia na imagem a seguir:

Exportações para a Indonésia: produtos

Com mais de 270 milhões de habitantes, é um dos países mais populosos do mundo e o primeiro entre os países islâmicos. O arquipélago indonésio tem sido uma região de grande importância para o comércio desde os séculos VI e VII, quando Serivijaia começou a comercializar com a China e com a Índia. 

As relações exteriores da Indonésia desde a “Nova Ordem” de Suharto têm sido baseadas em cooperação econômica e política com o ocidente. O país mantém relações estreitas com seus vizinhos na Ásia e é um dos membros fundadores da Associação de Nações do Sudeste Asiático e da Cúpula do Leste Asiático.

Balança comercial entre Brasil e Indonésia

Até março de 2021, o Brasil aponta um Superávit de US$ 237,7 milhões, isso significa que foram exportados mais produtos para a Indonésia do que importados do país. Entretanto, o país ocupa atualmente o 24º lugar no ranking de importações.

Só para exemplificar, em 2020 a Balança Comercial entre os dois países nos apresentou, um Superávit de US$  1.006,8 milhões, valor relativamente alto se comparado com outros países asiáticos. Embora ainda tenha um grande campo a ser trabalhado nas relações do Comex.

Escrevemos um texto abordando a Exportação no Brasil, nele você irá conhecer os principais produtos comercializados com outros países.

Veja agora os dados completos da balança comercial de 2020 conforme imagem abaixo:

Exportações para a Indonésia: balança comercial

Economia da Indonésia

A Indonésia tem uma economia mista onde tanto o setor privado quanto o governo desempenham papéis importantes. O país é a maior economia do Sudeste Asiático e é membro do G20, grupo das principais economias do planeta. O produto interno bruto (PIB) estimado da Indonésia é cerca de 1,19 trilhão de dólares, com um PIB nominal per capita em 4, 135 dólares.

Os principais mercados de exportação da Indonésia são Japão, Singapura, Estados Unidos e China, enquanto os principais fornecedores de importações para a Indonésia são Singapura, China e Japão.

A Indonésia tem vastos recursos naturais, sendo um dos maiores exportadores de gás natural e carvão do mundo.

As principais importações do país incluem máquinas e equipamentos, produtos químicos, combustíveis e produtos alimentares. Enquanto os principais produtos de exportação estão petróleo e gás, eletrodomésticos, madeira, borracha e têxteis.

Mapa da Indonésia

Com 1.904 569 km², a Indonésia é o décimo sexto país mais extenso do mundo, em termos de superfície. Sua densidade populacional é de 134 hab./km², a 88ª mais alta do mundo.

O porto de Tanjung Priok é a zona portuária mais movimentada e mais avançada da Indonésia e lida com 50% do tráfego de transbordo do país.

Localização geográfica

De fato, a Indonésia é um grande potencial a ser explorado no comércio exterior brasileiro.

Confira também o artigo sobre os Principais Produtos Importados no Brasil.

Por fim, separamos alguns artigos que falam das exportações brasileiras para outros países.

Conheça a lista de alguns dos nossos textos sobre exportações, são eles:

E aí, gostou deste artigo? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback. 😉

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 2.5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Resumo

Qual o principal porto da Indonésia?

O porto de Tanjung Priok é a zona portuária mais movimentada e mais avançada da Indonésia.

Quais os principais produtos brasileiros exportados para a Indonésia?

Farelos de soja, açúcares e melaços, algodão, veículos automóveis de passageiros e demais produtos - Indústria de Transformação.

Qual a área total do território da Indonésia?

A Indonésia tem uma área de 1.904 569 km².

Sinara Bueno

Despachante Aduaneira, formada em Comércio Exterior e empreendedora. Apaixonada por criar e inovar no Comex! Trabalhou na área de importação e exportação de indústrias, consultorias de comércio exterior e, nos últimos anos, tem se dedicado aos sistemas para comex. É co-founder da Fazcomex Tecnologia para comércio exterior.

📘 E-book: Guia da Declaração Única de Exportação (DU-E)

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.