Exportações para Arábia Saudita: saiba mais

Falaremos no artigo de hoje sobre as Exportações para Arábia Saudita. O texto também tratará das relações comerciais entre Brasil e o país árabe, bem como a economia local.

O Reino da Arábia Saudita é considerado por tamanho de território, o maior país árabe na Ásia e na Península Arábica. Tem fronteiras com Jordânia, Iraque, Kuwait, Qatar, Barém, Emirados Árabes Unidos, Omã, Iêmen, mar Vermelho e golfo Pérsico.

Sua população é estimada em 16 milhões de cidadãos nativos. As principais cidades da Arábia Saudita são Riade, Meca e Jeedah, este último sendo o principal porto e antiga capital.

Quer conhecer mais sobre as Exportações brasileiras para Arábia Saudita? Então vem comigo. 😉

Exportações para Arábia Saudita: entenda

Exportações para Arábia Saudita: principais produtos

Segundo levantamentos realizados pelo Comex Sat, em 2020, os principais produtos brasileiros exportados para Arábia Saudita foram:

  1. Carnes de aves e suas miudezas comestíveis
  2. Açúcares e melaços
  3. Carne bovina fresca e congelada
  4. Demais produtos – Indústria da Transformação
  5. Madeira Parcialmente trabalhada e dormentes de madeira

Confira a relação completa dos produtos brasileiros vendidos para a Arábia Saudita na imagem a seguir:

Exportações brasileiras para Arábia Saudita

Com a segunda maior reserva de petróleo e a sexta maior reserva de gás natural do mundo, a Arábia Saudita é classificada como uma economia de alta renda pelo Banco Mundial e possui o 19º maior PIB do mundo.

Por ser o maior exportador mundial de petróleo, o país garantiu sua posição como um dos mais poderosos do mundo, de tal forma que hoje, os sauditas possuem uma economia solidificada e que os possibilita de realizar acordos comerciais mais vantajosos para eles próprios.

🎯 Encontre Despachantes Aduaneiros no Brasil e Empresas de Consultoria em Comex, consulte o nosso Portal de Empresas de Comércio Exterior.

Relação da balança comercial entre Brasil e Arábia Saudita

Até março de 2021, o Brasil aponta um déficit de US$ -43 milhões, isso significa que foram importados mais produtos da Arábia Saudita do que exportados para o país. Entretanto, o país Saudita atualmente ocupa o 27º lugar no ranking de exportações.

Só para exemplificar, em 2020 a Balança Comercial entre os dois países nos apresentou também um superávit de US$ 359,4 milhões, valor relativamente alto e que evidencia a boa relação entre os dois países.

Escrevemos um texto abordando a Exportação no Brasil, nele você irá conhecer os principais produtos comercializados com outros países.

Veja agora os dados completos da balança comercial de 2020 conforme imagem abaixo:

Exportações para Arábia Saudita: dados

Zonas Portuárias do país

Como dito anteriormente, o principal porto da Arábia Saudita é o Porto de Jeedah, porém existe outra zona portuária bastante relevante para o país, estamos falando do Porto de Yanbu e do Porto de Dammam. Para saber quais são os Principais Portos do Oriente Médio, confira nosso artigo a respeito deste assunto.

E para finalizar o texto de hoje, separamos alguns artigos que falam das exportações brasileiras para outros países.

Conheça nossos outros textos sobre exportações, são eles:

Exportações brasileiras para Senegal

Exportações brasileiras para Nigéria

Exportações brasileiras para Camarões

Exportações brasileiras para Cingapura

Exportações brasileiras para Argentina

E aí, gostou deste artigo? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback. 😉

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Resumo

Sinara Bueno

Despachante Aduaneira, formada em Comércio Exterior e empreendedora. Apaixonada por criar e inovar no Comex! Trabalhou na área de importação e exportação de indústrias, consultorias de comércio exterior e, nos últimos anos, tem se dedicado aos sistemas para comex. É co-founder da Fazcomex Tecnologia para comércio exterior.

Consulte sua NCM aqui!

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.