Exportações para o Afeganistão

O artigo de hoje irá falar sobre as Exportações para o Afeganistão. Também trataremos das relações comerciais entre Brasil e o país asiático, bem como os principais produtos comercializados.

A República Islâmica do Afeganistão é um país, localizado no centro da Ásia, estando na encruzilhada entre o Sul da Ásia, a Ásia Central e a Ásia Ocidental. Povoado por cerca de 38,4 milhões de habitantes, tem uma área de 652 km².

O Afeganistão faz fronteira com o Paquistão, Irã, Turcomenistão, Uzbequistão, Tajiquistão e China.

Quer conhecer mais sobre as Exportações brasileiras para o Afeganistão? Então vem comigo. 😉

Exportações para o Afeganistão: entenda

Exportações para o Afeganistão: principais produtos

Segundo levantamentos realizados pelo Comex Sat, em 2020, os principais produtos brasileiros exportados para o Afeganistão foram:

  1. Carnes de aves e suas miudezas comestíveis
  2. Demais produtos – Indústria de Transformação
  3. Leite, creme de leite e laticínios, exceto manteiga
  4. Café torrado, extratos, essências e concentrados de café
  5. Milho não moído, exceto milho doce

Confira a relação completa dos produtos brasileiros vendidos para o Afeganistão na imagem a seguir:

Exportações para o Afeganistão: produtos

O país fica em uma localização geoestratégica importante que liga o Oriente Médio à Ásia Central e ao subcontinente indiano.

Os principais recursos naturais do país são: carvão mineral, cobre, minério de ferro, lítio, urânio, terra-rara, cromita, ouro, zinco, talco, barita, enxofre, chumbo, mármore, pedras preciosas e semi-preciosas, gás natural e petróleoUma curiosidade: Existem mais de 60 aeroportos no Afeganistão.

Conheça também as Importações Brasileiras do Afeganistão.

Balança comercial entre Afeganistão e Brasil

Até março de 2021, o Brasil aponta um superávit de US$ 6,6 milhões, isso significa que foram exportados mais produtos para o Afeganistão do que importados do país. Entretanto, o país asiático atualmente ocupa o 133º lugar no ranking de exportações.

Só para exemplificar, em 2020 a Balança Comercial entre os dois países nos apresentou também um superávit de US$ 37,2 milhões, valor relativamente baixo se comparado com outros países asiáticos.

Escrevemos um texto abordando a Exportação no Brasil, nele você irá conhecer os principais produtos comercializados com outros países.

Veja agora os dados completos da balança comercial de 2020 conforme imagem abaixo:

Exportações para o Afeganistão: dados

Economia do Afeganistão

Vale lembrar que um dos mais importantes setores econômicos do Afeganistão é a agricultura (principalmente a papoula, matéria-prima do ópio).

Também existe boa parte da renda tirada da criação de gado. Os principais recursos naturais do país são: carvão mineral, cobreminério de ferro, lítio, urânio, pedras semipreciosas, gás natural e petróleo.

Para saber quais são os Principais Portos da Ásia, confira nosso texto a respeito deste assunto.

Por fim, separamos alguns artigos que falam das exportações brasileiras para outros países.

Conheça nossos outros textos sobre exportações, como por exemplo:

E aí, gostou deste artigo? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback. 😉

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Resumo

leandro.sprenger

Empreendedor, Apaixonado por Tecnologia, Especialista em TI para Comércio Exterior e responsável pela criação de diversos sistemas de BI para Comex por mais de 12 anos. Co-criador da Plataforma de Ensino SimulaComex e do Sistema FComex.

🎯 Encontre Prestadores de Serviços de Comércio Exterior: Acesse o Portal de Empresas de Comex.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.