Portal Único Siscomex: Como Funciona?

Portal Único o que?

O Portal Único Siscomex é uma iniciativa de reformulação dos processos de importação, exportação e trânsito aduaneiro. Com essa reformulação, busca-se estabelecer processos mais eficientes e integrados entre todos os intervenientes públicos e privados no comércio exterior.

Da reformulação dos processos, o Programa Portal Único passa ao desenvolvimento e integração dos fluxos de informações correspondentes a eles e dos sistemas informatizados encarregados de gerenciá-los.

São órgãos responsáveis pelo projeto de reformulação do Comércio Exterior as equipes técnicas da Receita Federal do Brasil (RFB) e da Secretaria de Comércio Exterior (SECEX).

Acesso ao Portal Único Siscomex

Para acessar o Portal Único Siscomex o usuário de entrar no link: https://portalunico.siscomex.gov.br/portal/ .

Entenda o que é o Portal Siscomex, clique aqui.

Através do link descrito acima o usuário acessa o Ambiente de Produção do Portal de Comércio Exterior.

Portal Único, Módulos:

Para acesso o Portal Único de Comércio Exterior é necessário estar habilitado junto a Receita Federal e ter um Certificado Digital E-CPF.

Ambiente de Treinamento do Portal Único

O ambiente de treinamento permite aos operadores conhecer as soluções de tecnologia da informação desenvolvidas para amparar o Novo Processo de Importação e simular o funcionamento do sistema, bem como  testar a integração seus sistemas internos ao Portal Único de Comércio Exterior.

Sistema para Elaboração de DU-E

O Acesso ao ambiente de validação é https://val.portalunico.siscomex.gov.br/portal/

Apesar de se tratar de um ambiente para testes do Siscomex é necessário acessar com o Certificado Digital e estar habilitado junto à RFB.

Portanto, é altamente recomendado para validar integrações e outros testes de TI. Se o objetivo for aprender a usar o Portal Único então muita sugestão é que você conheça nossos Simuladores de Siscomex.

Simulador do Portal Único Siscomex

A Plataforma de Ensino SimulaComex é um ambiente na web criado especialmente para o usuário aprender na prática os processos de comércio exterior.

A Plataforma conta com o Módulo de Exportação, Módulo de Importação e Classificação Fiscal de Mercadorias.

O SimulaComex pode ser utilizado em Sala de Aula por Instituições de Ensino. SimulaComex é um ambiente criado especialmente para o aluno aprender na  prática a elaboração dos documentos burocráticos de Comércio Exterior.  A Plataforma conta com o Módulo de ExportaçãoMódulo de Importação e Classificação Fiscal de Mercadorias.

Cursos Online Práticos de Du-e e DUIMP

Além disso, temos o curso online sobre o Novo Processo de Importação com o Simulador de DUIMP. que tem como objetivo desenvolver competências associadas ao NOVO PROCESSO DE IMPORTAÇÃO, além de facilitar a compreensão das funcionalidades disponíveis no PORTAL ÚNICO DE COMÉRCIO EXTERIOR.

Da mesma forma, o curso online de DU-E. Desse modo, ambos cursos podem ser contratados por qualquer pessoa ou empresa.

Software para elaboração de DU-E

A elaboração da DU-E é simples pois ela foi criada com o propósito de simplificar os processos. Porém, processos com muitos é bastante trabalhoso de elaborar diretamente no Portal. Logo, um software irá te ajudar na elaboração.

Saiba que com um baixo investimento você pode ter um software de exportação! O qual te auxiliará na elaboração da Declaração Única de Exportação. Solicite uma apresentação do Sistema Fcomex da Fazcomex!

Sistema para Elaboração de DU-E

 

Sinara Bueno

Despachante Aduaneira, formada em Comércio Exterior e empreendedora. Apaixonada por criar e inovar no Comex! Trabalhou na área de importação e exportação de indústrias, consultorias de comércio exterior e, nos últimos anos, tem se dedicado aos sistemas para comex.

E-book Grátis: 7 Novidades do Novo Processo de Importação