Entenda mais sobre a automatização da DU-E

Atualizado em: por Leandro Sprenger.

No artigo de hoje vamos entender Como funciona a Automatização da DU-E. Ou seja, como integrar a Declaração Única de Exportação (DU-E) com o Portal Siscomex. Veremos as opções tanto para a elaboração do documento aduaneiro como para a consulta do mesmo.

E-book - passo a passo DU-E

Bora entender como facilitar o dia a dia do Profissional de Comércio Exterior no setor de Exportação, bem como agilizar o trabalho dos despachantes aduaneiros.

Vem conosco saber como funciona a automatização da DU-E! 😉

Como funciona a Automatização da DU-E

É possível automatizar tanto a elaboração da DU-E, como a consulta da Declaração de Exportação. Para tanto, o próprio governo possui toda a documentação e estrutura para que qualquer empresa desenvolva esta integração com o Portal Siscomex.

Logo, sua empresa pode desenvolver internamente a automatização da DU-E ou adquirir no mercado soluções prontas como a disponibilizada pela Fazcomex, com o Software Fcomex e o Extrator de dados do Siscomex.

Porque automatizar a Elaboração da Declaração Única de Exportação

Na DU-E (Declaração Única de Exportação) são preenchidos aproximadamente 36 campos e ainda são aproveitadas muitas informações da Nota Fiscal de Exportação (NF-E).

Quem opera com a DU-E no dia a dia sabe que as exportações com poucos itens podem ser feitas com muita facilidade no Portal Siscomex. Porém, quando temos processos com um pouco mais de itens, acima de 5 itens, a elaboração no Portal Único requer a repetição de uma série de informações. Essa repetição de dados por item acaba tornando o processo bastante demorado.

Logo, a automatização da Elaboração da DU-E faz todo o sentido, e gera muita produtividade e agilidade para o Despachante Aduaneiro.

Automatização da DU-E

Integração da DU-E com o Portal Único Siscomex

Para registro por tela no Portal Único, uma DU-E pode ter até 500 itens, oriundos de quantas Notas Fiscais necessárias, em qualquer combinação. Inicialmente este limite era de 99 itens, depois foi ampliado.

Já por serviço XML, o limite é 999 itens. Ou seja, se você desenvolver ou contratar um Software para Elaboração de DU-E que use o webservice do governo então o limite é 999.

Caso, seu processo de exportação tenha mais do que 999 itens, então será necessário elaborar mais de uma DU-E para este embarque. Neste caso, não há problema em ter mais de uma DU-E no mesmo conhecimento de transporte.

A escolha por essa opção de integração via WEBSERVICE do governo demanda um desenvolvimento específico na área de TI da empresa exportadora ou de quem a ela presta serviços. Ou contratação de um Software de mercado, como o Fcomex da Fazcomex.

API (Application Programming Interface) do Portal Único é baseada na tecnologia REST (Representational State Transfer). É um estilo de arquitetura que define um conjunto de restrições e propriedades baseados em HTTP. Os Web Services que obedecem ao estilo arquitetural REST fornecem interoperabilidade entre sistemas de computadores na Internet.

Como automatizar a consulta da DU-E

Também é possível automatizar a consulta da DU-E através das APIs do governo.

Aqui na Fazcomex temos o Software FComex – Módulo Extração de dados do Siscomex que é um sistema web com o qual você recupera as informações da Declaração Única de Exportação.

O Sistema de Extração de dados do Siscomex é usado para recuperação dos dados aduaneiros para fins de relatórios de apoio ao Drawback, eventuais atendimentos à fiscalizações e exigências, bem como para requerimentos junto a Receita Federal.

Este software te permitirá extrair os dados da DU-E do Portal Siscomex, mantendo as informações no banco de dados do Sistema. E então, através da geração de planilhas você poderá realizar a sua análises, validar informações da exportação, usar para Drawback, auditorias e/ ou outras necessidades.

Automatização da DU-E

Sistema de Elaboração de DU-E

Apesar da elaboração da DU-E ser um processo simplificado, requer diversos cuidados e também aumentou o detalhamento das informações a serem prestadas ao Governo.

A DU-E é elaborada através da Nota Fiscal de Exportação, fazendo que os principais dados da NF sejam migrados para a DU-E de forma automática. Mas não é tão simples assim, a Nota Fiscal poderá ter até 990 itens além de que cada DU-E pode ter diversas Notas Fiscais, tornando assim um processo com inúmeros itens.

O sistema FComex veio justamente para simplificar esses processos com muitos itens, fazendo com que os campos que são digitados repetidamente item a item, sejam reaproveitados.

O sistema FComex possui diversos recursos que facilitam o preenchimento de muitos itens, bem como cálculos inteligentes que agilizarão a elaboração e transmissão da DU-E ao Portal Siscomex.

Conheça o Sistema Fcomex da Fazcomex – Módulo DU-E.

Automatização da DU-E

O que é DU-E?

DU-E (Declaração Única de Exportação) é um documento eletrônico que contém informações de natureza aduaneira, administrativa, comercial, financeira, tributária, fiscal e logística, que caracterizam a operação de exportação dos bens por ela amparados e definem o enquadramento dessa operação; e serve de base para o despacho aduaneiro de exportação.

A elaboração da Declaração Única é realizada no Portal Siscomex.

A Declaração Única de Exportação substituiu o antigo RE (Registro de Exportação), a DE (Declaração de Exportação) e a DSE (Declaração Simplificada de Exportação) documentos anteriormente elaborados no Siscomex Exportação (Novoex). Agora que já falamos sobre a automatização da DU-E, vamos entender o que é o NPE.

Novo Processo de Exportação: o que é?

O Novo Processo de Exportação ou simplesmente NPE é baseado no documento eletrônico Declaração Única de Exportação, conhecida, pelos profissionais de Comex como DU-E. A DU-E é registrada no Portal Siscomex e integrada com a Nota fiscal de exportação.

A DU-E é formada por uma parte comum, que conta com informações que servem a todos os seus itens e informações específicas de cada item e NCM.

E aí, gostou deste artigo a automatização da DU-E, como funciona a automatização da DU-E e onde automatizar a DU-E? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback. 😉

Leandro Sprenger
Leandro Sprenger

Empreendedor, Apaixonado por Tecnologia, Especialista em TI para Comércio Exterior e responsável pela criação de diversos sistemas de BI para Comex por mais de 15 anos. Co-criador da Plataforma de Ensino SimulaComex e do Sistema FComex.

E-book - Tudo sobre a DU-E 2024