Entenda como consultar Nota Fiscal de Exportação no Portal da Nota

Atualizado em: por Leandro Sprenger.

O artigo de hoje vai abordar um assunto muito importante para quem atua na área da exportação e trabalha na emissão de documentos desta natureza. Trata-se de Como Consultar uma Nota Fiscal de Exportação no Portal da Nota

E-book - passo a passo DU-E

Portanto, se você quer saber mais sobre este assunto, pegue o seu café e continue conosco.

Vamos lá agora entender como consultar nota fiscal de exportação? 😉

Consultar Nota Fiscal de Exportação

Consultar Nota Fiscal de Exportação no Portal da Nota: entenda

Para realizar a consulta da NF-e no Portal da Nota é simples, a seguir vamos lhe mostrar os passos a serem seguidos para que este processo ocorra da forma correta.

Em primeiro lugar acesse o link do Portal da NF-e e, assim que abrir a tela inicial, clique na opção Consultar NF-e.

Após isso, irá aparecer uma tela onde você colocará a Chave de Acesso da NF-e:

Na mesma tela, também é possível obter informações referentes à emissão do documento.

👉 Nas demais abas desta tela, o exportador poderá conferir os dados referentes não somente à NF-e, mas também ao Emitente, Destinatário, Produtos e Serviços, Totais, Transporte, Cobrança e Informações
Adicionais.

Vale ressaltar que ainda nesta tela - Dados Gerais -, é possível realizar o download do documento (requer certificado digital), exibir autorização de uso, preparar a aba para impressão, preparar documento para impressão ou mesmo fazer uma nova consulta de NF-e inserindo uma nova chave de acesso.

Como preencher a Nota Fiscal de Exportação?

Dentro da Nota Fiscal de Exportação é necessário preencher algumas informações:

  • Dados da empresa emitente
  • Dados do importador (cliente)
  • Dados dos produtos
  • Quantidade correta com a unidade de medida convertida
  • Destacar o CFOP

Dados da empresa emitente, como: CNPJ, razão social, endereço completo, inscrição estadual e municipal.

Dados do importador (cliente): é necessário informar o país e seu respectivo código do país – essas informações migram automaticamente para a DU-E. Lembrando que a DU-E é integrada com a NF-e de Exportação!

Os dados dos produtos também são de extrema importância, a descrição do produto precisa ser a mais detalhada possível, em caso de Canal Laranja ou Vermelho, o fiscal da Receita Federal irá fiscalizar conforme a NCM do produto. 

👉 Confira nosso artigo sobre o Canal de Parametrização na Exportação!

A quantidade precisa estar com a unidade de medida convertida corretamente, o governo determina que nas Notas de Exportação os produtos tenham uma unidade de medida específica para tributação, isso também é de acordo com o NCM do produto. Todas essas informações aparecem também na DU-E.

É necessário destacar o CFOP, ele classifica o produto conforme o tipo de operação, tanto entrada quanto saída e a localização do destinatário. No caso de Exportação, se inicia com o número 7, apenas notas do grupo 7 podem instruir o despacho aduaneiro.

Vale destacar que, em relação aos impostos na Nota de Exportação, no Brasil há incentivos fiscais para o exportador, não há incidências de ICMS, PIS, COFINS e IPI. O exportador também consegue trabalhar com a operação de Drawback. O Drawback é um regime especial que suspende ou isenta os tributos dependendo da modalidade.

👉 Já leu o nosso artigo a respeito da Nota Fiscal Referenciada na Exportação? Então clique no link e saiba mais!

O que é DU-E?

DU-E (Declaração Única de Exportação) é um documento eletrônico que contém informações de natureza aduaneira, administrativa, comercial, financeira, tributária, fiscal e logística, que caracterizam a operação de exportação dos bens por ela amparados e definem o enquadramento da operação; e serve de base para o despacho aduaneiro de exportação.

A elaboração da Declaração Única é realizada no Portal Siscomex.

A Declaração Única de Exportação substituiu o antigo RE (Registro de Exportação), a DE (Declaração de Exportação) e a DSE (Declaração Simplificada de Exportação) documentos anteriormente elaborados no Siscomex Exportação (Novoex).

E aí, gostou deste artigo sobre como consultar a Nota Fiscal de Exportação no Portal da Nota e onde usar a Nota Fiscal de Exportação? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback. 😉

Leandro Sprenger
Leandro Sprenger

Empreendedor, Apaixonado por Tecnologia, Especialista em TI para Comércio Exterior e responsável pela criação de diversos sistemas de BI para Comex por mais de 15 anos. Co-criador da Plataforma de Ensino SimulaComex e do Sistema FComex.

E-book - Tudo sobre a DU-E 2024