Praticagem: o que é?

O artigo de hoje irá abordar um artigo de extrema importância para o Comércio Exterior, a praticagem

A praticagem pode ser definida como um serviço de assessoria aos comandantes dos navios para navegação em águas restritas, isto é, onde existem condições que dificultam a livre e segura navegação como, por exemplo, em portos, estuários e hidrovias.

Se você quer saber mais sobre a praticagem, pegue uma xícara de café e vem comigo! 😉

Praticagem saiba: mais

Praticagem: entenda sua importância

Conforme o Ministério da Infraestrutura, a praticagem é regulada pela Lei de Segurança da Navegação (9.537/1997). A atividade é baseada no conhecimento dos acidentes e pontos característicos da área onde é desenvolvida (trechos da costa, portos, estuários de rios, em baías, lagos, rios, terminais e canais onde há tráfego de navios).

Este serviço proporciona maior eficiência e segurança à navegação e garante proteção à sociedade e a preservação do meio ambiente.

Só para exemplificar, quando um navio chega ao porto, é emitido um aviso dado pelo capitão da sua chegada, para que seu agente, proprietário ou afretador adote as providências necessárias para sua atracação.

Práticos são, portanto, os “guias” ou detentores do conhecimento local, das regras, condições naturais e riscos específicos de cada região portuária. O Prático é convocado sempre que cargas e passageiros precisam transitar com segurança e de forma organizada nas chegadas e partidas.

O serviço deste profissional é de suma importância no Brasil e em qualquer parte do mundo, pois ao navegar em águas internacionais, a profundidade do oceano não causa nenhum risco a embarcação, entretanto, ao se aproximar da área costeira, o comandante de um navio em muitos casos não conhece as áreas onde o navio pode ou não navegar com segurança, então neste momento entra em ação o serviço do prático.

Prático: especialização e treinamento

O prático nos dias de hoje conta também com o auxílio de modernos equipamentos para realizar suas atividades, como GPS (sistema de posicionamento global), AIS (sistema automático de informações), cartas náuticas, etc.

Como as condições naturais de um porto são sempre únicas, cada Prático deve ser treinado e lotado em uma Zona de Praticagem específica. 

Por esse motivo, a formação do Prático de Navios engloba uma combinação de conhecimentos técnicos sobre manobra de navios nas proximidades de toda a sorte de perigos à navegação, conhecimentos sobre os elementos naturais e ainda sobre costumes locais.

Entre os principais itens utilizados na praticagem atualmente estão:

  • GPS
  • AIS
  • Cartas Náuticas
  • Comunicadores
  • Lancha (embarcação específica, reforçada para abordagem do navio em movimento)

Leia nosso artigo sobre os Tipos de Portos utilizados nas relações de comércios.

Atribuições desse processo

Essa logística inclui abastecimento de combustível do navio, alimentação para a tripulação, higienização da embarcação, entre outros. E dentro destes serviços está aquele que é considerado fundamental no sentido econômico, o serviço de prático. 

Importante ressaltar que a atividade é essencial à segurança, porque reduz a possibilidade de acidentes, que podem custar vidas. Além de reduzir danos ao meio ambiente, aos próprios navios e instalações portuárias e, ainda, prejuízos de milhões.

Foi instituído, por meio do Decreto nº 7.860, a Comissão Nacional para Assuntos de Praticagem. Com o objetivo de elaborar propostas sobre regulação de preços, abrangência das Zonas de Praticagem e medidas de aperfeiçoamento relativas a este serviço. 

Confira também nosso artigo sobre os Principais Portos do Mundo

Por fim, separamos alguns artigos relacionados com o de hoje e que falam sobre portos.

Conheça nossos outros textos sobre portos, como por exemplo:

E aí, gostou deste artigo? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback. 😉

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Resumo

O que é praticagem?

A praticagem é um serviço de assessoria aos comandantes dos navios para navegação em águas restritas.

Quais os principais itens utilizados na praticagem?

GPS, AIS, cartas náuticas, comunicadores e lancha.

Quando é necessário o serviço do prático?

O Prático é convocado sempre que cargas e passageiros precisam transitar com segurança e de forma organizada.

Sinara Bueno

Despachante Aduaneira, formada em Comércio Exterior e empreendedora. Apaixonada por criar e inovar no Comex! Trabalhou na área de importação e exportação de indústrias, consultorias de comércio exterior e, nos últimos anos, tem se dedicado aos sistemas para comex. É co-founder da Fazcomex Tecnologia para comércio exterior.

🎯 Encontre Prestadores de Serviços de Comércio Exterior: Acesse o Portal de Empresas de Comex.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.