Principais Portos da Ásia

A Ásia abriga os maiores e mais importantes portos do mundo e é sobre eles que iremos falar no nosso texto a seguir. Aqui no blog nós já falamos sobre os portos brasileiros e também dos portos que ficam localizados na Europa então vem comigo agora conhecer um pouco mais dos Portos Asiáticos.

Lista com Principais Portos da Ásia

  • Porto de Xangai, China
  • Porto de Hong Kong, China
  • Porto de Busan, Coréia do Sul
  • Porto de Yokohama, Japão
  • Porto de Tianjin, China
  • Porto de Ningbo, China
  • Porto de Vladivostok, Rússia
  • Porto Shenzhen, China
  • Porto Dubai, EAU
  • Porto Qingdao, China

Acima você pode conferir os principais portos da Ásia, e como você pode ver a maioria dos portos que aparecem na nossa lista ficam na China. Vamos agora conhecer mais detalhes destes portos.

Porto de Xangai, China

Este é até o momento o maior porto do mundo, o porto é dividido em um total de 5 terminais. O porto de Xangai movimentou 43,3 milhões de TEU em 2019, mais 3% do que no ano anterior. 2020 é um ano importante para as aspirações marítimas de Xangai. Em 2008, as autoridades determinaram que, em 2020, a cidade se tornaria um importante centro marítimo internacional e é isso que se espera neste ano. 

O porto de Xangai é uma fonte de grande atividade econômica na zona do rio Yangtze, além de elevar o status econômico de regiões como a província de Zhejiang, Jiangsu e Henan.

Porto de Hong Kong, China

Faz uso de um porto natural no Mar do Sul da China, e tem desempenhado um papel importante no avanço da província ao longo dos anos. O porto está localizado no Mar da China Meridional, é porto natural e tem sido muito importante em promover economia da cidade. É um porto dominado pelo comércio de produtos manufaturados em contêineres e, em menor grau, de matérias-primas e passageiros.

Porto de Busan, Coréia do Sul

Maior porto da Coréia do Sul, em sua segunda maior cidade. É um importante porto de ligação comercial entre o Oceano Pacífico e os países pertencentes à Eurásia. Está situado na foz do rio Nakdong, de frente para a ilha de Tsushima, no Japão.

Porto de Yokohama, Japão

O porto de Yokohama é operado pela Agência de Portos e Portos da cidade de Yokohama no Japão. Ele é considerado um dos melhores portos do mundo, tem uma arquitetura admirável, o porto é um ponto turístico da cidade.

Porto de Tianjin, China

Atualmente, ele está conectado com mais de 400 portos, em cerca de 200 países. O porto de Tianjin é o terceiro maior porto da China e o único porto de grande porte na região norte do país. Possui impressionantes 121 km² de extensão, com mais de 31,9 km de cais e cerca de 150 berços de atracação. Passaram pelo porto cerca de 500 milhões de toneladas de carga e 4,9 milhões de TEUs em 2016. 

Porto de Ningbo, China

 É um porto com status administrativo, este é um dos portos mais movimentados da China. De acordo com o Porto de Ningbo-Zhoushan, o novo terminal de contentores de Meishan projetado para 2020 possuirá, uma vez concluídas todas as obras, dez cais, com uma capacidade máxima de movimentação total de 10 milhões de TEU.

Porto de Vladivostok, Rússia

É a maior cidade portuária da Rússia no oceano Pacífico, e o centro administrativo do Krai de Primorsky, pertencente ao Distrito Federal do Extremo Oriente. Situa-se na entrada da Baía do Chifre de Ouro, no fim da península Muravyov-Amursky e às margens do mar do Japão, a uma curta distância da fronteira da Rússia com a China e a Coreia do Norte. É o porto onde está estacionada a Frota Russa do Pacífico.

Porto Shenzhen, China

Está localizado na região sul do Delta do Rio das Pérolas, na província de Guangdong. É uma das hinterlândias econômicas para Hong Kong em relação ao comércio com o continente asiático. É um dos portos mais importantes quando falamos de comércio internacional.

Porto Dubai, EAU

É o porto comercial da cidade de Dubai, no emirado de Dubai. O porto tem como alvo elevar a eficiência da cadeia de prestação de serviços aos clientes por gerir as suas cargas contentorizada, granel e outras. Tem uma transparência excelente na prestação de serviços.

Porto Qingdao, China

O porto se conecta com mais de 450 portos em mais de 130 países. Localizado na frente do Japão e Coréia do Sul, as duas principais nações de construção de navios. A produção do porto de Qingdao em 2016 atingiu 500,36 milhões de toneladas.

Em 2017 o porto chinês de Qingdao, o sétimo maior do mundo no que à movimentação de contentores diz respeito, foi o primeiro porto asiático a contar com um terminal totalmente automatizado.

E aí, gostou deste artigo? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro das novidades do comércio exterior. 😉

Resumo

Sinara Bueno

Despachante Aduaneira, formada em Comércio Exterior e empreendedora. Apaixonada por criar e inovar no Comex! Trabalhou na área de importação e exportação de indústrias, consultorias de comércio exterior e, nos últimos anos, tem se dedicado aos sistemas para comex. É co-founder da Fazcomex Tecnologia para comércio exterior.