Principais produtos exportados pela Bahia

Aqui no blog a gente tem vários artigos sobre importação e exportação de produtos por estados brasileiros. Hoje vamos falar sobre os principais produtos exportados pela Bahia, estado que está na lista dos Principais Estados Exportadores do Brasil. 

Então vem comigo e vamos saber mais sobre as exportações da Bahia. 

Fonte: ComexVis – Dados de Janeiro a Outubro de 2019.

Principais Produtos Exportados pela Bahia

  1. Soja;
  2. Celulose;
  3. Óleos combustíveis;
  4. Algodão em bruto;
  5. Demais produtos manufaturados;
  6. Cobre;
  7. Automóveis de passageiros;
  8. Catodos de cobre;
  9. Demais produtos semimanufaturados; e 
  10. Farelos e resíduos da extração do óleo de soja.

 

Vou agora falar de cada um destes itens:

01) Soja

A soja aparece em primeiro lugar nas exportações do estado Baiano. Com uma média de 56 sacas por hectare, foi registrada uma produção total de 5,3 milhões de toneladas do grão, que é, atualmente, o maior produto de exportação do estado segundo estudo de dados feito pelo G1. Os resultados da safra foram divulgados pela associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba).

02) Celulose

A celulose vem na 2ª colocação e representa 14% do total das exportações do estado da Bahia. A celulose é um carboidrato do tipo polissacarídeo abundante nos vegetais e por isso, comum na natureza. Ela consiste até 50% da composição da madeira.

03) Óleos combustíveis

Aqui inclui-se todos os tipos de óleos combustíveis, entre eles está o óleo diesel que é o mais utilizado, os óleos combustíveis vem com uma representação de 9,1% das exportações totais de BH.

04) Algodão em bruto

A safra de algodão cresceu em torno de 17% em comparação ao ano de 2018 e até setembro de 2019 estava representando a marca de 5,6% do total das exportações baianas.

05) Demais produtos manufaturados

Eles aparecem na maioria dos artigos sobre exportação aqui no blog, por serem aqueles produtos feitos em uma quantidade relativamente grande e de uma forma bastante padronizada. Corresponde até o momento cerca de 5,0% do total de produtos exportados pela Bahia no ano de 2019.

06) Cobre

O cobre é um dos mais antigos metais conhecidos da história humana. De cor laranja avermelhada, é dúctil, maleável e excelente condutor de calor e eletricidade. O cobre e suas ligas são amplamente utilizados para fiação elétrica, máquinas, componentes eletrônicos, materiais estruturais, utensílios de cozinha, talheres, moedas, instrumentos musicais e esculturas.

Além disso, como o cobre é um material biostático, superfícies de cobre e maçanetas são usadas em hospitais para prevenir a transferência de germes, e o sulfato de cobre é usado como fungicida. Representa 4,6 das exportações do estado.

07) Automóveis de passageiros

Relembrando o que já foi visto em outros artigos aqui do blog, automóveis de passageiros são aqueles com espaço para até 7 pessoas. Correspondem até o momento cerca de 4,3% das exportações.

08) Catodos de cobre

O catodo de cobre é uma forma de cobre que tem uma pureza de 99,95%. A fim de remover as impurezas a partir de minérios de cobre, ela sofre dois processos: fundição e eletrolítica. O cobre quase puro resultante é um excelente condutor e é frequentemente utilizado na fiação elétrica. Corresponde a basicamente 4,0% das exportações da Bahia.

09) Demais produtos semimanufaturados 

Representam 3,8% das exportações. São produtos em parte industrializados, ou seja, que precisam passar por outras fases de processamento até chegar a sua forma final. 

10) Farelos e resíduos da extração do óleo de soja.

São na maioria das vezes utilizados como alimento para animais. No ano de 2018 tinha uma participação de 4,7% nas exportações baianas, porém acabou caindo consideravelmente e hoje representa em torno de 3,5%

Economia da Bahia

A economia do Estado da Bahia é diversificada, com atuação nas atividades da agropecuária, indústria, mineração, turismo e serviços, todas essas respondem por 36% de todo Produto Interno Bruto (PIB) da região nordeste.

Na agropecuária a Bahia se destaca em âmbito nacional como produtor de cacau, sisal, mamona, feijão e mandioca. Nas proximidades de Ilhéus encontram-se condições favoráveis para a produção de cacau, além de apresentar significativa produção de milho e cana-de-açúcar. Na pecuária possui grande destaque nacional, ocupando o sexto lugar no Brasil, os caprinos detêm um dos maiores rebanhos do país. Recentemente o Estado vem se despontando como um importante produtor de soja. No setor industrial atua especialmente no setor químico, petroquímico, agroindústria, informática, automobilística e peças.

Na atividade extrativista, mais precisamente na extração mineral, o Estado desenvolve grande potencial na exploração de petróleo, além do ouro, cobre, magnesita, cromita, sal-gema, barita, manganês, chumbo e talco.

Uma atividade econômica desenvolvida no estado da Bahia de grande destaque é o turismo, uma vez que o Estado possui enormes possibilidades como passeios urbanos ou em lugares naturais como praias, ilhas, chapadas entre outras. Somente essa atividade emprega pelo menos 88 mil pessoas de forma direta. A prestação de serviços é um ramo que cresce cada vez mais no Estado e ocupa grande importância na sua economia.

Agora vamos conhecer os principais produtos exportados pela Bahia até outubro de 2019 segundo dados coletados no site ComexVis.

Balança Comercial da Bahia

A Balança comercial da Bahia teve saldo de superávit de 656,34 milhões entre janeiro e outubro deste ano.

E aí, gostou deste artigo? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro das novidades do comércio exterior. 😉

Sinara Bueno

Despachante Aduaneira, formada em Comércio Exterior e empreendedora. Apaixonada por criar e inovar no Comex! Trabalhou na área de importação e exportação de indústrias, consultorias de comércio exterior e, nos últimos anos, tem se dedicado aos sistemas para comex.

E-book Grátis: Tudo Sobre a DU-E com NF-e de CFOP 7501