Principais Produtos Exportados pelo Paraná

Hoje vamos falar sobre as Exportações do estado do Paraná e descobrir quais são os principais produtos exportados pelo Paraná durante este ano de 2019. 

De acordo com o conceito do MDIC de forma resumida, a exportação é basicamente a saída da mercadoria do território aduaneiro, decorrente de um contrato de compra e venda internacional. A empresa que exporta adquire vantagens em relação aos concorrentes internos, pois diversifica mercados, aproveita melhor sua capacidade instalada, aprimora a qualidade do produto vendido, incorpora tecnologia, aumenta sua rentabilidade e reduz custos operacionais. A atividade de exportar pressupõe uma boa postura profissional, conhecimento das normas e versatilidade.

O Paraná está na Lista dos Estados que mais Exportam e na Lista dos Estados que mais Importam.

O que eu vou mostrar para você no artigo de hoje:

  • Principais produtos exportados pelo Paraná;
  • Detalhes de cada um;
  • Economia do estado; e
  • Balança Comercial do Paraná.

 

Fonte: ComexVis – Dados de Janeiro a Novembro 2019.

Lista de principais produtos exportados pelo Paraná

  1. Soja;
  2. Carne de frango;
  3. Farelos e resíduos da extração do óleo de soja;
  4. Milhos em grãos;
  5. Celulose;
  6. Automóveis de passageiros;
  7. Açúcar de cana;
  8. Veículos de carga;
  9. Demais produtos manufaturados; e
  10. Madeira compensada ou contraplacada e semelhantes.

 

Vou agora falar de cada um destes produtos e sua participação nas exportações brasileiras, então vem comigo 😉

1) Soja

A soja vem na primeira colocação nas exportações do Paraná, representando de forma resumida 20% do total. No ano de 2018 fechou correspondendo a 26% com isso podemos ver uma queda na comparação entre os dois anos.

2) Carne de frango

Na nossa segunda colocação vem a carne de frango seja ela congelada, fresca ou resfriada, o Paraná é o estado brasileiro que mais exporta frango para países como a China, só nos oito primeiros meses de 2019, o Estado embarcou U$$ 371,5 milhões, o que corresponde a 14% a mais da receita obtida nos 12 meses de 2018. Representa até o então momento 15% do total das exportações paranaenses.

3) Farelos e resíduos da extração do óleo de soja

É produzido a partir da moagem de flocos de soja descascada e desengordurada. O farelo de soja possui aproximadamente de 42 a 50% de proteína em peso seco. Corresponde até então a 7,6% das exportações do estado do Paraná.

4) Milho

A exportação do milho em 2019 teve grande destaque no país e portanto, no estado do Paraná não poderia ser diferente, por aqui ele ficou na nossa quarta colocação, representando até o momento cerca de 4,9% das exportações do estado.

5) Celulose

A celulose começou o ano de 2019 na segunda colocação como produtos mais exportados pelo Paraná, porém acabou caindo então para a quinta colocação no decorrer deste ano com uma representatividade de 3,8%.

6) Automóveis passageiros

Automóveis passageiros aparecem em alguns outros artigos aqui do blog e nas exportações do Paraná não seria diferente, corresponde no ano de 2019 a 3,7% das exportações.

7) Açúcar de cana

O Brasil é o maior produtor de cana de açúcar do mundo.

No centro-sul, a colheita é feita com máquinas, sem queimadas, em 97% das áreas. E no Paraná tem então uma representatividade de mais ou menos 3,4% das exportações totais no ano de 2019.

8) Veículos de carga

Os veículos de carga representam todavia 2,8% das exportações do Paraná, apresentou um aumento se comparado ao ano anterior quando representava apenas 2,3% das exportações do estado.

9) Demais produtos manufaturados

Já falei deles em alguns artigos por aqui, mas relembrando eles são aqueles produtos feitos de forma padronizada e em uma grande quantidade, pelo estado paranaense representa 2,4% das exportações.

10) Madeira compensada ou contraplacada e semelhantes

A madeira vem então na nossa última colocação aqui na lista, ela representa de forma resumida 2,3% das exportações totais do Paraná.

 

Economia do estado do Paraná

As atividades econômicas do Estado do Paraná são bastante variadas, por causa disso esse consegue se enquadrar entre os Estados de melhores economias, ou seja, os mais ricos. A economia paranaense está alicerçada na agricultura, pecuária, mineração, extrativismo vegetal e indústria.

Informações da economia do Paraná

Participação no PIB nacional: 6,2%.

Composição do PIB estadual:

  • Agropecuário: 18,4%.
  • Indústria: 40%.
  • Prestação de serviços: 41,6%.
  • Volume de exportação: 10 bilhões de dólares.

Balança Comercial do Paraná

A balança comercial paranaense fechou então até novembro de 2019 com superávit de 3.085,37 milhões. O estado acompanhou, de forma pouco mais acentuada, a tendência nacional de redução então na atividade de Comércio Exterior.

E aí, gostou deste artigo? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro das novidades do comércio exterior.  😉

 

Sinara Bueno

Despachante Aduaneira, formada em Comércio Exterior e empreendedora. Apaixonada por criar e inovar no Comex! Trabalhou na área de importação e exportação de indústrias, consultorias de comércio exterior e, nos últimos anos, tem se dedicado aos sistemas para comex.

E-book: Guia da Declaração Única de Exportação (DU-E)