Principais produtos exportados por São Paulo

Nós já vimos em outro artigo aqui do blog quais principais produtos exportados pelo Brasil, mas hoje vamos falar de um estado em específico.

Você já deve imaginar que São Paulo é o estado que mais exporta produtos no Brasil, ele é o estado que vem na liderança no ranking de estados que mais exportam no nosso país. Mas você sabe quais os principais produtos exportados por São Paulo? Nesse artigo vou trazer a lista dos 10 principais itens de exportação. 

O que você verá hoje:

  • Principais produtos exportados por São Paulo; 
  • Posicionamento de cada produto; 
  • Exportações por São Paulo;
  • O que é a exportação.

Lista dos principais produtos exportados pelo Estado de São Paulo

  1. Óleos brutos de petróleo;
  2. Demais produtos manufaturados;
  3. Aviões;
  4. Açúcar de cana em bruto;
  5. Máquinas e aparelhos para terraplanagem, perfuração, etc;
  6. Soja mesmo triturada;
  7. Automóveis de passageiros;
  8. Suco de laranja não congelado;
  9. Motores para veículos, automóveis e suas partes;
  10. Partes e peças para automóveis e tratores.

Fonte: MDIC

 

A seguir vou explicar cada um dos itens que aparecem nesta lista:

1) Óleos brutos de petróleo

Óleos brutos de petróleo foram um dos principais produtos exportados por São Paulo de Janeiro a Setembro de 2019, respondendo por 7,8% do valor total de exportação do estado, aparecendo assim na primeira colocação.

2) Demais produtos manufaturados

Como já vimos em alguns artigos aqui no blog, como no artigo sobre principais produtos importados, os produtos manufaturados são aqueles produzidos em grande quantidade e que são básicos e que são produzidos de uma forma bastante padronizada. No estado de São Paulo, os produtos manufaturados vem em primeiro lugar nas exportações, representando 5,9% do total das exportações.

3) Aviões

As exportações de aviões vem em segundo lugar no estado de São Paulo. Teve uma queda relativamente considerável, pois na mesma época do ano passado aparecia no primeiro lugar e com o passar deste ano teve algumas oscilações que o colocou representando 5,7% das exportações totais.

4) Açúcar de cana em bruto

O açúcar de cana em bruto é um produto intermediário não refinado que ainda contém melaço e, portanto, é marrom. Devido a presença do melaço, o gosto do açúcar é mais encorpado. Ele representa 5,4% do total de exportações pelo estado de São Paulo.

5) Máquinas e aparelhos para terraplanagem, perfuração, etc

Representa 4,6% do total de exportações do estado de São Paulo. No ano de 2018 estava na segunda colocação, mas teve uma queda em comparação considerável já que demais produtos manufaturados subiram algumas posições.

6) Soja mesmo triturada

De acordo com o Secretaria Especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais, a soja mesmo triturada está na sexta posição no ranking de principais produtos exportados por São Paulo, correspondendo a 3,1% do total de exportação.

7) Automóveis de passageiros

São automóveis de porte pequeno com capacidade para até 7 pessoas. Teve uma variação negativa de -32,4% com relação ao ano anterior, caindo assim para a quarta colocação correspondendo a 3,1% do total de exportações pelo estado.

8) Suco de laranja não congelado

Sucos representam 2,3% das exportações de São Paulo, subindo de colocação com relação ao ano de 2018 que representava apenas 1,5% das operações, ainda que tenha subido com relação ao ano anterior teve uma variação negativa de Janeiro até  Maio.

9) Motores para veículos, automóveis e suas partes

São Paulo possui algumas empresas especializadas na produção de motores para veículos, automóveis e suas partes, fazendo assim com que a exportação dos mesmos seja considerável, configura 2,3% das operações.

10)  Partes e peças para automóveis e tratores

Assim como o anterior (motores para veículos, automóveis e suas partes) representa também 2,3% das exportações por São Paulo que tem algumas empresas especializadas em produzir partes e peças para automóveis e tratores. 

Exportação por São Paulo

Como você já deve imaginar São Paulo é o estado que mais exporta no Brasil, apenas no ano de 2018 exportou US$ 52,3 bilhões, representando 21,8% das exportações brasileiras, o equivalente a 40,1% desse valor foi gerado por 15 produtos, entre os quais açúcares (de cana e sacarose), aviões, automóveis, álcool, carnes desossadas de bovino, suco de laranja, etc.

Do total de produtos exportados, 22% são destinados aos Estados Unidos, 11% para a China, 8,9% para a Argentina, etc.

O que é a exportação?

Podemos dizer que uma exportação é um bem ou serviço que é enviado para outra parte do mundo com fins comerciais. O envio pode ser realizado por diversos modos de transporte. Exportação pode se tratar apenas de serviços sem a necessidade de algo físico.

E aí, gostou deste artigo? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro das novidades do comércio exterior.   😉

Sinara Bueno

Despachante Aduaneira, formada em Comércio Exterior e empreendedora. Apaixonada por criar e inovar no Comex! Trabalhou na área de importação e exportação de indústrias, consultorias de comércio exterior e, nos últimos anos, tem se dedicado aos sistemas para comex.

E-book: Guia da Declaração Única de Exportação (DU-E)