Radar: Cadastro do Despachante Aduaneiro

Radar: Cadastro do Despachante Aduaneiro

O Radar Siscomex (Registro e Rastreamento da Atuação dos Intervenientes Aduaneiros) é o primeiro passo para quem deseja operar com comércio exterior. Após estar habilitado junto a Receita Federal do Brasil, o exportador e/ou importadora deverá realizar o Cadastro do Despachante Aduaneiro no Radar.

Para que o Despachante Aduaneiro possa representar um exportador e / ou importador faz-se necessário que o Dirigente da Empresa realize o procedimento de Cadastro.

Recentemente este procedimento foi simplificado e passou a ser realizado dentro do Portal Único Siscomex.

Assim sendo, o usuário deverá acessar o novo Módulo Cadastro de Intervenientes, no qual ocorre a habilitação dos intervenientes a operar no SISCOMEX (Sistema Integrado de Comércio Exterior).

Passo a Passo do Cadastro do Despachante Aduaneiro

  1. Acesse o endereço: http://portal.siscomex.gov.br/
  2. Acesse o Portal Único Siscomex, conforme imagem abaixo:

Você será direcionado para o endereço: https://portalunico.siscomex.gov.br/portal/ ou seja a tela principal de acesso ao Portal Único.

Dessa forma, é necessário acessar com o certificado digital do dirigente da empresa.

Logo após, acesse o Módulo Cadastro de Intervenientes conforme imagem abaixo.

A fim de vincular o Despachante Aduaneiro em seu Radar acesse o Menu Representação, depois “Representação por Despachante”, em seguida “Incluir”. Para exemplificar:

Basta preencher as informações abaixo. Nos Dados do Representado você informa o CNPJ da empresa exportadora/importadora; ou se for comércio em nome de Pessoa Física então informe o CPF. Atenção para não preencher nada errado aqui. 😉

Vale lembrar que você poderá ter vários despachantes aduaneiros vinculados.

Portanto, com este processo finalizado o despachante poderá representá-lo junto as autoridades aduaneiras e sistemas de comércio exterior. Assim sendo, o despachante aduaneiro agora poderá registrar DU-E, DUIMP e outros documentos eletrônicos em nome de sua empresa.

Problemas Comuns no Cadastro do Despachante Aduaneiro

Com frequência aqui na FazComex acompanhamos alguns problemas com o Radar.

Às vezes somos notificados de que o exportador fez o cadastro do despachante no radar; porém o respectivo CNPJ ainda não está aparecendo da DU-E (Declaração Única de Exportação) isso ocorre porque há um delay entre os dois módulos do Portal Único. Logo, basta aguardar alguns minutos para que tudo seja resolvido automaticamente.

 

Agora, caso, este problema ocorra por muitas horas, é possível que algo tenha sido cadastrado incorretamente; nesta situação muitas vezes é erro no CNPJ da empresa. Com muita frequência o cadastrador, informa seu próprio CPF ao invés do CNPJ do exportador.

O que é Cadastro de Intervenientes?

Cadastro de Intervenientes é um módulo do Portal Único de Comércio Exterior. Neste módulo o exportador e/ou importador vincula intervenientes a fim destes operarem em seu nome, representando-o no Siscomex.

Está habilitação de Interveniente pode ser as seguintes representações:

  1. Dirigente Funcionário
  2. Despachante Aduaneiro
  3. Mandatário
  4. Terceiro

Para ilustrar segue opções de Menu:

Sinara Bueno

Despachante Aduaneira, formada em Comércio Exterior e empreendedora. Apaixonada por criar e inovar no Comex! Trabalhou na área de importação e exportação de indústrias, consultorias de comércio exterior e, nos últimos anos, tem se dedicado aos sistemas para comex.

Solicite uma Apresentação do Sistema de DU-E FCOMEX