SOFTWARE DE DUIMP | Conheça as vantagens dessa ferramenta

Atualizado em: por Sinara Bueno.

Você já deve ter ouvido falar em DUIMP, certo? DUIMP é a sigla para Declaração Única de Importação. Esse documento eletrônico reúne informações de natureza aduaneira, administrativa, comercial, financeira, tributária e fiscal pertinentes ao controle das importações pelos órgãos competentes da Administração Pública brasileira. O assunto do artigo de hoje será sobre as vantagens do Software de DUIMP.

Academy: Por dentro do Novo Processo de Importação

Quer saber mais sobre a importância do Software de DUIMP para o Comércio Exterior? Então pegue seu café e venha comigo! 😉

DUIMP

Software de DUIMP: conheça

Software de DUIMP: início dos sistemas digitais no comex

Com o advento dos computadores pessoais e o início da sua popularização, o Brasil decidiu informatizar o comex no país. A iniciativa começou com a exportação e deu origem ao Siscomex Export, lançado em 1993 em uma plataforma de tecnologia onde os documentos eram preenchidos diretamente no sistema. 

Pouco tempo depois, o governo brasileiro lançou o Siscomex Import. Na época, o controle das importações brasileiras eram todas no papel. O importador preenchia diversos formulários e suas cópias em cores diferentes por meio de seu representante legal (funcionário ou despachante aduaneiro), que é o número de um documento de importação. 

Levando em consideração toda a experiência acumulada no Siscomex Export, os técnicos do governo decidiram fazer algo completamente diferente no Siscomex Import. Para isso, construíram um sistema onde a operação (preenchimento da tela) fosse realizada offline e somente após o preenchimento do formulário (LI, DI, etc.) ele seria enviado ao sistema. 

Após esse período surgiu o Siscomex Importação Web, que também foi substituído logo adiante pelo Portal Único e DUIMP.

Conforme planejamento divulgado em fevereiro 2021, já está permitido o registro da DUIMP para importadores não OEA. Confira a nova versão da DUIMP lançada em julho de 2021. Veja a seguir o software de DUIMP FComex.

Softwares de DUIMP Sistemas da Fazcomex

Nós da Fazcomex desenvolvemos o Sistema FComex – Módulo: Catálogo de Produtos (Portal Siscomex – importação). Esse sistema foi criado para facilitar o processo de Gestão do Catálogo de Produtos junto ao Portal Único Siscomex. Com ele você irá gerenciar os Operadores Estrangeiros e os Produtos Importados, de uma forma fácil e simples, possibilitando a integração com qualquer arquivo que você tenha com os dados a serem cadastrados.

Além disso, o sistema é totalmente web, podendo ser acessado de qualquer lugar. Ou seja, necessitando apenas um computador com acesso a internet.

O sistema faz críticas dos dados informados, antes mesmo de você enviar ao Portal Único Siscomex, possibilitando assim uma análise mais crítica da sua base de dados atual.

Com a substituição da DI (Declaração de Importação) pela DUIMP (nova Declaração Única de Importação) passa a ser obrigatório também o uso do Módulo Catálogo de Produtos do Portal Único Siscomex.

DUIMP

Software de DUIMP: benefícios

Software de DUIMP: Sistema FComex – Módulo: Importação

Em breve iremos lançar o Sistema FComex – Módulo: Importação. Ao utilizar o Software de DUIMP, o importador verá uma mudança significativa em diversos aspectos, são eles:

  1. Custo benefício
  2. Integração
  3. Fácil utilização
  4. Agilidade
  5. Controle do processo

Embora já se tenha conhecimento sobre a DUIMP, nem todos os softwares de Comércio Exterior estão capacitados para o lançamento da Declaração de Única de Importação. E assim trazer todas as alterações necessárias. 

Sendo assim, além de um software completo e robusto, o correto é possuir um sistema de comércio exterior que esteja apto para receber a DUIMP. Sem que isso seja um problema para a sua empresa.

Um bom software de DUIMP é fundamentalmente a espinha dorsal de qualquer negócio da área do comex hoje em dia. Portanto, o software da Fazcomex foi pensado e criado para ser exatamente o que um software de Comércio Exterior precisa ser: um facilitador para os negócios!

Conheça nossos outros softwares

Por fim, conheça nossos outros softwares para o comex, são eles:

  • Sistema FComex – Módulo: Elaboração de DU-E
  • Sistema Fcomex - Módulo: Extração de dados do Siscomex

Conheça o Sistema Fcomex desenvolvido pela Fazcomexclique aqui e solicite apresentação!

E aí, gostou deste artigo sobre o software de DUIMP, como funciona o software de DUIMP e quais são bons softwares de DUIMP? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback. 😉

Sinara Bueno
Sinara Bueno

Despachante Aduaneira, formada em Comércio Exterior e empreendedora. Apaixonada por criar e inovar no Comex! Trabalhou na área de importação e exportação de indústrias, consultorias de comércio exterior e, nos últimos anos, tem se dedicado aos sistemas para comex. É co-founder da Fazcomex

Mini Curso - Por dentro do Novo Processo de Importação