No artigo de hoje, nós vamos conhecer os maiores aviões cargueiros do mundo. Os aviões de carga são aeronaves projetadas exclusivamente para transporte de mercadorias, ou, aeronaves comerciais convertidas para transportar carga.
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Vamos lá agora saber mais sobre os maiores aviões cargueiros do mundo? 😉
Atualmente, em um mundo onde as empresas e o mercado demandam tudo com muita agilidade, o transporte de cargas aéreas tornou-se o modal capaz de otimizar o tempo de deslocamento e garantir ganhos de competitividade a seus usuários.
Você já parou para pensar qual é o maior avião de carga do mundo? A indústria aeronáutica procura se superar cada vez mais, desenvolvendo aeronaves capazes de transportar grandes quantidades ou grandes dimensões, projetando máquinas impressionantes. Veja a seguir os maiores aviões de carga do mundo:
Existem outros modelos que merecem destaque, como o avião Antonov-225 Myria. “Myria”, em ucraniano significa sonho. E um desses sonhos da Ucrânia foi destruído. O Antonov-225 Myria, o maior avião de carga do mundo, de fabricação ucraniana, foi queimado em um ataque russo ao aeroporto Hostomel, perto de Kiev.
Por que ele era especial? Era uma edição única fabricada pela Antonov Design Bureau, quando o país ainda era República da União Soviética, nos anos 1980.
O avião comportava, com facilidade, mais de 1.500 pessoas. Sua capacidade de carga era de 250 toneladas. Para se ter uma ideia, aeronaves de alta capacidade da Boeing, como o 747-8 Intercontinental e o 747-8 Freighter, têm capacidade estrutural máxima para cargas de 151,8 toneladas.
O An-124 Ruslan já foi considerado o segundo maior avião cargueiro do mundo, perdendo apenas para o seu irmão mais novo An-225 Mriya, que foi destruído na guerra entre Rússia e Ucrânia (2022).
O avião foi construído na Ucrânia e teve seu primeiro voo em 24 de dezembro de 1982. Ele foi projetado especificamente para o transporte de cargas pesadas e, inicialmente, tinha o objetivo de transportar cargas militares.
Este gigante da aviação impressiona com as suas características:
Comprimento: 69,10 m
Altura: 21,08 m
Envergadura da asa: 73,30 m
Área da asa: 2.628 m
Velocidade de cruzeiro (km/h): 800-850
Alcance operacional (km): 15700
Teto operacional (m): 11600
Veja abaixo uma imagem do avião cargueiro Antonov An-124 Ruslan:
Agora vamos conhecer a história do Antonov.
A história do Antonov
A companhia leva o nome de Oleg Antonov, projetista dos aviões An-2, An-22, An-24 e outros aviões lendários. Constituída logo após a Segunda Guerra Mundial, no início da Guerra Fria, suas unidades de produção foram divididas em várias partes da então URSS, a fim de minimizar o risco de afetar a produção em caso de novos conflitos.
Como resultado desta política, os aviões Antonov são construídos em várias indústrias aeroespaciais, localizadas em Kharkiv (Ucrânia), Novosibirsk (Rússia) e Tashkent (Uzbequistão).
Avião Beluga XL
O avião Beluga XL, da Airbus, é uma versão melhorada do seu irmão mais velho, Beluga (o Airbus A300-600ST), criado para transportar componentes de aeronaves em fase de construção da Airbus. Em formato de baleia cuja a espécie tem seu nome, o Beluga XL possui 30% mais capacidade do que o primeiro Beluga. O novo avião é derivado da família A330 e possui 18 metros de altura, 63 metros de comprimento, fuselagem de 8,8 metros de diâmetro e carga útil máxima de 51 toneladas.
Veja abaixo uma imagem do avião de carga Beluga XL:
A seguir, vamos conhecer os tipos de aviões cargueiros.
Embora tenham sido desenvolvidos com o passar do tempo muitos aviões de carga de uso exclusivo da aviação civil, existe uma enorme contribuição tecnológica da engenharia militar.
Grandes símbolos da aviação de carga surgiram desses projetos, como o C- 130 Hércules, o Lockheed C-5 Galaxy e o gigante Antonov 225 Mriya, destruído durante os ataques russos à Ucrânia em 2022.
Mas existem diferentes tipos de aviões de carga. Confira abaixo os principais:
Aviões comerciais convertidos em cargueiros;
Aviões de uso exclusivo para carga civil;
Aviões de carga militar;
Aviões de carga não-tripulado.
A maior parte dos aviões de carga utilizados atualmente são aeronaves que originalmente foram usadas para voos comerciais. A grande diferença entre esses aviões e os construídos de forma exclusiva para carga é o projeto de construção.
Os primeiros aviões utilizados para transportar carga surgiram ainda na década de 1910, e realizavam o serviço de courier internacional. Ou seja, a aviação cargueira teve início com o serviço de correio aéreo.
Isso porque, os primeiros aviões não foram projetados para transportar materiais mais pesados, o que só começou a ser feito na década seguinte.
No início da década de 1920, no Reino Unido, a necessidade de um transporte mais rápido e eficaz para transportar material tático e tropas.
Nessa época, a Real Força Aérea Britânica contou com desenvolvimento dos aviões Vickers, primeiras aeronaves dedicadas a esse tipo de deslocamento.
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O comércio exterior é a troca de bens e serviços através de fronteiras internacionais ou territórios. Na maioria dos países, ele representa uma grande porcentagem do PIB.