Drawback Suspensão Saving Realizado: Saiba o que é

Atualizado em: por Sinara Bueno.

No artigo de hoje nós vamos falar sobre o Saving realizado, uma parte fundamental dentro do processo do Drawback Suspensão e do Ato concessório.

Academy: Drawback na prática

Você sabe como funciona esta etapa? Caso ainda não, continue conosco no texto de hoje e pegue o seu café!

Veja os seguintes tópicos neste artigo relacionados ao Drawback Suspensão Saving realizado:

    • Drawback Suspensão Saving Realizado: O que é?
    • Como funciona o Drawback Integrado Suspensão?
    • Fluxograma de Drawback Suspensão
    • Ato Concessório de Drawback Suspensão
    • Sistema FComex Módulo Drawback
    • O que é Drawback?

    Vamos lá saber mais sobre o Saving realizado no Drawback Suspensão? 😉


    Drawback Suspensão Saving Realizado: O que é?

    O Saving no Drawback Suspensão trata-se da economia que você terá do Ato Concessório. Nesse caso, como se refere ao Saving realizado, a economia no processo do Ato Concessório já irá constar na tela do sistema, mostrando justamente os valores que não foram gastos neste processo. A modalidade suspensão consiste na suspensão de tributos incidentes sobre a aquisição, no mercado interno ou via importação, de mercadorias para emprego ou consumo na industrialização de produto a ser exportado. 

    Na modalidade do Drawback Suspensão, que é a mais utilizada no Brasil, a empresa beneficiária assume o compromisso de exportar os bens produzidos a partir dos insumos adquiridos ao amparo do regime, nas condições e prazos definidos na legislação.

    Como funciona o Drawback Integrado Suspensão?

    O Drawback Suspensão é um estímulo à exportação, pois ele visa suspender os impostos que incidem sobre as aquisições de matérias primas ou insumos. Ele também pode ser aplicado no caso de reparos, criação, cultivo ou atividade extrativista do produto a ser exportado. Com essa desoneração da parte tributária, o custo de aquisição de matérias primas e insumos fica mais atraente, assim como os custos para fabricação, o que faz com que o produto passe a ter um preço competitivo.

    Vale ressaltar que o Drawback Suspensão se refere a operações futuras, que ainda serão realizadas.

    👉 Confira o nosso passo a passo de como Acessar o Drawback Suspensão!

    Fluxograma de Drawback Suspensão

    Para exemplificar, veja abaixo o fluxograma da modalidade Suspensão Integrado:

     Drawback

    Para exemplificar, veja a tela do Sistema:

    Drawback


    Ato Concessório de Drawback Suspensão

    O Drawback Suspensão é a modalidade mais utilizada pelas empresas, por ser considerado menos complexo e por conceder a suspensão dos impostos já na importação subsequente ao Ato Concessório. O benefício é estipulado a partir de uma previsão de exportação, sendo recomendado para empresas que possuem operações mais uniformes e ciclos de venda previsíveis.

    Tal modalidade, no entanto, requer um controle constante para prevenir situações de risco. 

    Mesmo uma empresa organizada está sujeita a contratempos externos, portanto é fundamental realizar uma boa gestão fiscal e tributária a fim de antecipar riscos e efetuar alterações se necessário.   

    A consulta do Ato Concessório de Drawback Suspensão é feita no Sistema Drawback Eletrônico, implantado desde novembro de 2001 em módulo específico do SISCOMEX, veja neste link.


    Sistema FComex Módulo Drawback

    O Software FComex – Módulo Gestão de Drawback é um sistema web com o qual você cria e gerencia os seus Atos Concessórios (ACs) tanto na modalidade Isenção, como Suspensão.

    As Principais funcionalidades do Fcomex – Drawback:

    • Gestão de Ato Concessório Suspensão Integrado e Isenção (sincronização dos dados do Siscomex módulo Drawback com o sistema)

    • Consulta de Saldo de Importação e Exportação por Item do Ato Concessório (AC)

    • Validação/ Controle das DU-Es vinculadas ao AC, considerando o Part Number do produto Exportado

    • Análise automática de Potencial de Exportação não vinculado ao Ato Concessório

    • Cálculo de Saving automática e em tempo real

    • Acesso do beneficiário e/ou seu cliente para controle em tempo real

    • Elaboração de Ato Concessório Suspensão

    • Elaboração de Ato Concessório Isenção, inclusive com dados de Mercado Interno

    • Extrai dados do Siscomex Importação (DI), Portal Siscomex (DU-E) a fim de servir como base de dados para a criação de AC Isenção

    • Gera arquivos de lote no padrão do Sistema do Governo (Importações e Mercado Interno)

    • Retifica as DU-ES que entraram no Ato Concessório Isenção – automaticamente

    👉 Através deste módulo é possível fazer uma análise automática de Potencial de Exportação não vinculado ao Ato Concessório, consultas automáticas de Saldo de Exportação, dentre outras funcionalidades.

    Para ilustrar, confira a tela de Saving:

    👉 Solicite uma Apresentação do Sistema!

    O que é Drawback?

    Drawback é um regime aduaneiro especial que consiste na suspensão ou isenção de tributos incidentes dos insumos importados e/ou nacionais vinculados a um produto a ser exportado. Ele foi criado em 1996 pelo Governo Federal com o objetivo de trazer facilidades para empresas que trabalham com comércio exterior.

    Ainda que não seja uma palavra que esteja no dia a dia do Brasileiro, o Regime de Drawback é um importante mecanismo de competitividade internacional e um dos regimes mais utilizados pelos exportadores brasileiros.

    Entenda a nova regulamentação do Drawback, entenda as mudanças em virtude da nova Portaria Secex 44 de 24 de Julho de 2020.

    Lembre-se: Drawback Precisa de LI (Licença de Importação) saiba mais aqui.

    E aí, gostou deste artigo sobre o Drawback Suspensão Saving Realizado? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback. 😉

    Sinara Bueno
    Sinara Bueno

    Despachante Aduaneira, formada em Comércio Exterior e empreendedora. Apaixonada por criar e inovar no Comex! Trabalhou na área de importação e exportação de indústrias, consultorias de comércio exterior e, nos últimos anos, tem se dedicado aos sistemas para comex. É co-founder da Fazcomex

    [E-BOOK] Guia do Drawback Suspensão 2024