CCT e os principais erros

Atualizado em: por Sinara Bueno.

Hoje vamos tratar sobre os principais erros envolvendo um módulo fundamental quando falamos da relação de exportação no Comércio Exterior. Estamos falando do Controle de Carga e Trânsito. Alguns erros cometidos nesse processo podem gerar problemas ao exportador, saiba como resolvê-los neste artigo sobre CCT Principais Erros.

E-book - passo a passo DU-E

O controle das operações de e exportação é um importante pilar para a Receita Federal e para a sociedade, pois garante a segurança e contribui para as conformidades dos trâmites de entrada e saída de mercadorias no país.

Então se você quiser saber mais a respeito deste assunto, pegue o seu café e venha com a gente!

Veja os seguintes tópicos neste texto sobre o CCT principais erros:

    • CCT Principais erros: entenda
    • Recinto aduaneiro incorreto
    • O que é CCT?
    • O que é DU-E?
    • O que é o Novo Processo de Exportação

    Vamos lá agora saber quais são os principais erro envolvendo o CCT exportação! 😉

    CCT principais erros

    CCT Principais erros: entenda

    Para entender os principais erros relacionados ao módulo CCT, vamos a seguinte situação de exemplo: Se você elabora DU-E de Embarque Antecipado, é possível que já tenha se deparado com a mensagem de erro abaixo:

    MENSAGEM NA DU-E: ERROR DUEX-ER0283/[DUEX-ZJYZEP2867] Nota Fiscal de exportação não recepcionada no local de despacho ou quantidade informada nas notas referenciadas incompatível. 422.

    Se você está retificando uma DU-E de Embarque Antecipado para inclusão das Notas Fiscais de Exportação, e ao enviar para registro apresentou o erro acima,  então é possível que alguma de suas notas fiscais referenciadas não estejam recepcionadas no módulo CCT (Controle de Carga e Trânsito). Neste caso, será necessário entrar em contato com o Terminal de Cargas para que haja a inclusão das NF-e’s faltantes no CCT.

    Abaixo mostramos outra situação envolvendo o Controle de Carga e Trânsito e um erro comum neste processo do Comércio Exterior:

    A mensagem de erro “Nota Fiscal de exportação não recepcionada no local de despacho ou quantidade informada nas notas referenciadas incompatível“, pode ocorrer também quando você tenta retificar uma DU-E após averbação do embarque, incluindo uma nova NF-E, pois a nova nota também precisa ser recepcionada no módulo CCT.

    Solução: Neste caso, será necessário entrar em contato com o Terminal de Cargas para que haja a inclusão das NF-e’s faltantes no CCT. Dúvidas da Nota fiscal você pode consultar no Portal da Nota Fiscal.

    Recinto Aduaneiro Incorreto

    Esta mensagem de erro da DU-E também pode ser apresentada  para o usuário caso por engano alguma das NF-Es tenha sido recepcionada no Local de Despacho ou Recinto Aduaneiro Incorreto.

    Solução: Revise os locais de despacho aduaneiro na DU-E e na Recepção da Carga no CCT. Ajuste o documento que estiver incorreto.

    O que é CCT?

    O Módulo CCT (Controle de Carga e Trânsito) controla a localização da carga de exportação e sua movimentação entre os diversos intervenientes durante todo o despacho aduaneiro. Esse controle é realizado por meio de funcionalidades específicas do sistema.

    Vale ressaltar que o CCT é um dos pilares do controle aduaneiro, com objetivo de melhorar a segurança, diminuir a burocracia e tornar os processos mais eficazes. Com o CCT, há um controle mais rígido das informações, além da possibilidade de cruzá-las com mais eficiência. Isso dá mais segurança para quem opera o sistema.

    O que é DU-E?

    A DU-E (Declaração Única de Exportação) é um documento eletrônico que contém informações de natureza aduaneira, administrativa, comercial, financeira, tributária, fiscal e logística, que caracterizam a operação de exportação dos bens por ela amparados e definem o enquadramento dessa operação; e serve de base para o despacho aduaneiro de exportação.

    Lembrando que a DU-E faz parte do Novo Processo de Exportação o qual visa simplificar os processos atuais. A sua elaboração ocorre no Portal Siscomex.

    A Declaração Única de Exportação efetivamente substitui o RE (Registro de Exportação), a DE (Declaração de Exportação) e a DSE (Declaração Simplificada de Exportação) e contém todas as informações pertinentes a uma determinada operação de exportação.

    👉 Confira também o nosso artigo sobre os Documentos de Exportação!

    O que é o Novo Processo de Exportação?

    O Novo Processo de Exportação é uma das mudanças mais importantes implementadas pelo Portal Único Siscomex e principal iniciativa governamental de desburocratização e facilitação do comércio exterior brasileiro.

    Com o novo processo, temos a implantação da DU-E (Declaração Única de Exportação) e do CCT (Controle de Carga e Trânsito).

    E aí, gostou deste artigo sobre o CCT e os principais erros CCT? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback. 😉

    Sinara Bueno
    Sinara Bueno

    Despachante Aduaneira, formada em Comércio Exterior e empreendedora. Apaixonada por criar e inovar no Comex! Trabalhou na área de importação e exportação de indústrias, consultorias de comércio exterior e, nos últimos anos, tem se dedicado aos sistemas para comex. É co-founder da Fazcomex

    E-book - Tudo sobre a DU-E 2024