por Leandro Sprenger

28 Apr, 2025

Situação das DU-Es (Status da DUE) | Software que muda de forma automática

Hoje, nós vamos conhecer um software online que auxilia o profissional de comex a mudar de forma automática a Situação das DU-Es.

E-book - passo a passo DU-E

Quer saber mais a respeito deste assunto envolvendo a Situação da DU-E? Então pegue o seu café e continue conosco neste texto!

Confira os seguintes tópicos:

  • Mudar de forma automática a Situação das DU-Es
  • Como automatizar a Elaboração da DU-E
  • Principais funcionalidades do Fcomex – DU-E
  • O que é DU-E?
  • Novo processo de exportação
  • Comércio Exterior o que é?

    Bora lá? 😉
    Situação das DU-Es Status da DU-E

    Mudar de forma automática a Situação das DU-Es

    É possível configurar o Sistema Fcomex, software desenvolvido pela Fazcomex para que os eventos do PORTAL ÚNICO SISCOMEX sejam monitorados e com isso os Status de DU-E atualizado automaticamente. Ou seja, se a DU-E foi Averbada no Portal Siscomex, sua DU-E no Fcomex também mudará o status. 

    Obs.: Depois que você ATIVAR essa funcionalidade, somente as DU-Es registradas após isso, serão monitoradas. Caso, você precisa atualizar uma DU-E que já esteja registrada no Fcomex, mas o recurso de Monitorar Status de forma automática ainda não estava ativado, então, clique aqui para saber como o fazer isso de forma manual por DU-E.

    Segue abaixo o Passo a Passo:

    Passo 1: Configurando o cadastro do Despachante Aduaneiro

    Acesse o menu "Cadastro" e depois a opção “Pessoas”, conforme exemplo abaixo:

    Deve-se acessar o cadastro do Despachante Aduaneiro emissor das DU-Es, clicando sobre o nome dele e após em EDITAR.

    ATENÇÃO:

    1. Lembre-se de fazer isso somente para os despachantes que você emite DU-E, para que não sobrecarregue sua base de dados dentro do sistema).

    Dentro do cadastro do Despachante Aduaneiro, deve-se acessar a aba “Evento Portal Único”, e clicar sobre os botões de cadastrar, de acordo com o ambiente do Portal Siscomex que deseja cadastrar os eventos que receberão o Follow - Produção ou validação - (opte pelo Produção para receber de suas Du-Es ativas) e por fim, salvar. 

    Somente com esta configuração no cadastro do Despachante Aduaneiro é que o sistema Fcomex conseguirá consultar o Portal Siscomex a fim de buscar as mudanças dos Status das DU-Es. 

    Passo 2: Configurando os Exportadores quer serão monitorados

    O próximo passo é clicar no MENU EXPORTAÇÃO > e depois na opção DU-E.

    Depois disso, na Tela de Listagem de DU-Es, acesse o botão "Ações" e depois a opção "Eventos Portal Único": Conforme exemplo abaixo. 

    Serão listados todos os exportadores que você tem cadastrado, marque todos aqueles que você deseja que as respectivas "DU-Es" sejam monitoradas, e em seguida clique em "Salvar".

    Como automatizar a Elaboração da DU-E

    O Software FComex, software desenvolvido pela Fazcomex, é um sistema para elaboração da DU-E e transmissão para o Portal Único Siscomex.

    A solução tecnológica da Fazcomex surgiu devido a implantação do Novo Processo de Exportação com a Declaração Única de Exportação – DU-E, a qual substituiu o RE (Registro de Exportação) e a DE (Declaração de Exportação).

    Apesar de ser um processo simplificado, requer diversos cuidados e também aumentou o detalhamento das informações a serem prestadas ao Governo. A DU-E é elaborada através da Nota Fiscal de Exportação, fazendo que os principais dados da NF sejam migrados para a DU-E de forma automática.

    Mas não é tão simples assim, a Nota Fiscal poderá ter até 990 itens além de que cada DU-E pode ter diversas Notas Fiscais, tornando assim um processo com inúmeros itens.

    O sistema FComex veio justamente para simplificar esses processos com muitos itens, fazendo com que os campos que são digitados repetidamente item a item, sejam reaproveitados. O sistema FComex possui diversos recursos que facilitam o preenchimento de muitos itens, bem como cálculos inteligentes que agilizam a elaboração e transmissão da DU-E ao Portal Único Siscomex.

    Principais funcionalidades do Fcomex – DU-E

      • Elaboração da DU-E (Declaração Única de Exportação);
      • Cálculos automáticos dos campos VMCV, VMLE por item;
      • Cálculos automáticos de peso líquido por item;
      • Recurso de Salvar e continuar;
      • Extrato da DU-E (antes e depois da transmissão para o Portal);
      • Suporte Técnico Especializado;
      • Facilita na elaboração de Du-e Normal, Embarque Antecipado e DU-E Posteriori;
      • Diversos recursos de preenchimento automático, eliminando repetição manual item a item

      e muito mais.

      👉 Para conhecer mais sobre o nosso sistema, solicite uma Apresentação!

      O que é DU-E?

      DU-E (Declaração Única de Exportação) é um documento eletrônico que contém informações de natureza aduaneira, administrativa, comercial, financeira, tributária, fiscal e logística, que caracterizam a operação de exportação dos bens por ela amparados e definem o enquadramento da operação; e serve de base para o despacho aduaneiro de exportação.

      A elaboração da Declaração Única é realizada no Portal Siscomex.

      A Declaração Única de Exportação substituiu o antigo RE (Registro de Exportação), a DE (Declaração de Exportação) e a DSE (Declaração Simplificada de Exportação) documentos anteriormente elaborados no Siscomex Exportação (Novoex).

      Novo processo de exportação

      Novo Processo de Exportação (NPE) começou a ser implantado com a chegada do Portal Único Siscomex. Na modalidade, exportador foi introduzido um novo fluxo simplificado e centralizado para trâmite de documentos e licenças, emissão de Notas Fiscais e a geração da Declaração Única de Exportação (DU-E).

      Com ele, o governo almeja mais agilidade e automatização nos processos, principalmente no fluxo de autorizações e licenças que eram feitas de forma linear e, com o novo processo, poderão ocorrer de forma paralela, o que tornará mais rápido o despacho e liberação de cargas nos terminais.

      Comércio Exterior o que é?

      Comércio exterior é a troca de produtos ou serviços entre um país e outro. Quando falando de Compra de produtos, é a Importação e quando falamos em vendas de produtos, é a exportação, cada um deles engloba uma série de procedimentos necessários para a sua execução.

      O Comércio Exterior, aplicado carinhosamente como Comex, compreende vários termos, regras e normas nacionais das transações.

      Estas regras do comércio exterior são de âmbito nacional, criadas para disciplinar  e orientar tudo o que diz respeito à entrada no país de mercadorias procedentes do exterior, no caso quando existe uma importação e a saída de mercadorias do território nacional, quando é uma exportação.

      O que é Logística Internacional?

      Logística Internacional é uma ferramenta fundamental para a expansão do comércio exterior, e deve ser utilizada de forma estratégica para diferencial competitivo nas negociações internacionais.

      globalização tem tornado as empresas cada vez mais competitivas e com conceitos modernos aos seus procedimentos, negócios e produtos. Esse processo está integralmente ligado aos processos de compra, armazenagem e distribuição das mercadorias.

      E aí, gostou deste artigo? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback. 😉

      E-book - Tudo sobre a DU-E 2024