Como abrir um chamado no Serpro

A empresa Serpro, ou Serviço Federal de Processamento de Dados é a desenvolvedora do Portal Siscomex e outros sistemas de comex, além de outros sistemas do governo federal.

Portanto, toda manutenção e suporte aos documentos eletrônicos de comércio exterior; tais como: DU-E, Declaração de Importação, Licença de Importação, entre outros são responsabilidade do Serpro.

No texto de hoje vamos mostrar: Como abrir um chamado no Serpro!

Vamos lá!

 

Como abrir um chamado no Serpro

Se você estiver com algum erro no Portal Siscomex recomendamos que você entre em contato com o Serpro.

É possível abrir chamado no Serpro, para assuntos referente ao PORTAL SISCOMEX, através de algum dos canais abaixo:

  1. Telefone do Serpro: 08009782331
  2. Link da Central de Serviços Serpro – CSS

Para abrir um chamado com o Serpro pela página “Central de Serviços Serpro – CSS” siga os seguintes passos:

  1. Acesse a página https://www.serpro.gov.br/menu/suporte/css
  2. Procure a opção PUCOMEX – Portal Único SISCOMEX e clique sobre, conforme “imagem 2” abaixo
  3. Preencha seus dados de identificação, conforme a “imagem 3” abaixo
  4. Faça o detalhamento do problema , conforme “imagem 4”

Para exemplificar, veja a imagem 2:

 

Para exemplificar, veja a imagem 3:

Para ilustrar, veja a imagem 4:

Assuntos para chamado no Serpro

É possível abrir chamado para todos estes assuntos:

  • Autenticação no Portal Pucomex
  • Lentidão ou Indisponibilidade do Portal Único de Comércio Exterior
  • [ATR] Cadastro de Atributos
  • [EXP] Exportação – Anexação de Documentos
  • [EXP] Exportação – CCT – Bloqueio – Desbloqueio de Embarque
  • [EXP] Exportação – CCT – Consolidação de Carga
  • [EXP] Exportação – CCT – Entrega de Carga
  • [EXP] Exportação – CCT – Manifestação dos dados do Embarque
  • [EXP] Exportação – CCT – Outras ações
  • [EXP] Exportação – CCT – Recepção de Carga
  • [EXP] Exportação – CCT – Trânsito
  • [EXP] Exportação – CCT – Unitização e Desunitização de Carga
  • [EXP] Exportação – Class. Fiscal de Mercadorias
  • [EXP] Exportação – DUE – API
  • [EXP] Exportação – DUE – Elaboração
  • [EXP] Exportação – DUE – Outras ações
  • [EXP] Exportação – DUE – Retificação
  • [EXP] Exportação – TA – LPCO
  • [EXP] Exportação – Visão Integrada
  • [IMP] Importação – Anexação de Documentos
  • [IMP] Importação – Classificação Fiscal de Mercadorias
  • [IMP] Importação – Declaração Única de Importação
  • [IMP] Importação – Pagamento Centralizado
  • [IMP] Importação – Visão Integrada
  • [INT] Cadastro de Intervenientes – Atuação
  • [INT] Cadastro de Intervenientes – Habilitação
  • [INT] Cadastro de Intervenientes – Representação
  • [OEA] Operador Econômico Autorizado
  • [PRD] Catálogo de Produtos

Conforme o assunto selecionado, abrirão campos específicos para o detalhamento do problema/ erro. Segue abaixo exemplo de chamado sobre Lentidão do Portal Siscomex. 

Para ilustrar:

O que é o Serpro?

A empresa Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados) surgiu em 1964, seu objetivo era todavia modernizar e dar agilidade a setores estratégicos da administração pública. Atualmente conta com mais de 9 mil funcionários espalhados por mais de 330 municípios brasileiros.

A Serpro é a líder no mercado de TI para o setor público. A empresa possui presença nacional, robusta infraestrutura tecnológica e ampla experiência com os grandes sistemas da Administração Pública Federal.

Oferece serviços especializados para os setores privado e público, baseado em informações de governo com oferta de produtos diversificados.

Confira também o texto sobre a Privatização do Serpro.

Principais sistemas do Serpro:

  • Dados da declaração de Imposto de Renda dos brasileiros;
  • Informações sobre infrações de trânsito;
  • Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam);
  • Informações das carteira de habilitação;
  • Operações de importação e exportação de produtos, dentre eles o Portal Siscomex;
  • Software de gestão do Orçamento da União;
  • Emissão do passaporte, em conjunto com a Polícia Federal e o Ministério das Relações Exteriores.

O que é a DU-E?

A DU-E é um documento eletrônico que contém informações de natureza aduaneira, administrativa, comercial, financeira, tributária, fiscal e logística, que caracterizam a operação de exportação dos bens por ela amparados e definem o enquadramento dessa operação (art. 7° da IN RFB n° 1.702, de 2017).

 

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Resumo

Qual é o telefone do Serpro?

O telefone do Serpro é 08009782331. Para chamados relativos à assuntos de comércio exterior.

Qual é o link para chamados no Serpro?

O link para abrir chamado no Serpro é https://www.serpro.gov.br/menu/suporte/css

Sinara Bueno

Despachante Aduaneira, formada em Comércio Exterior e empreendedora. Apaixonada por criar e inovar no Comex! Trabalhou na área de importação e exportação de indústrias, consultorias de comércio exterior e, nos últimos anos, tem se dedicado aos sistemas para comex. É co-founder da Fazcomex Tecnologia para comércio exterior.

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