O que é o Siscomex?

A iniciativa de criação do SISCOMEX fez com que o Brasil, nos anos 90, estivesse na vanguarda mundial em desenvolvimento de sistemas de comércio exterior. No entanto, apesar do sucesso de sua implementação, o sistema foi idealizado no contexto do comércio exterior brasileiro daquela época. Desde então, o comércio do Brasil com o Mundo aumentou expressivamente logo fez-se necessário a atualização do sistema e dos processos.

O Programa Portal Único de Comércio Exterior foi assim lançado com o objetivo de atender de forma mais eficiente a demanda do comércio exterior brasileiro da atualidade e dos próximos anos, de modo a fazer com que o SISCOMEX se mantenha efetivo no cumprimento de seus objetivos simplificadores e integradores, conforme traçados no momento de sua criação.

Neste artigo você verá:

  • O que é o Siscomex ☑️
  • O que é o Portal Único ☑️
  • Como acessar o Siscomex ☑️
  • Principais Módulos ☑️
  • História dos Sistemas de Comércio Exterior ☑️

Vamos lá!?

O que é o Siscomex?

O SISCOMEX é a sigla de Sistema Integrado de Comércio Exterior – é um instrumento informatizado, por meio do qual é exercido o controle governamental do comércio exterior brasileiro.

O Sistema entrou em operação em 1993 com o módulo de Exportação e, em 1997, para as importações. Em 2014 foi lançado o Portal Único de Comércio Exterior.

Sem dúvida o Brasil inovou ao criar um fluxo único de informações na década de 90. Entretanto uma nova revisão se faz necessária atualmente. Dessa forma, desde 2014 iniciou-se o projeto do Portal Único de Comércio Exterior.

O que é o Portal Único?

O Portal Único Siscomex é uma iniciativa de reformulação dos processos de importação, exportação e trânsito aduaneiro. Com essa reformulação, busca-se estabelecer processos mais eficientes e integrados entre todos os intervenientes públicos e privados no comércio exterior.

Da reformulação dos processos, o Programa Portal Único passa ao desenvolvimento e integração dos fluxos de informações correspondentes a eles e dos sistemas informatizados encarregados de gerenciá-los.

São órgãos responsáveis pelo projeto de reformulação do Comércio Exterior as equipes técnicas da Receita Federal do Brasil (RFB) e da Secretaria de Comércio Exterior (SECEX).

Como acessar o Siscomex?

O Siscomex é acessado no endereço: http://portal.siscomex.gov.br/ , site que concentra todos os sistemas de comércio exterior.

Nele o usuário pode acessar diversas informações, serviços e estatísticas do comércio exterior, assim como acessar todos os sistemas de comex do governo.

Para acessá-lo é necessário realizar a Habilitação Siscomex, junto à RFB (Receita Federal do Brasil) e possuir Certificado Digital.

✔️Quais são os Principais Módulos do SISCOMEX?

Os Sistemas da “família Siscomex” possuem diversos módulos, dentre eles: Siscomex Importação Web, Siscomex Drawback, Siscomex Mantra, Siscomex CargaSiscomex Trânsito e Portal Siscomex.

Como acessá-los:

História dos Sistemas de Comércio Exterior

Já passamos por diversas evoluções tecnológicas na exportação e na importação no Brasil.

Até 1993 usávamos as Guias de Exportação e Importação as quais eram datilografadas em formulário.

Em 1993 foi lançado o Siscomex Exportação, onde era elaborado o Registro de Exportação (RE) dentre outros documentos.

Só pra ilustrar:

Posteriormente, em Janeiro de 1997 foi lançado o Siscomex Importação em VB (Visual Basic), o qual era instalado por disquetes. Para exemplificar:

Em seguida, em 2012 foi lançada a versão WEB do Siscomex Importação desse modo substituindo o sistema anterior.

Com a finalidade de desburocratizar o Comércio Exterior Brasileiro, agora estamos vivendo uma revisão dos processos, além de uma evolução tecnológica com a implantação de novos sistemas. Dessa maneira, em Outubro de 2018 foi lançada a nova DUIMP (Declaração Única de Importação) a qual é acessado por meio do Portal Único.

Sistema de Extração de dados Siscomex

Dependendo do volume de Declarações de Importação do contribuinte, pode ser bem difícil relacionar a quantidade de DIs / adições registradas nos últimos cinco anos. Aqui na Fazcomex desenvolvemos um Sistema de Extração de Dados do Siscomex e com ele é possível resgatar todas as Taxas Siscomex que a empresa já pagou, bem como gerar relatórios necessários.

Este software permite extrair os dados da Declaração de Importação (DI) do Siscomex, mantendo as informações no banco de dados do Sistema. E então, através da geração de planilhas, é possível realizar a análise de viabilidade do pedido de restituição da taxa.

A partir das extrações você pode gerar relatórios para diversas finalidades, dentre elas: Recuperação da Taxa Siscomex, Apoio à Drawback, Transfer Price, etc.

E aí, gostou deste artigo? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback. 😉

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Resumo

O que é o Siscomex?

O SISCOMEX é a sigla de Sistema Integrado de Comércio Exterior - é um instrumento informatizado, por meio do qual é exercido o controle governamental do comércio exterior brasileiro.

Quais são os Principais Módulos do SISCOMEX?

Os Principais Módulos do SISCOMEX são importação, exportação, drawback integrado suspensão e drawback isenção web.

O que é feito no site SISCOMEX?

No site o usuário pode acessar diversas informações, serviços e estatísticas do comércio exterior, assim como acessar todos os sistemas de comex do governo.

Sinara Bueno

Despachante Aduaneira, formada em Comércio Exterior e empreendedora. Apaixonada por criar e inovar no Comex! Trabalhou na área de importação e exportação de indústrias, consultorias de comércio exterior e, nos últimos anos, tem se dedicado aos sistemas para comex. É co-founder da Fazcomex Tecnologia para comércio exterior.

Mais produtividade na elaboração da DU-E, conheça o FCOMEX!

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.