Porto de Ningbo na China é fechado e provoca engarrafamento de navios

A China fechou um terminal importante do porto de Ningbo-Zhoushan e colocou cerca de dois mil trabalhadores em quarentena ao detectar um caso de Covid-19 entre os funcionários do local. Cerca de 350 navios porta-contêineres estão esperando fora dos portos para seguir viagem, de acordo com a VesselsValue, que monitora o tráfego de embarcações do mundo.

O fechamento do porto acende um alerta de que a rápida disseminação da variante Delta no mundo pode levar a atrasos no embarque de mercadorias.

Quer saber mais sobre o caso do fechamento parcial do Porto de Ningbo-Zhoushan na China?

Então pegue o seu café e continue conosco! 😉

Porto Chinês Ningbo-Zhoushan

Fechamento do Porto de Ningbo – Zhoushan: entenda

De acordo com informações, um surto de Coronavírus levou a uma paralisação parcial do porto de Ningbo-Zhoushan na semana passada, e a suspensão do transporte de contêineres de entrada e saída reduziu a capacidade do porto em um quinto.

O congestionamento elevou a capacidade ociosa da frota global para 4,6%, segundo dados da Clarksons Platou Securities. 

O episódio levanta temores de novas filas de embarcações, como as vistas quando o navio Ever Given encalhou no Canal de Suez, em março, bloqueando uma das hidrovias mais importantes para o comércio mundial. A diferença para o caso do Ever Given é que a fila, na ocasião, era concentrada em um único ponto, no Canal de Suez

Agora, as embarcações estão paradas em diferentes portos, esperando sinal verde para seguir rumo ao terminal chinês.

É importante salientar que este pode não ser o último fechamento em portos chineses, já que o governo do país adotou uma política de tolerância zero contra casos de Covid-19. 

👉 Confira nosso artigo onde falamos sobre o navio que encalhou no Canal de Suez!

O porto de Ningbo -Zhoushan é o terceiro maior porto de contêineres do mundo, depois de Xangai e Cingapura, e movimentou 28,72 milhões de unidades de contêineres somente em 2020.

Economia chinesa

Economia atual do país asiático

A China divulgou dados da economia, que mostram que o crescimento da produção industrial e das vendas no varejo desaceleraram e ficaram abaixo das expectativas do mercado no último mês (julho).

Contudo, o agronegócio não deve parar já que a China é o principal importador de produtos brasileiros. Além disso, a demanda por alimento não cessa, principalmente para a China que possui quase 400 milhões de pessoas e vai demandar muito alimento. 

Entretanto isso não significa que os preços vão estar compatíveis com os custos de produção. Quase 50% de todas as exportações do Brasil têm como destino a China, sendo um mercado muito considerável.

Principais Portos por continentes

Conheça também nossos demais textos sobre Portos, são eles:

E aí, gostou deste artigo? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback. 😉

Resumo

Qual o tamanho do porto de Ningbo-Zhoushan?

O porto de Ningbo-Zhoushan é o terceiro maior porto de contêineres do mundo, depois de Xangai e Cingapura, e movimentou 28,72 milhões de unidades de contêineres somente em 2020.

Sinara Bueno

Despachante Aduaneira, formada em Comércio Exterior e empreendedora. Apaixonada por criar e inovar no Comex! Trabalhou na área de importação e exportação de indústrias, consultorias de comércio exterior e, nos últimos anos, tem se dedicado aos sistemas para comex. É co-founder da Fazcomex Tecnologia para comércio exterior.