Portos do Mundo: saiba quais são os principais

Atualmente, os Portos do Mundo geram uma receita de milhões todos os meses. O comércio marítimo é um dos principais expoentes da economia desde o início do próprio comércio.

Hoje iremos abordar quais são os principais Portos pelo Mundo em relação a movimentação de cargas e também listamos o Ranking dos 10 Maiores Portos do Mundo.

Vamos conhecer esses Portos do Mundo? Então vem comigo! 😉

Conheça os principais portos do mundo

Principais Portos do Mundo: Ranking

Conheça a lista do mais importantes portos do mundo na tabela a seguir:

Nome do Porto País
1 Xangai  China
2 Cingapura Cingapura
3 Ningbo-Zhoushan China
4 Shenzhen China
5 Guangzhou China
6 Busan Coreia do Sul
7 Qingdao China
8 Hong Kong China
9 Tianjin China
10 Rotterdam Holanda

Perceba que a China é uma grande potência mundial quando falamos sobre o setor portuário.

A seguir contaremos um pouco mais sobre as características de cada um dos principais portos do mundo.

Saiba mais sobre os Principais Portos do Mundo

1. Porto de Xangai

O porto de Xangai, atualmente o maior porto do mundo, está localizado na cidade de Xangai, que além de um porto de águas profundas, também possui um porto fluvial. Já, há vinte anos, ocupa o primeiro lugar do ranking de porto de contêineres mais movimentados do mundo. Em 2019 este porto movimentou 43  milhões de TEUs.

2. Porto de Cingapura

Atualmente é o segundo porto mais movimentado do mundo em termos de tonelagem total de navios. De acordo com dados levantados pela One Hundred Ports, em 2019, o porto de Singapura movimentou 37 milhões de TEUs, crescendo 1,6% em relação ao ano anterior.

3. Porto de Ningbo-Zhoushan

Este porto, localizado em Ningbo e Zhoushan, na costa do Mar da China Oriental, na província de Zhejiang, ao sul da baía de Hangzhou, na qual se depara com Jiaxing e Shanghai, movimentou em 2019, 27.530.000 TEUs, isso significa um aumento de 4,5% em relação ao ano anterior.

4. Porto de Shenzhen

O porto de Shenzhen é, na verdade, um conjunto de vários portos que existem ao longo da costa de Shenzhen, na província de Guangdong, China. No ano de 2019 teve uma movimentação de 25.770.000 TEUs, ou seja, um ligeiro aumento de 0,1% em relação ao ano anterior.

5. Porto de Guangzhou

O porto de Guangzhou é o principal porto marítimo da cidade de Guangzhou, província de Guangdong, na China. Seu comércio marítimo internacional atinge mais de 300 portos, em mais de 80 países e distritos em todo o mundo. Conforme a pesquisa, em 2019 o porto de Guangzhou chegou a marca de 23.236.200 TEUs, representando um aumento de 6%.

6. Porto de Busan

O porto de Busan é o maior porto da Coreia do Sul. Está situado na foz do rio Nakdong, em frente à ilha de Tsushima, no Japão. Em 2019 movimentou 21.992.001 TEUs, aumento de 1,5% em relação ao ano anterior.

7. Porto de Qingdao

O porto de Qingdao é um porto marítimo no Mar Amarelo, nas proximidades de Qingdao, província de Shandong. Em 2019 teve um alcance de 21.010.000 TEUs, um aumento de 8,8%, o maior aumento dentre os 10 maiores portos do mundo. 

8. Porto de Hong Kong

O porto de Hong Kong é dominado pelo comércio de produtos manufaturados e, em menor escala, de matérias-primas e passageiros. O porto de Hong Kong vem apresentando uma queda linear nos últimos anos, entretanto ainda está dentre os 10 maiores portos do mundo. Aproveite para entender como são as exportações brasileiras para Hong Kong.

9. Porto de Tianjin

O porto de Tianjin, que já foi intitulado como o porto de Tanggu, é o maior porto do norte da China, e a principal fonte de comércio exterior marítimo de Pequim. Em 2019 houve um grande aumento nas movimentações de TEUs, que representou 17.264.000, um aumento de 8,1%.

10. Porto de Rotterdam

O porto de Roterdã, mesmo sendo de fato o maior porto da Europa, ficou um bom tempo sem entrar no top 10 dos maiores portos do mundo, porém em 2020, o porto localizado na Holanda, voltou a figurar na posição 10 do ranking. Isso porque em 2019, o porto chegou a movimentar 14.810.804 TEUs, um aumento de 2,1%.

Posição do Brasil no ranking de Portos do Mundo

Mesmo que não esteja entre os TOP 10, o Brasil ocupa a 43º posição na lista de maiores portos do mundo, com o porto de Santos.

O porto de Santos é um porto de encontro fluvial e marítimo, localizado entre os municípios de Santos, Guarujá e Cubatão no estado de São Paulo. 

Apesar de estar na 43º posição na lista, ele ainda é o maior complexo portuário da América Latina. Dessa forma, em 2019, alcançou portanto a movimentação de mais de 4 milhões de TEUs, o que significou um aumento de 1% em relação a 2018.

Confira também nosso artigo sobre os principais produtos exportados pelo brasil.

Você sabe o que é praticagem? A praticagem pode ser definida como um serviço de assessoria aos comandantes dos navios para navegação em águas restritas, isto é, onde existem condições que dificultam a livre e segura navegação como, por exemplo, em portos, estuários e hidrovias.

👉🏼 Nós também escrevemos um artigo falando sobre o Cross Docking, conheça!

Principais Portos por continentes

Conheça também nossos demais textos sobre Portos, são eles:

E aí, gostou deste artigo? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback😉

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.9 / 5. Número de votos: 13

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Resumo

Sinara Bueno

Despachante Aduaneira, formada em Comércio Exterior e empreendedora. Apaixonada por criar e inovar no Comex! Trabalhou na área de importação e exportação de indústrias, consultorias de comércio exterior e, nos últimos anos, tem se dedicado aos sistemas para comex. É co-founder da Fazcomex Tecnologia para comércio exterior.

Consulte sua NCM aqui!

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.