Principais moedas estrangeiras pelo mundo

No texto de hoje falaremos sobre moedas estrangeiras, quais são as principais delas e qual o seu país de origem.

Você já deve saber quais são as principais moedas do mundo, certo? Todos os dias, escutamos falar sobre o dólar e suas variações, seja através de jornais, sites de notícias ou até mesmo na televisão. O dólar acaba sendo o mais falado, mas entre as principais moedas temos também o euro e a libra por exemplo. No texto de hoje, a gente vai ver, sobretudo, mais algumas das moedas que circulam pelo mundo afora.

Vamos agora conhecer uma lista mais completa! 😉

>> Leia também sobre Taxa de Câmbio PTAX

Moedas mais usadas no mundo

A seguir confira uma lista com algumas das moedas mais usadas pelo mundo:

  • Dólar Americano
  • Euro
  • Libra esterlina
  • Iene
  • Dólar Australiano
  • Franco Suíço
  • Dólar Canadense
  • Renminbi (Yuan)
  • Peso Argentino
  • Lira Turca

É claro que possuem muitas outras moedas circulando pelo mundo, mas as citadas acima são as que mais ouvimos falar. Vamos agora falar sobre cada uma delas mais detalhadamente.

Imagem retirada do site Veja

Dólar Americano

O dólar americano é a moeda mais conhecida ao redor do mundo por ser a que mais movimenta a economia mundial. É a principal moeda no mercado de câmbio, o dólar é a base para transações e utilizada em grandes movimentações da economia global.

Mesmo com a alta desvalorização e turbulências políticas, o dólar continua sendo a moeda mais importante do planeta utilizada em diversos países ao redor do mundo.

Atualmente o dólar opera com alta no mercado local. Além de precificar os ajustes de alta moderada da moeda americana no exterior. No exterior, o cenário é de alta firme do petróleo e do retorno dos Treasuries nos EUA, e ganhos moderados do dólar.

Euro

Ao contrário da longa história por trás do dólar norte-americano, o Euro tem apenas 17 anos de idade, desde que foi introduzido em 1999. Euro é a segunda moeda mais usada do mundo, com 39% de sua quota em transações diárias pelo mundo todo. O Euro é todavia a moeda oficial de 19 países do continente Europeu, e da União Europeia.

O símbolo financeiro do euro é € e refere-se portanto a letra inicial da Europa para as linhas paralelas que fazem referência à estabilidade dentro da zona do euro.

Recentemente, o Banco Central Europeu (BCE) anunciou que está começando a trabalhar para criar uma moeda que seria a versão digital do euro , à medida que mais consumidores estão se desfazendo do dinheiro físico.

A duração do projeto é de dois anos, e a ideia é desenhar uma versão digital da moeda única, utilizada nos 19 membros da zona euro.

Libra esterlina

A libra é a moeda oficial do Reino Unido, sendo ela então uma das moedas mais antigas do mundo. Na antiguidade a moeda era muito valorizada.  A primeira moeda da unidade de libra apareceu, todavia, apenas em 1489, com o rei Henrique VII, e era chamada de soberano.

Iene

O iene é a moeda oficial do Japão, sendo a terceira moeda mais negociada ao redor do mundo. É também amplamente usada como moeda de reserva, depois do dólar americano, o euro e a libra esterlina.

👉 Leia também o nosso artigo sobre a Moeda Coreana Won!

Dólar Australiano

O dólar australiano é a moeda oficial da Comunidade da Austrália, incluindo o Território Antártico Australiano, a Ilha Christmas ou Ilha do Natal, as Ilhas Cocos, a Ilha Heard e Ilhas McDonald e a Ilha Norfolk, assim como os arquipélagos independentes de Quiribati e Tuvalu, no Pacífico. O dólar australiano é a oitava moeda mais usada no comércio estrangeiro. 

Franco Suíço

O Franco Suíço é a moeda oficial da Suíça, Leichtenstein (localizado entre a Suíça e a Áustria) e Campione d’Itália (província localizada no norte da Itália).

Dólar Canadense 

O dólar canadense é a moeda oficial do Canadá. As cédulas do dólar canadense são maiores e com diferentes variações de cores, como: azul, lilás, verde, vermelho e marrom, não se parecendo em nada com o seu vizinho dólar americano e, logo, facilitando bastante na identificação.

Renminbi (Yuan)

O Yuan é a unidade básica do Renminbi, mas o termo é também usado para designar a moeda chinesa em geral, especialmente em contextos internacionais.

Peso Argentino

O Peso Argentino atual está em circulação desde 1992, e o seu nome é sobretudo uma herança da colonização espanhola na América Latina. Apesar do nome da moeda ter mudado várias vezes, nos últimos duzentos anos, a designação “Peso” sempre foi mantida. 

O peso argentino teve a menor perda em 17 meses diante das medidas do governo para controlar a inflação antes das eleições de meio de mandato. Vale ressaltar que o peso desvalorizou 1,1% em relação ao dólar em junho de 2021, a menor queda desde janeiro de 2020.

✅ Confira os principais produtos importados pelo Brasil.

Lira Turca

A Lira Turca é a moeda oficial da Turquia, a lira foi introduzida na Turquia em 1844. A Lira é mais barata que o real, cerca de 10 reais equivale a 14 Liras.

🎯 Encontre Despachantes Aduaneiros no Brasil e Corretoras de Câmbio, consulte o nosso Portal de Empresas de Comex.

Qual a moeda mais cara do mundo?

A moeda mais cara pelo mundo é o dinar do Kuwait que vale o equivalente a 3,26 USD (dólares americanos) seguida da moeda Dinar do Bahrein que equivale a 2,65 USD (dólares americanos).

E aí, gostou deste artigo? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre DU-E, DUIMP, Catálogo de ProdutosDrawback. 😉

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.8 / 5. Número de votos: 409

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Resumo

Sinara Bueno

Despachante Aduaneira, formada em Comércio Exterior e empreendedora. Apaixonada por criar e inovar no Comex! Trabalhou na área de importação e exportação de indústrias, consultorias de comércio exterior e, nos últimos anos, tem se dedicado aos sistemas para comex. É co-founder da Fazcomex Tecnologia para comércio exterior.

🎯 Encontre Prestadores de Serviços de Comércio Exterior: Acesse o Portal de Empresas de Comex.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.