por Sinara Bueno
Como ajustar o peso líquido de itens de exportação e importação?
No artigo de hoje, vamos conhecer um software que funciona de forma online e que auxilia o profissional de comex a ajustar o peso líquido de itens de exportação e importação. Este processo visa otimizar tempo e demandas de quem trabalha neste setor.
Quer saber mais a respeito deste assunto envolvendo o peso líquido de itens? Então pegue o seu café e continue conosco neste texto!
Veja os seguintes tópicos envolvendo como ajustar o peso líquido de itens de exportação e importação:
- Ajustar o peso líquido de itens de exportação e importação?
- Diferenças entre Unidade Comercializada e Unidade Tributável
- Sistema FComex - Módulo: Elaboração de DU-E
- Sistema FComex - Módulo: Catálogo de Produtos (Portal Siscomex - importação)
- Sistema FComex - Módulo: Extração de dados do Siscomex
- Comércio Exterior o que é?
Vamos lá agora entender como ajustar o peso líquido de itens de exportação e importação de forma rápida? 😉
Ajustar o peso líquido de itens de exportação e importação?
Você sabia que com o FComex, software desenvolvido pela Fazcomex, é possível ajustar o peso líquido de itens de exportação e importação de forma quase automática? Essa etapa visa facilitar e otimizar as demandas do profissional de comércio exterior.
Para exemplificar:
Dentro do FComex, na aba chamada “Itens”, temos todos os itens provenientes das NFs de Exportação vinculadas ao processo, trazendo as informações de NCM, Qntd Com., Und Com., Valor, Qntd Est. e Unid. Est. de forma não editável, por se tratar de campos que são próprios da NF.
As outras informações apresentadas nesta tela são de VMCV (Valor na Moeda Condição de Venda), VMLE (Valor na Moeda Local de Embarque) e Peso Líquido, por item.
Estes três últimos campos, mencionados no parágrafo acima, se apresentam de forma editável para que seja possível a manutenção dos mesmos e edição quando necessário.
Vale ressaltar que, caso o usuário da ferramenta FComex deseje realizar a edição de peso líquido em vários itens da DU-E, o usuário pode estar clicando no botão “Copiar Dados”:
E após isso, em uma planilha Excel, aplicar a função CTRL+V, para que todos os dados da aba Itens, sejam colados na planilha e possa assim, efetuar as alterações na coluna correspondente dos Pesos Líquido:
Simples e fácil, não é mesmo?
Diferenças entre Unidade Comercializada e Unidade Tributável
Nunca confunda “Unidade de Medida Comercializada” com “Unidade de Medida Tributável / Estatística”.
Não apenas na Nota Fiscal, como também na DU-E você terá sempre estas duas unidades de medidas para seu produto.
Existe a Unidade de Medida Estatística/ Tributável que é uma unidade de medida padrão para cada NCM, a qual deve ser consultada nas tabelas oficiais do governo. Ou seja, neste campo você não tem escolha, você deve obrigatoriamente informar conforme o padrão estabelecido na tabela.
Há também a Unidade de Medida Comercializada. Nesta sim, você pode informar livremente qualquer tipo de unidade de medida. Ou seja, você pode importar e exportar o seu produto em qualquer unidade. Você pode vender e comprar, por exemplo em: Unidades, Kgs, Peças, Litros, Pares, etc. Ou seja, da forma mais adequada para seu produto.
Independente de como você comercializou (comprou e/ou vendeu) seu produto, sempre haverá uma UNIDADE DE MEDIDA TRIBUTÁVEL a qual é padrão para cada NCM.
Sistema FComex - Módulo: Elaboração de DU-E
Você bem sabe os sistemas de Comex, normalmente, atuam com processos complexos e extensos, você sabia que, mundialmente uma operação de importação ou exportação envolve cerca de 30 indivíduos e/ou instituições, 40 documentos, 200 dados sobre a operação e a reinserção de 60-70% de todos esses dados pelo menos uma vez? Dados, esses, segundo a UNCTAD, portanto, percebeu o quanto complexo são as rotinas de comex.
Automatizar os processos de Exportação, tem como principal objetivo tornar prático o método que é lento, devagar e trabalhoso, fazendo com que o colaborador que está executando essas atividades se torne mais produtivo, criativo e integrado aos demais projetos da empresa.
Eu sei que na exportação muitos processos são extensos, grandes e levam tempo para serem realizados, principalmente quando falamos na emissão e geração de DU-E, a Declaração Única de Exportação.
A DU-E quando possui muitos itens ou conta com muitas descrições acaba por se transformar em um processo repetitivo no setor da exportação, afinal, cada DU-E pode possuir até 999 itens, aí você já imaginou quanto tempo pode levar, não é mesmo?
Para você ter ideia e pegar um simples exemplo de processo de exportação grande, o profissional pode levar até 1 semana fazendo o processo, porém automatizando, esse tempo pode ser reduzido para 5 minutos. São horas preciosas que o profissional otimiza no seu dia e assim pode agregar valor em outras demandas mais especiais.
Conheça o Sistema Fcomex desenvolvido pela Fazcomex e elabore DU-Es com mais agilidade, clique aqui e solicite apresentação!
Sistema FComex - Módulo: Catálogo de Produtos (Portal Siscomex - importação)
O sistema FComex Módulo Catálogo de Produtos foi projetado para agilizar o trabalho de Gestão do Catálogo de Produtos junto ao Portal Único Siscomex. Com ele você pode gerenciar os Operadores Estrangeiros e os Produtos Importados, de uma forma fácil e simples, possibilitando a integração com qualquer arquivo que você tenha com os dados a serem cadastrados.
Além disso, é um sistema totalmente web, podendo ser acessado de qualquer lugar, necessitando apenas um computador com acesso a internet.
O sistema faz críticas dos dados informados, antes mesmo de você enviar ao Portal Único Siscomex, possibilitando assim uma análise mais crítica da sua base de dados atual.
Com a substituição da DI (Declaração de Importação) pela DUIMP (nova Declaração Única de Importação) passa a ser obrigatório também o uso do Módulo Catálogo de Produtos do Portal Único Siscomex.
👉 Para conhecer o Sistema Fcomex - Módulo Catálogo de Produtos, agende uma apresentação aqui.
Sistema FComex - Módulo: Extração de dados do Siscomex
Já o Software FComex – Módulo Extração de dados do Siscomex é um sistema web com o qual você recupera as informações do Portal Siscomex e do Siscomex Importação.
Através deste módulo é possível recuperar os dados da DU-E (Declaração Única de Exportação), da DI (Declaração de Importação) e da LI (Licença de Importação).
O Sistema de Extração de dados do Siscomex é usado para recuperação dos dados aduaneiros para fins de relatórios de apoio ao Drawback, Recuperação de Taxa Siscomex, eventuais atendimentos à fiscalizações e exigências, bem como outros pleitos junto a Receita Federal.
Para conhecer o Sistema Fcomex - Módulo Extrator, agende uma apresentação aqui.
💻 Conheça também o Sistema Extrator de Dados do Siscomex desenvolvido pela Fazcomex.
Comércio Exterior o que é?
Comércio exterior é a troca de produtos ou serviços entre um país e outro. Quando falando de Compra de produtos, é a Importação e quando falamos em vendas de produtos, é a exportação, cada um deles engloba uma série de procedimentos necessários para a sua execução.
O Comércio Exterior, aplicado carinhosamente como Comex, compreende vários termos, regras e normas nacionais das transações.
Estas regras são de âmbito nacional, criadas para disciplinar e orientar tudo o que diz respeito à entrada no país de mercadorias procedentes do exterior, no caso quando existe uma importação e a saída de mercadorias do território nacional, quando é uma exportação.
👉 Gostou desta funcionalidade do FComex? Então solicite a apresentação do sistema junto aos nossos especialistas!
E aí, gostou deste artigo? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback. 😉