Entenda mais sobre a automatização da gestão do Ato Concessório

Sem dúvidas a tecnologia é uma grande aliada dos processos do comércio exterior. Pensando nisso, o artigo de hoje vai tratar da Automatização da Gestão do Ato Concessório.

Caso você ainda não conheça os benefícios dessa automatização, pegue o seu café e continue conosco no artigo de hoje.

A seguir vamos ver os seguintes tópicos:

  • Automatização da gestão do Ato Concessório (AC)
  • Sistema de Automatização do Ato Concessório
  • Principais funcionalidades do Fcomex – Drawback
  • O que é Ato Concessório (AC)?
  • O que é Drawback?

Vamos lá? 😉

Automatização da gestão do Ato Concessório

Automatização da gestão do Ato Concessório (AC) de Drawback

A gestão do Ato Concessório de Drawback, tanto na modalidade de Drawback Isenção como na modalidade Suspensão, é fundamental para que não haja perdas financeiras. 

É comum ver empresas perdendo o prazo do ato concessório, pela simples falta de organização e principalmente automatização desse processo. Em Atos da modalidade Suspensão é comum as empresas realizarem as importações com o benefício fiscal da suspensão dos impostos de importação, porém esquecem de realizar a correta vinculação do Ato nas Exportações. Ou seja, não informam o número do Ato Concessório nas DU-Es (Declaração Única de Exportação) mesmo a operação da exportação tendo sido realizada.

Todos estes erros podem ser evitados ou minimizados se houver um bom acompanhamento dos atos concessórios, ou seja uma gestão automatizada do Ato Concessório.

Sistema de Automatização do Ato Concessório

A automatização da gestão do Ato Concessório de Drawback proporciona um controle mais seguro e efetivo do regime aduaneiro de Drawback, pois permite que o usuário antecipe problemas e mitigue riscos, facilitando assim uma tomada de decisão estratégica.

👉 Aqui na Fazcomex temos um Software de Drawback que permite a gestão eficiente dos seus atos concessórios, tanto de Isenção como de Suspensão.

Principais funcionalidades do Sistema Fcomex Módulo Drawback

  • Gestão de Ato Concessório Suspensão Integrado (sincronização dos dados do Drawback do Governo com o sistema Fcomex)
  • Gestão de Ato Concessório Isenção (sincronização dos dados do Drawback do Governo com o sistema Fcomex)
  • Consulta de Saldo de Importação e Saldo de Exportação por Item do Ato Concessório (AC)
  • Validação/ Controle das DU-Es vinculadas ao AC, considerando o Part Number (PN) do produto Exportado
  • Análise automática de Potencial de Exportação não vinculado ao Ato Concessório
  • Cálculo de Saving automática e em tempo real
  • Acesso do beneficiário e/ou seu cliente para controle em tempo real
  • Planilhas em Excel para acompanhamento e aditorias
  • Entre outras.

O módulo de Drawback desenvolvido pela Fazcomex facilita o seu trabalho e otimiza seus resultados neste importante regime aduaneiro especial. Saiba mais sobre o Sistema Fcomex Drawback.



O que é Ato Concessório (AC)?

Ato Concessório (AC) nada mais é do que um documento eletrônico e a partir do qual ocorre a solicitação do Drawback.

O AC é emitido em nome da empresa, seja ela comercial ou industrial, que após realizar a importação, envia a mercadoria ao estabelecimento para industrialização, devendo a exportação do produto ser realizada pela própria beneficiária do Drawback.

O que é Drawback?

Drawback é um regime aduaneiro especial que consiste na suspensão ou isenção de tributos incidentes dos insumos importados e/ou nacionais vinculados a um produto a ser exportado. Ele foi criado em 1996 pelo Governo Federal com o objetivo de trazer facilidades para empresas que trabalham com comércio exterior.

Ainda que não seja uma palavra que esteja no dia a dia do Brasileiro, o Regime de Drawback é um importante mecanismo de competitividade internacional e um dos regimes mais utilizados pelos exportadores brasileiros.

E aí, gostou deste artigo? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback. 😉

Sinara Bueno
Sinara Bueno

Despachante Aduaneira, formada em Comércio Exterior e empreendedora. Apaixonada por criar e inovar no Comex! Trabalhou na área de importação e exportação de indústrias, consultorias de comércio exterior e, nos últimos anos, tem se dedicado aos sistemas para comex. É co-founder da Fazcomex