Entenda mais sobre a Balança comercial Brasil X EUA

A gente já tratou de assuntos como a Balança Comercial algumas vezes aqui no blog, mas hoje vamos falar sobre a Balança Comercial do Brasil x EUA e conferir o resultado de 2019.

Estados Unidos é um dos principais parceiros comerciais do Brasil, por muitos anos ocupou a posição número 1, mas atualmente este posto é ocupado pela China. De qualquer forma, o EUA está entre os mais importantes, sendo que em 2019 foi nosso 2ª principal parceiro tanto de exportações como de importações.

Bora!

Balança comercial EUA

Balança Comercial: O que é

A Balança Comercial nada mais é, do que a união de contas de importação e exportação do país. É um importante indicador econômico que representa muito sobre a situação da região analisada.

É todavia tão importante quanto o PIB do país.

O saldo da balança comercial resulta então da diferença entre as exportações e importações. O  saldo da Balança Comercial é considerado positivo quando há valores das exportações maiores que o das importações, havendo assim um superávit

Quando esse valor é negativo falamos que ocorre um déficit. Existe ainda a situação de Equilíbrio comercial que é então quando as operações se igualam nos valores operacionalizados entre exportações e importações.

Nas operações de exportações dos produtos brasileiros, há uma participação predominante de produtos básicos. Nas operações realizadas a partir de 2011, não deixam dúvidas quanto à importância desse conjunto de bens, o que permite classificar o Brasil como exportador de commodities.



Balança Comercial Brasil Estados Unidos

A balança comercial do Brasil em relação ao EUA no ano de 2019 fechou com um  déficit de 525,53 milhões. Apesar de ter apresentado um saldo positivo em agosto segundo matéria feita pelo G1. 

No ano de 2019, as exportações brasileiras dos EUA totalizam US$ 29.560,58 milhões. Já as importações brasileiras da dos EUA somaram US$ 30.086,11 milhões.

17% das importações Brasileiras foram da origem: EUA. E 13,2% de todas exportações brasileiras tiveram o destino Estados Unidos.

O produto que o Brasil mais importou do EUA em 2019 foi Óleos combustíveis (óleo diesel,fuel-oil,etc.).  A pauta de exportação Brasil x EUA em 2019 foi bastante variada mas o Produto que mais Exportamos para o EUA foi Aviões.

Para conhecer os Principais Produtos Exportados para o EUA, confira nosso artigo: exportações para o EUA.

Os dados aqui contidos foram extraídos do ComexVis e também do G1.

👉 Confira como fechou a Balança Comercial 2020!

E aí, gostou deste artigo? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e 
drawback. 😉

Sinara Bueno
Sinara Bueno

Despachante Aduaneira, formada em Comércio Exterior e empreendedora. Apaixonada por criar e inovar no Comex! Trabalhou na área de importação e exportação de indústrias, consultorias de comércio exterior e, nos últimos anos, tem se dedicado aos sistemas para comex. É co-founder da Fazcomex

Webinário - Como elaborar e automatizar a DU-E na prática