Os benefícios obtidos através do uso da tecnologia são muitos e podem ser vistos a qualquer instante. Independentemente do ramo de atuação, recursos tecnológicos podem apoiar diretamente na otimização do trabalho.
Por isso hoje, vamos falar sobre os Sistemas SaaS no Comércio Exterior e as suas vantagens em relação aos sistemas tradicionais.
Quer saber mais sobre este assunto envolvendo os Sistemas SaaS no Comércio Exterior?
Então pegue o seu café e vamos lá saber tudo! 😉
Sistemas SaaS no Comércio Exterior: vantagens
Na era da transformação digital, a busca por alta performance em empresas de Comércio Exterior só é possível com a criação de novas oportunidades no dia a dia. Para isso, um Software as a Service (SaaS) pode ser uma ferramenta poderosa para alavancar os resultados do seu negócio.
Muito além da redução de custos, o SaaS gera uma vantagem no que se refere a gestão de negócios e produtividade em um mercado cada vez mais competitivo. Isso só é possível fazendo uso de uma estratégia de dados eficiente para o desenvolvimento de novas oportunidades.
Além da facilidade de atualização, de implantação, disponibilidade no atendimento e confiabilidade, um sistema web based disponibilizado na modalidade SaaS oferece benefícios como:
Agilidade – Não é mais necessário comprar um servidor ou instalar sistemas.
Flexibilidade – Por ser um sistema integrado à web, pode ser acessado por diferentes usuários, simultaneamente e em lugares distintos, sem nenhum problema.
Menos riscos – Ao invés de investir na compra de servidores ou ampliação de infraestrutura, licenças e no treinamento de pessoal, o usuário só pagará conforme a utilização do sistema.
Custo benefício – Com o SaaS, o retorno sobre o investimento inicial costuma ser muito mais rápido em comparação aos softwares comuns, principalmente porque o custo é bastante reduzido.
Diminuição de gastos – Há uma significativa diminuição de custos, uma vez que o fornecedor do SaaS consegue que uma mesma equipe monitore, realize backups e provenha o serviço pretendido a diversos clientes, ao mesmo tempo.
A tecnologia veio para apoiar os processos de importação e exportação, em todas as etapas. Hoje, diversas ferramentas facilitam tais processos como um todo e fazem com que o trabalho humano seja destinado para outras funções, que demandam mais resultados, atenção e cautela.
Se pensarmos em uma solução que possui um banco de dados único, que compartilha a mesma rede com os demais usuários, estamos falando de um software inteiramente presente na nuvem, que proporciona um ganho em escala a todos que o utilizam.
Entretanto, também vemos que a aquisição de softwares que são personalizados para determinadas empresas e customizados de acordo com um único processo são confundidos com o modelo SaaS.
No SaaS, a única infraestrutura necessária para o cliente é o seu próprio computador, tablet ou smartphone. Os outros requisitos ficam a cargo do próprio fornecedor, como aplicação, plataforma e infraestrutura.
Os processos aduaneiros são burocráticos e gera certa lentidão ao declarar todas informações necessárias manualmente. Sendo assim, utilizar recursos tecnológicos é a saída ideal para auxiliar os colaboradores. Trazendo um exemplo prático rotineiro, o tempo médio para um funcionário emitir uma nota fiscal de importação ou exportação de alta complexidade é de um dia, caso ele não tenha nenhum software.
Automatizar os processos de Exportação, tem como principal objetivo tornar prático o método que é lento, devagar e trabalhoso, fazendo com que o colaborador que está executando essas atividades se torne mais produtivo, criativo e integrado aos demais projetos da empresa.
Na exportação muitos processos são extensos, grandes e levam tempo para serem realizados, principalmente quando falamos na emissão e geração de DU-E, a Declaração Única de Exportação.
A DU-E quando possui muitos itens ou conta com muitas descrições acaba por se transformar em um processo repetitivo no setor da exportação, afinal, cada DU-E pode possuir até 999 itens.
Para você ter ideia e pegar um simples exemplo de processo de exportação grande, o profissional pode levar até 1 semana fazendo o processo, porém automatizando, esse tempo pode ser reduzido para 5 minutos. São horas preciosas que o profissional otimiza no seu dia e assim pode agregar valor em outras demandas mais especiais.
Conheça o Sistema Fcomex desenvolvido pela Fazcomex e elabore DU-Es com mais agilidade, clique aqui e solicite apresentação.
O sistema FComex Módulo Catálogo de Produtos foi projetado para agilizar o trabalho de Gestão do Catálogo de Produtos junto ao Portal Único Siscomex. Com ele você pode gerenciar os Operadores Estrangeiros e os Produtos Importados, de uma forma fácil e simples, possibilitando a integração com qualquer arquivo que você tenha com os dados a serem cadastrados.
Para conhecer o Sistema Fcomex – Módulo Catálogo de Produtos, agende uma apresentação aqui.
Já o Software FComex – Módulo Extração de dados do Siscomex é um sistema web com o qual você recupera as informações do Portal Siscomex e do Siscomex Importação.
👉 Para conhecer o Sistema Fcomex – Módulo Extrator, agende uma apresentação aqui!
E aí, gostou deste artigo sobre o que são os sistemas de comex, como funcionam os sistemas de comex e os sistemas Saas no comércio exterior? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback. 😉
Software FComex – Módulo Extração de dados do Siscomex é um sistema web com o qual você recupera as informações do Portal Siscomex e do Siscomex Importação.
O comércio exterior é a troca de bens e serviços através de fronteiras internacionais ou territórios. Na maioria dos países, ele representa uma grande porcentagem do PIB.