por Sinara Bueno
Como criar um Processo de Importação?
No artigo de hoje, vamos entender como criar um Processo de Importação e como realizar esta etapa utilizando um software que facilitará esta fase. Uma importação acontece quando produtos são vendidos de um país a outro, compreendendo todos os trâmites legais até a chegada da mercadoria. Se você quer trabalhar vendendo produtos de fora, entender o processo de importação é essencial para conhecer esta etapa e quais ferramentas podem lhe auxiliar.
Quer saber mais a respeito deste assunto sobre como criar um processo de importação? Então pegue o seu café e continue conosco!
Veja agora os seguintes tópicos sobre como criar um Processo de Importação:
- Criar um Processo de Importação: Como realizar?
- Documentos de Importação: Quais são?
- Como criar um Processo de Importação no Sistema Fcomex
- O que é o Novo Processo de Importação (NPI)?
- Habilitação Radar: Como é o processo?
- O que é DUIMP?
- O que é o Portal Siscomex?
- Fluxo do Novo Processo de Importação
- O que é Declaração de Importação?
- O que é Licença de Importação (LI)?
- Tipos de Importações
- O que é o Siscomex Importação Web?
Vamos lá saber mais sobre como criar um Processo de Importação? 😉
Criar um Processo de Importação: Como realizar?
Para criar um processo de importação é preciso seguir algumas regras que facilitação esta etapa, são elas:
- Defina os tipos de produto
- Escolha os melhores fornecedores
- Habilite-se no Radar/Siscomex
- Contrate um agente de importação
- Prepare os documentos da importação
- Inspecione as etapas de produção e envio
- Acompanhe o desembaraço aduaneiro
Documentos de Importação: Quais são?
Os principais documentos utilizados na importação são os seguintes:
Como criar um Processo de Importação no Sistema Fcomex
Você sabia que é possível criar um processo de importação utilizando um software? Isso mesmo. Com o Sistema FComex da Fazcomex, é possível criar um processo de importação de maneira simplificada. Ressaltando que o Processo de Importação é base para elaboração da DI (Declaração de Importação) entre outros documentos.
Para Ilustrar:
Dados importantes no processo de importação como o Número do Processo, Data de Abertura, Ref. Cliente/Importador, Unidade Operacional e Analista; constam no sistema FComex e podem ser preenchidos diretamente no software.
Dentro do sistema FComex, também é possível selecionar qual tipo de Declaração você deseja gerar neste processo, se uma DI (Declaração de Importação) ou uma DUIMP (Declaração Única de Importação), além de preencher com o número da declaração após o registro no Siscomex Importação Web ou no Portal Siscomex. Entre outras funcionalidades como a possibilidade e preencher os dados com a versão da declaração após o registro no Siscomex Importação Web ou no Portal Siscomex, preencher com a situação da declaração no Sistema do governo (Status do Documento) e identificar o Número de Protocolo da DI, uma vez que o software trará automaticamente esse número.
Taxa Cambial
Importante etapa na importação. a taxa cambial também está inserida em nosso software. Quando você está iniciando um novo processo o sistema mostra a data atual automaticamente, neste momento basta salvar o processo que o sistema buscará a taxa do dia e salvará a taxa no processo.
Quando você está editando um processo de importação salvo previamente, caso deseje trocar a taxa, então você pode Atualizar Cotação para a data atual. e salvar novamente, dessa forma a taxa do processo mudará.
Obs.: O Sistema Fcomex faz a atualização das cotações automaticamente, não precisando o usuário rodar nenhum tipo de atualização das taxas no software.
O que é o Novo Processo de Importação (NPI)?
O Novo Processo de Importação, ou simplesmente NPI é o Projeto do Governo de reestruturação, simplificação e desburocratização das Importações Brasileiras. O Portal Siscomex é um dos instrumentos do NPI, no qual temos uma reestruturação de documentos eletrônicos tais como: a DUIMP, o Catálogo de Produtos, LPCO e outros.
👉 Mas não ficando só nisso, e passando também por mapeamento, reestruturação de normas, processos e legislações.
Fluxo do Novo Processo de Importação
Confira abaixo como é o fluxo do Novo Processo de Importação, divulgado pelo governo:
Ou seja, a fim de melhorar o Comércio Exterior Brasileiro, bem como, os padrões de atividades das pessoas físicas e jurídicas que atuam na área e a relação com países parceiros, os seguintes itens serão gradualmente implementados:
Declaração Única de Importação (DUIMP)
Catálogo de Produtos
Cadastro de Atributos
Controle de Carga e Trânsito (CCT)
Pagamento Centralizado do Comércio Exterior (PCCE)
Licenças, Permissões, Certificados e Outros Documentos (LPCO)
Gerenciamento de riscos
Habilitação Radar: Como é o processo?
O sistema Radar é responsável por disponibilizar informações e fiscalizar atividades relacionadas ao comércio exterior. Para quaisquer dúvidas sobre o processo de importação, esse será o seu canal de respostas.
O que é DUIMP?
A DUIMP – Declaração Única de Importação é o documento eletrônico que reúne todas as informações de natureza aduaneira, administrativa, comercial, financeira, tributária e fiscal pertinentes ao controle das importações pelos órgãos competentes da Administração Pública brasileira na execução de suas atribuições legais.
Nessa etapa, o profissional deverá habilitar-se como importador no ambiente de Registro e Rastreamento da Atuação ds Intervenientes Aduaneiros (Radar).
Logo a DUIMP substituirá a DI, Declaração de Importação e também a DSI, Declaração Simplificada de Importação. Já a LI, Licença de Importação será substituída pelo LPCO, Licenças, Permissões, Certificados e Outros Documentos.
O que é Declaração de Importação?
Declaração de Importação é o documento que regulariza as informações do processo de importação de mercadorias e serve como base para o despacho aduaneiro de importação.
É possível vincular uma DI, Declaração de Importação, à uma LI, Licença de Importação, que falamos acima. Quando elas são vinculadas, alguns campos são preenchidos automaticamente. Já quando a mercadoria não possuir uma LI, todos os campos deverão ser preenchidos pela DI.
A DI é elaborada no Siscomex Web.
O que é Licença de Importação (LI)?
Conforme o Acordo sobre Procedimentos para o Licenciamento das Importações (APLI), da OMC, considera-se licenciamento de importação todo procedimento administrativo que envolve a apresentação de um pedido ou de outra documentação diferente daquela necessária para fins aduaneiros ao órgão anuente competente, como condição prévia para a autorização de importações para o território aduaneiro. Sim! A Licença de Importação (LI) não é uma invenção brasileira. É um instrumento utilizado por diversos outros países.
Tipos de Importações
Existem 03 tipos tipos de importações no Brasil, são elas:
Importação própria ou direta
Importação por encomenda
O que é o Siscomex Importação Web?
O Siscomex Importação Web é o sistema responsável por processar o despacho aduaneiro de importação de toda a mercadoria que ingresse no país, importada a título definitivo ou não. Ou seja, é o sistema eletrônico que automatiza as operações abaixo descritas, a saber:
O que é o Portal Siscomex?
O Portal Siscomex é uma facilidade que permite às partes envolvidas no comércio exterior e no transporte apresentar informações padronizadas e documentos em um único ponto de entrada para atender a todas as exigências regulatórias relativas à importação, exportação e trânsito.
> Recentemente escrevemos um Guia Definitivo sobre o Portal Siscomex.
👉 E então, gostou desta funcionalidade do FComex? Então solicite a apresentação do sistema junto aos nossos especialistas!
E aí, gostou deste artigo sobre como criar um processo de importação? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback. 😉