Saiba mais sobre a tabela de unidade de medida tributável no comércio exterior

As unidades de medidas têm grande importância no Comércio Exterior. Logo, neste artigo falaremos das diferenças entre unidade de medida tributável e unidade de medida comercializada. Além disso, apresentaremos a Tabela de unidade de medidas tributáveis no comércio exterior.

Vem comigo!

Diferenças entre Unidade Comercializada e Unidade Tributável

Visto que este é um tema muito relevante indicamos também a leitura do artigo: Tudo sobre a Unidade de Medida Tributável e Estatística.

Nunca confunda “Unidade de Medida Comercializada” com “Unidade de Medida Tributável / Estatística”.

Não apenas na Nota Fiscal, como também na DU-E você terá sempre estas duas unidades de medidas para seu produto.

Existe a Unidade de Medida Estatística/ Tributável que é uma unidade de medida padrão para cada NCM, a qual deve ser consultada nas tabelas oficiais do governo. Ou seja, neste campo você não tem escolha, você deve obrigatoriamente informar conforme o padrão estabelecido na tabela.

Há também a Unidade de Medida Comercializada. Nesta sim, você pode informar livremente qualquer tipo de unidade de medida. Ou seja, você pode importar e exportar o seu produto em qualquer unidade. Você pode vender e comprar, por exemplo em: Unidades, Kgs, Peças, Litros, Pares, etc. Ou seja, da forma mais adequada para seu produto.

Independente de como você comercializou (comprou e/ou vendeu) seu produto, sempre haverá uma UNIDADE DE MEDIDA TRIBUTÁVEL a qual é padrão para cada NCM.

Tabela de unidade de medidas tributáveis no comércio exterior

Com a finalidade de apresentar um local de consulta para estes códigos segue abaixo links.

No site da Nota Fiscal Eletrônica você encontra a Tabela de unidade de medidas tributáveis no comércio exterior.

Só para ilustrar, segue abaixo exemplo da tabela:

Tabela de unidade de medidas tributáveis

Eventualmente, você poderá ter acesso a estes dados também em outra fontes conforme as que citamos neste artigo sobre Unidade de Medidas.

Do mesmo modo, outra fonte de consulta para as Unidades de Medidas é através do TABELAS WEB. Mas, neste site o acesso é através de Certificado Digital.

Tabela de unidade de medidas tributáveis

Siglas das Unidade de medidas Estatísticas / Tributável:

Ademais é importante também conhecer as siglas permitidas no Portal Único Siscomex.

"CO_UNID";"NO_UNID";"SG_UNID"
"10";"QUILOGRAMA LIQUIDO";"KGL "
"11";"NUMERO (UNIDADE)";"UNID."
"12";"MILHEIRO";"MIL "
"13";"PARES";"PARES"
"14";"METRO";"M "
"15";"METRO QUADRADO";"M2"
"16";"METRO CUBICO";"M3 "
"17";"LITRO";"LITRO"
"18";"MIL QUILOWATT HORA";"MKW/H"
"19";"QUILATE";"QUILT"
"20";"DUZIA";"DUZIA"
"21";"TONELADA METRICA LIQUIDA";"TML "
"22";"GRAMA LIQUIDO";"GRAMA"
"23";"BILHOES DE UNIDADES INTERNACIONAIS";"BUI "
"24";"QUILOGRAMA BRUTO";"KGBR"

Portal de NCM da Fazcomex

A Fazcomex tem um portal de NCM onde é possível fazer sua pesquisa gratuitamente. Você pode realizar sua consulta de NCM tanto pelo código, como pela descrição da mercadoria.

Como resultado você terá o Código com respectivo Capítulo e Posição, além de visualizar a Unidade de Medida Tributável / Estatística do item. Consulta NCM e Unidade de Medida.

Para ilustrar:

Tabela de unidade de medidas tributáveis

Unidade de medidas tributáveis e Unidade de medida estatística são a mesma coisa?

Sim, elas são equivalentes. O nome "unidade tributável" é mais usual na nota fiscal, já o nome "unidade estatística" é mais comum no Comércio Exterior. Apesar de nomenclaturas diferentes elas são o mesmo código.

Logo, a informação colocada no campo "Unidade de medida tributável" da NF-E migrará automaticamente para o campo "Unidade de medida Estatística" da Declaração Única de Exportação.

Com a finalidade de unificar as duas tabelas: “Unid. Tributável” e a “Unid. Estatística” foi publicada a NT 2016/001 a qual padronizou os dados e fez a sua utilização é obrigatória.

O que é Utrib?

Utrib é o nome da tag de XML para o campo Unidade de Medida Tributável usado na Nota Fiscal Eletrônica e na Du-e (Declaração Única de Exportação) no Portal Único Siscomex.

Unidades de Medidas na DU-E

Assim sendo, estes campos são migrados automaticamente da NF-E para a DU-E.

Só para exemplificar, veja abaixo a tela da DU-E:

Tabela de unidade de medidas tributáveis

Por fim vale lembrar que erros na quantidade da unidade de medida estatística podem gerar distorções na Balança Comercial. Uma vez que estes dados da DU-E são usado para gerar os dados estatísticos de comércio exterior.

O que é Logística Internacional?

A Logística Internacional é uma ferramenta fundamental para a expansão do comércio exterior, e deve ser utilizada de forma estratégica para diferencial competitivo nas negociações internacionais.

A globalização tem tornado as empresas cada vez mais competitivas e com conceitos modernos aos seus procedimentos, negócios e produtos. Esse processo está integralmente ligado aos processos de compra, armazenagem e distribuição das mercadorias.

E ai, gostou deste artigo? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback. 😉

Sinara Bueno
Sinara Bueno

Despachante Aduaneira, formada em Comércio Exterior e empreendedora. Apaixonada por criar e inovar no Comex! Trabalhou na área de importação e exportação de indústrias, consultorias de comércio exterior e, nos últimos anos, tem se dedicado aos sistemas para comex. É co-founder da Fazcomex