Saiba mais sobre o Campo Descrição Complementar

Atualizado em: por Leandro Sprenger.

Hoje vamos entender um pouco mais sobre um processo fundamental na hora de elaborar a DU-E no Portal Siscomex ou através de Sistema informatizado. Estou falando do Campo Descrição Complementar. Caso você não conheça esse campo ou tenha dificuldades na hora de preenchê-lo, não se preocupe.

E-book - passo a passo DU-E

Que tal pegar o seu café e continuar lendo este artigo sobre o Campo Descrição Complementar DU-E? 😉

DU-E: Campo descrição complementar

Como preencher o Campo Descrição Complementar da DU-E?

Como o nome já diz, este campo pode ser utilizado para complementar a descrição da mercadoria (extraída da NF-e), uma vez que o campo de descrição da nota fiscal possui uma limitação de 150 caracteres, o que muitas vezes impossibilita uma adequada e completa descrição, conforme determina o inciso III, do §2º e §3º do Art. 69 da Lei nº 10.833/2003. 

Não sendo ainda possível a inserção da descrição completa da mercadoria por limitação desse campo, o exportador deverá complementar a descrição da mercadoria neste campo, de forma a permitir sua correta identificação e classificação fiscal. Vale destacar também que é um campo de preenchimento Opcional na DU-E. 

Para ilustrar o campo descrição complementar DU-E:

DU-E: Campo descrição complementar

Como um Software pode otimizar a elaboração da DU-E?

Elaborar uma DU-E é um processo que pode levar um certo tempo, por isso é fundamental contar com ferramentas e softwares que auxiliem o exportador na emissão deste documento.

Vale ressaltar ainda que é possível automatizar tanto a elaboração da DU-E, como a consulta da Declaração de Exportação. Para tanto, o próprio governo possui toda a documentação e estrutura para que qualquer empresa desenvolva esta integração com o Portal Siscomex. Logo, sua empresa pode desenvolver internamente a automatização da DU-E ou adquirir no mercado soluções prontas como a disponibilizada pela Fazcomex, com o Software Fcomex Módulo DU-E. 

Inclusive, o Sistema de Elaboração de DU-E da Fazcomex possui diversas formas de preencher os dados da Descrição complementar da Declaração de Exportação. Com o nosso sistema, é possível realizar o preenchimento deste campo de maneira mais ágil. 

Uma forma é, se você tem uma Planilha Excel com todas as descrições complementares, você pode copiar e colar na tela de Listagem das Descrições. Outra maneira que você pode utilizar é a Descrição do XML da nota de exportação. Caso esteja elaborando sua DU-E com o up-load do XML da NF-E de Exportação, então na aba “DESCRIÇÃO” aparecerá o botão “Descrição NF-E”, conforme print abaixo. Ao clicar no botão “Descrição NF-E” o sistema puxará as descrições complementares da nota de exportação. Após isso, clique no botão “SALVAR”.

Para ilustrar:

DU-E: Campo descrição complementar


Formas de preencher o campo descrição complementar no Sistema Fcomex da Fazcomex

Conheça as formas de preencher o campo descrição complementar através do nosso software:

  • Digitando a descrição complementar
  • Colar os dados diretamente de uma planilha
  • Botão copiar
  • Descrição do XML da nota de exportação
  • Descrição complementar via catálogo de produtos

O que é a DU-E?

A DU-E (Declaração Única de Exportação) é um documento eletrônico que contém informações de natureza aduaneira, administrativa, comercial, financeira, tributária, fiscal e logística, que caracterizam a operação de exportação dos bens por ela amparados e definem o enquadramento dessa operação; e serve de base para o despacho aduaneiro de exportação.

Este documento servirá de base para o despacho aduaneiro de exportação (art. 7°, inciso II, da IN RFB n° 1.702, de 2017), em substituição aos atuais Registro de Exportação (RE), Declaração de Exportação (DE) em suas versões na web e no Grande Porte e Declaração Simplificada de Exportação (DSE).

Escrevemos um artigo explicando exclusivamente sobre O que é DU-E, confira!

Agora que já falamos sobre este documento, iremos ver questões mais aprofundadas envolvendo o Campo Descrição Complementar da DUE. Saiba como preenchê-la.

O que é Siscomex?

O Siscomex - Sistema Integrado de Comércio Exterior é um instrumento administrativo que integra as atividades de registro, acompanhamento e controle das operações de comércio exterior.

Esse instrumento visa informatizar os controles existentes, que antes eram realizados por meio de declarações em papel, carimbos e assinaturas. Além de criar um fluxo único de informações, em que todos os intervenientes, públicos e privados, registram informações, declarações em sucessivas etapas, conforme fluxograma estabelecido, uniformizando assim os procedimentos. Agora que já falamos sobre o Siscomex e a DU-E campo descrição complementar, vamos relembrar para quê serve o NPE.

O que é o Novo Processo de Exportação?

O Novo Processo de Exportação é uma das mudanças mais importantes implementadas pelo Portal Único Siscomex e principal iniciativa governamental de desburocratização e facilitação do comércio exterior brasileiro.

Com o novo processo, temos a implantação da DU-E (Declaração Única de Exportação) e do CCT (Controle de Carga e Trânsito).

E aí, gostou deste artigo sobre o que é a DU-E descrição complementar e como funciona a DU-E descrição complementar? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback. 😉

Leandro Sprenger
Leandro Sprenger

Empreendedor, Apaixonado por Tecnologia, Especialista em TI para Comércio Exterior e responsável pela criação de diversos sistemas de BI para Comex por mais de 15 anos. Co-criador da Plataforma de Ensino SimulaComex e do Sistema FComex.

E-book - Tudo sobre a DU-E 2024