Mensagem de Erro DU-E

A Declaração Única de Exportação (DU-E) no Portal Siscomex está em operação desde 2018. Aqui na Fazcomex temos acompanhado muitos despachantes aduaneiros e exportadores na elaboração deste documento eletrônico. E por isso, “catalogamos” alguns dos principais erros e dificuldades com o sistema do governo.

E no artigo de hoje vamos falar sobre o Erro DU-E: CPF logado não representa o CNPJ.

Vamos lá!

Erro DU-E: CPF logado não representa o CNPJ

A mensagem de erro: “CPF logado não representa o CNPJ do declarante e/ou o CNPJ do exportador informado – para o perfil selecionado.” que aparece no momento de registro da DU-E ocorre quando despachante aduaneiro (ou representante) não está no vinculado ao exportador no Módulo “Cadastro de Intervenientes” do Portal Siscomex.

Sendo ainda que a representação no Módulo “Cadastro de Intervenientes” pode não existir ou estar vencido. Geralmente está VENCIDO.

Como consultar o Cadastro de Intervenientes

Você pode verificar o “Cadastro de Intervenientes” neste link: https://portalunico.siscomex.gov.br/portal/ na opção “Habilitar Empresa”. Para exemplificar:

Erro DU-E: CPF logado não representa o CNPJ

Este é o módulo que Habilita o Interveniente a operar no SISCOMEX (Sistema Integrado de Comércio Exterior).

Confira as datas de validade para a representação, conforme abaixo:

Erro DU-E: CPF logado não representa o CNPJ

Delay na integração entre o Portal Siscomex e o Cadastro de Intervenientes

É importante destacar que há um delay na integração entre o Portal Siscomex e o Cadastro de Intervenientes (onde o exportador vincula o despachante). Portanto se o procedimento de vinculação EXPORTADOR / REPRESENTANTE foi realizado RECENTEMENTE então é necessário AGUARDAR.

Geralmente demora alguns minutos, mas já vimos levar horas para ocorrer a integração entre os dois sistemas do governo.

Se você tem certeza que o vínculo foi realizado corretamente, então é necessário continuar tentando realizar a transmissão da DU-E.

Confira nosso texto: Como abrir um chamado no Serpro

O que é DU-E?

DU-E (Declaração Única de Exportação) é um documento eletrônico que contém informações de natureza aduaneira, administrativa, comercial, financeira, tributária, fiscal e logística, que caracterizam a operação de exportação dos bens por ela amparados e definem o enquadramento da operação; e serve de base para o despacho aduaneiro de exportação.

A elaboração da Declaração Única é realizada no Portal Siscomex.

A Declaração Única de Exportação substituiu o antigo RE (Registro de Exportação), a DE (Declaração de Exportação) e a DSE (Declaração Simplificada de Exportação) documentos anteriormente elaborados no Siscomex Exportação (Novoex).

👉 Por fim, confira também o nosso artigo sobre os Principais Erros ao Elaborar a DU-E!

E aí, gostou deste artigo? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback😉

Sinara Bueno
Sinara Bueno

Despachante Aduaneira, formada em Comércio Exterior e empreendedora. Apaixonada por criar e inovar no Comex! Trabalhou na área de importação e exportação de indústrias, consultorias de comércio exterior e, nos últimos anos, tem se dedicado aos sistemas para comex. É co-founder da Fazcomex

Webinário - Como elaborar e automatizar a DU-E na prática