por Leandro Sprenger
Mensagem de erro | SPED-ER0618 - Rejeição: Chave de Acesso inválida (modelo diferente de 55 e 65) quando consultada a NF−e XX
Você que trabalha com exportação, muitas vezes pode se deparar com mensagens de erro dentro do Portal Siscomex, não é mesmo?
Pois hoje nós vamos falar da mensagem de erro "SPED-ER0618 - Rejeição: Chave de Acesso inválida (modelo diferente de 55 e 65) quando consultada a NF−e XX".
Quer saber mais sobre este assunto envolvendo a chave de acesso no comex em 2025? Então pegue o seu café e continue conosco neste texto!
Veja os seguintes tópicos sobre a mensagem de erro do Portal Siscomex SPED-ER0618:
- Mensagem de erro: SPED-ER0618
- FComex Módulo DU-E
- Principais funcionalidades do Fcomex – DU-E
- O que é DU-E?
- Novo processo de exportação
- O que é comércio exterior
Vamos lá? 😉
Mensagem de erro: SPED-ER0618
A mensagem de erro: "SPED-ER0618 Rejeição: Chave de Acesso inválida (modelo diferente de 55 e 65) quando consultada a NF−e: xxx " é do Próprio Portal Siscomex.
Essa mensagem ocorre quando há alguma nota fiscal inválida vinculada à DU-E . Geralmente essa mensagem indica que há algum "Cupom Fiscal" Referenciado em alguma Nf-e e isso não é permitido. Pode estar referenciada há uma nota fiscal de exportação, pode ser uma nota fiscal complementar, ou pode ser até uma "Nota Referenciada/ Cupom Fiscal" referenciado em uma Nota Referenciada.
Neste caso, é necessário reemitir a nota fiscal em questão.
(lembre-se que as notas referenciadas devem estar tanto na tag especifica da NF de Exportação, como na DU-E).
Como automatizar a Elaboração da DU-E
O Software FComex, software desenvolvido pela Fazcomex, é um sistema para elaboração da DU-E e transmissão para o Portal Único Siscomex.
A solução tecnológica da Fazcomex surgiu devido a implantação do Novo Processo de Exportação com a Declaração Única de Exportação – DU-E, a qual substituiu o RE (Registro de Exportação) e a DE (Declaração de Exportação).
Apesar de ser um processo simplificado, requer diversos cuidados e também aumentou o detalhamento das informações a serem prestadas ao Governo. A DU-E é elaborada através da Nota Fiscal de Exportação, fazendo que os principais dados da NF sejam migrados para a DU-E de forma automática.
Mas não é tão simples assim, a Nota Fiscal poderá ter até 990 itens além de que cada DU-E pode ter diversas Notas Fiscais, tornando assim um processo com inúmeros itens.
O sistema FComex veio justamente para simplificar esses processos com muitos itens, fazendo com que os campos que são digitados repetidamente item a item, sejam reaproveitados. O sistema FComex possui diversos recursos que facilitam o preenchimento de muitos itens, bem como cálculos inteligentes que agilizam a elaboração e transmissão da DU-E ao Portal Único Siscomex.
Principais funcionalidades do Fcomex – DU-E
- Elaboração da DU-E (Declaração Única de Exportação);
- Cálculos automáticos dos campos VMCV, VMLE por item;
- Cálculos automáticos de peso líquido por item;
- Recurso de Salvar e continuar;
- Extrato da DU-E (antes e depois da transmissão para o Portal);
- Suporte Técnico Especializado;
- Facilita na elaboração de Du-e Normal, Embarque Antecipado e DU-E Posteriori;
- Diversos recursos de preenchimento automático, eliminando repetição manual item a item
e muito mais.
👉 Para conhecer mais sobre o nosso sistema, solicite uma Apresentação!
O que é DU-E?
A DU-E (Declaração Única de Exportação) é um documento eletrônico que contém informações de natureza aduaneira, administrativa, comercial, financeira, tributária, fiscal e logística, que caracterizam a operação de exportação dos bens por ela amparados e definem o enquadramento da operação; e serve de base para o despacho aduaneiro de exportação.
A elaboração da Declaração Única é realizada no Portal Siscomex.
A Declaração Única de Exportação substituiu o antigo RE (Registro de Exportação), a DE (Declaração de Exportação) e a DSE (Declaração Simplificada de Exportação) documentos anteriormente elaborados no Siscomex Exportação (Novoex).
Novo processo de exportação
O Novo Processo de Exportação (NPE) começou a ser implantado com a chegada do Portal Único Siscomex. Na modalidade, exportador foi introduzido um novo fluxo simplificado e centralizado para trâmite de documentos e licenças, emissão de Notas Fiscais e a geração da Declaração Única de Exportação (DU-E).
Com ele, o governo almeja mais agilidade e automatização nos processos, principalmente no fluxo de autorizações e licenças que eram feitas de forma linear e, com o novo processo, poderão ocorrer de forma paralela, o que tornará mais rápido o despacho e liberação de cargas nos terminais.
Comércio Exterior o que é?
Comércio exterior é a troca de produtos ou serviços entre um país e outro. Quando falando de Compra de produtos, é a Importação e quando falamos em vendas de produtos, é a exportação, cada um deles engloba uma série de procedimentos necessários para a sua execução.
O Comércio Exterior, aplicado carinhosamente como Comex, compreende vários termos, regras e normas nacionais das transações.
Estas regras do comércio exterior são de âmbito nacional, criadas para disciplinar e orientar tudo o que diz respeito à entrada no país de mercadorias procedentes do exterior, no caso quando existe uma importação e a saída de mercadorias do território nacional, quando é uma exportação.
O que é Logística Internacional?
A Logística Internacional é uma ferramenta fundamental para a expansão do comércio exterior, e deve ser utilizada de forma estratégica para diferencial competitivo nas negociações internacionais.
A globalização tem tornado as empresas cada vez mais competitivas e com conceitos modernos aos seus procedimentos, negócios e produtos. Esse processo está integralmente ligado aos processos de compra, armazenagem e distribuição das mercadorias.
E aí, gostou deste artigo? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback. 😉