DUIMP | Canais de Parametrização na Importação

Atualizado em: por Sinara Bueno.

No texto de hoje falaremos sobre os Canais de Parametrização na Importação, tanto na DI (Declaração de Importação) como na nova DUIMP (Declaração Única de Importação). Entenda o que é canal verde, o que é canal vermelho no Siscomex Importação.

Academy: Por dentro do Novo Processo de Importação

Vamos lá agora entender mais sobre os canais de parametrização! 😉

Quais são os canais de parametrização na importação?

Na importação uma das etapas do desembaraço aduaneiro é a famosa parametrização, assim sendo, abaixo detalhamos todos os canais de parametrização da DUIMP e da DI.

Para exemplificar, são canais de parametrização na importação:

  • Canal Verde
  • Canal Amarelo
  • Canal Vermelho
  • Canal Cinza

Vamos ver detalhadamente cada um deles:

  • Canal Verde: pelo qual o sistema registra o desembaraço automático da mercadoria, dispensados o exame documental e a verificação física da mercadoria. A DI (Declaração de Importação) selecionada para canal verde, no Siscomex Importação WEB , poderá ser objeto de conferência física ou documental, quando forem identificados elementos indiciários de irregularidade na importação, pelo AFRFB responsável por essa atividade
  • Canal Amarelo: pelo qual deve ser realizado o exame documental e, não sendo constatada irregularidade, efetuado o desembaraço aduaneiro, dispensada a verificação física da mercadoria. Portanto, na hipótese de descrição incompleta da mercadoria na DI, que exija verificação física para sua perfeita identificação com vistas a confirmar a correção da classificação fiscal ou da origem declarada, o AFRFB pode condicionar a conclusão do exame documental à verificação física da mercadoria
  • Canal Vermelho: pelo qual a mercadoria somente é desembaraçada após a realização do exame documental e da verificação física da mercadoria
  • Canal Cinza: pelo qual deve ser realizado o exame documental, a verificação física da mercadoria e a aplicação de procedimento especial de controle aduaneiro, para verificar indícios de fraude, inclusive no que se refere ao preço declarado da mercadoria.

Para ilustrar:

DUIMP: Canais de Parametrização

O que é parametrização na importação?

A parametrização na importação é um procedimento criado pela Receita Federal do Brasil (RFB) para análise das mercadorias durante o processo de despacho aduaneiro. No qual há um "sorteio de canais" a fim de filtrar os processos que representam maior risco aduaneiro.

A parametrização importação tem início a partir do registro da Declaração de Importação (DI) no Siscomex ou do registro da Duimp no Portal Único Siscomex.

Consulta Canal de Parametrização na DUIMP

E-book Módulo Classif do Portal Único Siscomex

Na nova DUIMP (Declaração Única de Importação) os canais de parametrização permanecerão os mesmos, mas com algumas melhorias. Sobretudo no que diz respeito a transparência de informações.

O despachante aduaneiro acessando a tela de consulta da DUIMP no Portal Único visualizará de forma clara o "Resultado da Análise de Risco".

Para exemplificar, veja abaixo a tela de consulta da DUIMP:

DUIMP: Canais de Parametrização

Na tela acima observe o "Resultado da análise de risco".  Nesse sentido, veja que o sistema apresenta:

  • o canal de seleção para o órgão Receita Federal do Brasil,
  • o canal de seleção relacionado à necessidade de inspeção para órgãos Anuentes e
  • o canal consolidado, que é o agrupamento entre ambos os canais indicados anteriormente.

Ou seja, aqui temos uma novidade bem bacana implementada na nova DUIMP.

Novidades sobre os Canais de Parametrização da DUIMP

E-book Atributos Do NPI: Tudo que você precisa saber

Neste ínterim, observe que o CANAL CONSOLIDADO será o canal de parametrização principal. Logo, a cor dele será sempre o resultado da combinação dos canais da Receita Federal mais o canal de inspeção (MAPA ou ANVISA).

Podemos ilustrar através dos exemplos abaixo:

DUIMP: Canais de Parametrização

No exemplo 1 o CANAL DA DUIMP é Amarelo, pois na RFB deu verde, mas no Mapa deu Amarelo; logo o canal consolidado é Amarelo. Entendeu como funcional o canal amarelo importação? Então agora vamos conhecer melhor o canal vermelho importação.

No exemplo 2 o CANAL CONSOLIDADO é Vermelho, visto que na RFB deu amarelo mas no Mapa deu Vermelho; portanto o canal da DUIMP neste caso é VERMELHO. Agora que você já sabe o que é o canal vermelho importação, vamos ver o canal verde importação.

Já no exemplo 3, de Canal Verde com Receita Federal, com Mapa e com Anvisa; assim sendo podemos dizer que a DUIMP deu verde. Relacionado aos canais de parametrização, vamos agora conhecer o canal Melancia.

E o canal Melancia?

A implementação do Siscomex Importação em 1997 foi um período de grandes mudanças para todos os envolvidos. O canal de parametrização era determinado tão e somente pelo Siscomex através dos parâmetros determinados pela Receita Federal.

Contudo, após alguns anos de aprendizado, a Receita Federal julgou necessário dar a fiscalização na ponta (situada onde a carga está) algum instrumento para poder interferir na parametrização de canais das DIs. Dessa forma, foi criada a Análise Fiscal. Assim, quando o Siscomex parametriza uma DI para canal verde, ela entra "EM ANÁLISE FISCAL" por um período, geralmente de duas a quatro horas, dependendo da determinação de cada URF de despacho.

E-book Passo a passo para habilitar o Despachante como GESTOR DO CATÁLOGO

Ao final do período da Análise Fiscal podem ocorrer duas situações:

1) O canal verde é confirmado, a DI é desembaraçada, o Comprovante de Importação (CI) pode ser emitido e a carga liberada.

2) A DI é direcionada para outro canal e devem ser feitos os procedimentos visando a conferência aduaneira para posterior liberação.

Quando a DI foi parametrizada pelo Siscomex no canal verde, mas teve seu canal modificado para outro pelo fiscal, é costume no dia a dia falar que a DI deu 'Canal Melancia': verde por fora e vermelho por dentro.

Diversos são os motivos que podem levar o fiscal a tirar a DI do canal verde, tais como: 

  • Identificação de alguma irregularidade na DI ou com algum dos envolvidos
  • Denúncia
  • O importador nunca ter registrado DI naquela localidade
  • Problema no cadastro do importador na Receita Federal (Radar)

Uma outra situação também denominada canal 'melancia' ocorre quando a DI já foi parametrizada para o canal verde, o CI já foi emitido, mas algum órgão determina a conferência física da carga. Em alguns casos isso pode ocorrer com a fiscalização da embalagem ou suporte de madeira pela Vigiagro (subordinado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), quando a DI já foi desembaraçada, mas o órgão ainda não inspecionou / liberou a carga.

Pelo que sabemos até o momento, o 'canal melancia' não deve ocorrer na DUIMP tendo em vista que a Receita Federal e os órgãos anuentes realizarão a análise fiscal no decorrer do despacho aduaneiro. Em suma, o canal verde somente aparecerá para o importador quando a análise fiscal já tiver ocorrido.

Ainda relacionado ao tema dos canais de parametrização, em breve publicaremos também sobre as novidades referente aos Status da DUIMP.

O que é o Novo Processo de Importação (NPI)

Agora que já falamos sobre a parametrização importação, vamos ver um pouco mais sobre o NPI. O Novo Processo de Importação, ou simplesmente NPI é o Projeto do Governo de reestruturação, simplificação e desburocratização das Importações Brasileiras. O Portal Siscomex é um dos instrumentos do NPI, no qual temos uma reestruturação de documentos eletrônicos tais como: a DUIMP, o Catálogo de Produtos, LPCO e outros.

👉 Mas não ficando só nisso, e passando também por mapeamento, reestruturação de normas, processos e legislações. 

E ai, gostou deste artigo sobre a parametrização na importação, quais são os canais de parametrização na importação e a relação da DUIMP com os Canais de Parametrização? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback. 😉

Quais são os canais de parametrização?

Os canais de parametrização são: Canal Verde, Canal Amarelo, Canal Vermelho e Canal Cinza.

Sinara Bueno
Sinara Bueno

Despachante Aduaneira, formada em Comércio Exterior e empreendedora. Apaixonada por criar e inovar no Comex! Trabalhou na área de importação e exportação de indústrias, consultorias de comércio exterior e, nos últimos anos, tem se dedicado aos sistemas para comex. É co-founder da Fazcomex

Mini Curso - Por dentro do Novo Processo de Importação