ERROS NA EXPORTAÇÃO: Entenda os erros mais cometidos na exportação

Atualizado em: por Sinara Bueno.

Os processos de exportação são economicamente necessários, tanto para as empresas quanto para um país como o Brasil. O mercado internacional movimenta muitos recursos financeiros, o que contribui para o desenvolvimento da economia.

Porém é preciso estar atento aos possíveis erros na exportação que podem surgir durante este processo, pensando na questão financeira e logística do negócio. Por isso o artigo de hoje vai tratar dos principais erros na exportação.

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Vamos lá agora conhecer os principais erros na exportação? 😉

Erros na Exportação: descubra

Para estar atento ao processo correto de vender produtos para outros mercados, veja os erros mais comuns na exportação que listamos abaixo:

  1. Não avaliar sua própria capacidade de internacionalização

  2. Não difundir em todos os níveis da empresa a cultura da internacionalização

  3. Iniciar a exportação sem contar com recursos para médio prazo

  4. Considerar a exportação como meta de faturamento e não como alavanca de crescimento

  5. Não conhecer toda a problemática administrativa / burocrática

  6. Não adaptar o produto às exigências do mercado para o qual irá exportar

  7. Não verificar a documentação de exportação

  8. Não conhecer a legislação internacional

  9. Confundir gastos com investimentos

  10. Não criar uma base de dados dos clientes

  11. Não contar com uma adequada estrutura interna administrativa

  12. Não dispor de serviço pós-venda

  13. Não investir em treinamento contínuo

Passo a Passo para exportar produtos

Agora que você já conhece os principais erros na exportação, confira abaixo o Roteiro simplificado de como exportar que preparamos para você.

  1. Identificar possíveis compradores no exterior;

  2. Enquadrar sua exportação às normas nacionais e internacionais;

  3. Habilitar a sua empresa como exportadora junto à Receita Federal e ao SECINT ( Ex – MDIC);

  4. Contatar o possível comprador e apresentar a empresa e o produto;

  5. Preparar o preço FOB ou FCA como básico (ou pelo INCOTERM que o importador solicitar);

  6. Definir seu preço, forma de pagamento, entrega, embalagem, etc;

  7. Emitir e enviar uma fatura Proforma para o importador analisar e confirmar o negócio;

  8. Aguardar a confirmação do negócio podendo ser através de pedido de compra (Purchase Order) por parte do comprador;

  9. Verificar a necessidade de Licença de Exportação (LPCO) para seu produto ou processo

  10. Registrar a Exportação no Portal SISCOMEX, registrando a DU-E;

  11. Produção da mercadoria para entregar no prazo estabelecido;

  12. Contratar empresa para o transporte internacional, podendo ser através um armador ou agente de carga;

  13. Realizar o despacho aduaneiro, ou contratar despachante aduaneiro para cumprir os trâmites (Encontre Despachantes em nosso Portal de Empresas de Comércio Exterior)

  14. Emitir documentos fiscais, comerciais como Fatura Comercial e Packing List e financeiros;

  15. Fechar o câmbio de exportação com o banco autorizador (Banco Negociador);

  16. Acompanhar a chegada da mercadoria no destino; e

  17. Receber o pagamento através do Banco Negociador num determinado país.

Vale lembrar que nem sempre o processo de exportação seguirá a ordem sequencial acima, porém é a mais frequente.

Além disso, alguns processos podem ter mais passos, como por exemplo: financiamento de expo, incentivos fiscais, entre outros. Fluxo de Exportação: confira

O fluxo de exportação é o processo pelo qual as empresas devem passar ao exportar seus produtos para o exterior. Esse processo consiste nas principais etapas da exportação.

Quanto à parte operacional relativa ao despacho aduaneiro e ao embarque da mercadoria para o exterior trouxemos o Fluxo básico da Exportação conforme exemplo abaixo. Dessa forma, o leitor poderá compreender também a parte realizada no Portal Único de Comércio Exterior.

Para exemplificar:

Como exportar?

Para exportar, pode ser uma pessoa física ou jurídica, abaixo listamos as duas maneiras e o que você precisa fazer para se denominar um exportador.

  1. Pessoa física: artesãos autônomos, fazendeiros, artistas plásticos, entre outras categorias profissionais, precisam ser registrados como exportadora se cadastrando na Subsecretaria de Operações de Comércio Exterior (SUEXT), antigo DECEX, que passou por mudança recentemente na sua estrutura.

  2. Pessoa jurídica: Já a Pessoa Jurídica, precisa estar habilitada pela Receita Federal do Brasil – RFB

Quais são os documentos que amparam uma exportação?

Segue abaixo os principais documentos necessários para a empresa que deseja exportar:

Novo Processo de Exportação: O que é?

Atualmente, existem diferentes frentes de trabalho dentro do Programa Portal Único, envolvendo todo o governo brasileiro e contando com apoio e participação do setor privado.

Dentre essas iniciativas, merece destaque o desenvolvimento do Novo Processo de Exportação (NPE), concluído em 2016. Esse trabalho engloba o mapeamento dos processos atuais de exportação e a identificação de necessidades dos intervenientes públicos e privados para a criação de um fluxo contínuo de informações por meio do Portal Único.

Ou seja, podemos concluir que o Novo Processo de Exportação promove um fluxo de informações mais eficiente e integração entre os intervenientes do comércio exterior públicos e privados.

E aí, gostou deste artigo sobre o que são os Erros na Exportação, quais são os erros na exportação, como corrigir os erros na exportação e como resolver problemas na exportação? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback. 😉

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Sinara Bueno
Sinara Bueno

Despachante Aduaneira, formada em Comércio Exterior e empreendedora. Apaixonada por criar e inovar no Comex! Trabalhou na área de importação e exportação de indústrias, consultorias de comércio exterior e, nos últimos anos, tem se dedicado aos sistemas para comex. É co-founder da Fazcomex

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