Entenda mais sobre as Feiras de Comércio Exterior 2022

Atualizado em: por Sinara Bueno.

O ano de 2022 para o Comex promete ser muito agitado. Principalmente quando falamos das feiras e eventos do Comércio Exterior para o ano que está por vir, provavelmente com as devidas medidas de segurança contra o Coronavírus, muitas atividades já irão acontecer de forma presencial.

E-book - passo a passo DU-E

Por isso, no texto de hoje você vai conferir o calendário de feiras e eventos do Comércio Exterior em 2022!

Vamos lá conhecer as principais feiras e eventos do Comércio Exterior? 😉

Feiras de Comércio Exterior 2022


Grandes Eventos de Comércio Exterior em 2022

Quando falamos de eventos na área do comex, existem alguns que merecem destaque. Entre eles:

  1. Intermodal South America
  2. Enaex
  3. Seminário de Operações de Comércio Exterior
  4. Enaserv
  5. Intercomin
  6. Comex Digital Talk
  7. Logistique
  8. Meeting Comex

Agora que já listamos as feiras de comércio exterior 2022, vamos entender onde elas acontecem nos tópicos a seguir.


1) Intermodal South America

Intermodal South America – Feira Internacional de Logística, Transporte de Cargas é o segundo maior no mundo e o maior e mais reconhecido na América Latina com foco em transporte de cargas e logística, cujo principal objetivo é focar nas necessidades do setor. Na Intermodal as empresas e profissionais da área se reúnem para trocar experiências, fechar parcerias comerciais e ampliar a sua rede de conexões.

O evento realizará em 2022 a sua 27ª edição. A Intermodal obteve em 2019 (último ano com público) mais de 38.000 visitantes profissionais do setor, uma área de 29.000 mil m². A feira ocorreu entre os dias 31 de agosto e 02 de setembro na São Paulo Expo.

Em 2022 o evento vai acontecer de forma híbrida, também na São Paulo Expo, entre os dias 15 e 17 de março.


2) Enaex – Encontro Nacional de Comércio Exterior

O Enaex é promovido pela Associação Brasileira de Comércio Exterior (AEB) desde 1972 e já contou com 39 edições. Em 2021 o Enaex foi realizado online, celebrou o 40º Encontro Nacional de Comércio Exterior. Os inscritos, além de workshops, painéis e discussões, também têm a oportunidade de participar de despachos executivos e reuniões, assim como visitar a área de exposição com estandes de empresas, entidades, órgãos públicos e mídias especializadas.

Em suas muitas edições, o Enaex já contou com a presença de diversos presidentes da República em seus painéis, além de ministros e outras autoridades governamentais em suas discussões em prol do comércio exterior brasileiro. A história do ENAEX, cujos anais registram seu papel de catalisador de discussões de temas recorrentes às operações comerciais internacionais, confunde-se com a própria história do comércio exterior brasileiro.

Graças a sua essência de encontro nacional, o Enaex proporciona ocasião única para que todo o setor atuante na cadeia de operações comerciais com o exterior, juntamente com representantes de instâncias de governo responsáveis pela formulação de políticas comercial externa e de inserção internacional do Brasil, expandam e conciliem diálogos sobre o que fazer para ampliar a participação brasileira no comércio global.

Enaex acontece no Rio de Janeiro, geralmente nos últimos meses do ano. Nos últimos anos, o evento (de forma presencial) foi realizado realizado no Centro de Convenções SulAmérica, localizado na área central da cidade.


3) Seminário de Operações de Comércio Exterior

Seminário de Operações de Comércio Exterior tem como objetivo auxiliar os importadores e exportadores nos processos burocráticos e operacionais do Comércio Exterior e igualmente de gerar uma aproximação com as principais secretarias da área.

Realizado pela Subsecretaria de Operações de Comércio Exterior (SUEXT), antigamente conhecida como (DECEX), o evento promove palestras, reuniões e despachos executivos, que buscam encontrar soluções para os processos burocráticos ou que possuem alguma peculiaridade.

O evento vem ocorrendo em diversas localidades em diferentes datas no ano, já tendo sido realizado mais de 60 edições. Nos últimos anos, o Seminário de Operações do Comércio Exterior, foram abordados os seguintes temas:

  • Tratamento Administrativo
  • Novo Processo de Exportação
  • Etapa Administrativa do Novo Processo de Importação – DUIMP
  • Drawback
  • Portal Único de Comércio Exterior: Processos Aduaneiros

Em 2020 o evento ocorreu na forma de Webinário. Ainda não foram divulgadas as datas para o evento em 2022, mas assim que estiver disponível nós vamos te avisar.


4) Enaserv

Encontro Nacional de Comércio Exterior de Serviços − Enaserv também é promovido pela A Associação de Comércio Exterior do Brasil – AEB, assim como o Enaex. Em 2021, na sua 12ª edição, ele aconteceu  em formato totalmente digital com o tema central: “Tecnologia no Comércio Exterior de Serviços”.

O encontro é voltado para empresários, diretores, gerentes de empresas, estudantes, autoridades e formadores de opinião do comércio exterior de serviços. O Enaserv reúne um time de especialistas do setor privado e do governo para discutir as principais questões que envolvem o setor.

Propor sugestões e estimular o debate é o objetivo da AEB a fim de ampliar e tornar mais competitivo o comércio internacional de serviços. A realização do Enserv é uma forma de garantir a inserção do segmento na agenda do governo e do setor privado, resgatar a produtividade através dos ganhos tecnológicos é o caminho para um comércio mais eficiente.

👉 O Enaserv geralmente ocorre em São Paulo no mês de abril, mas ainda não tem data agendada para 2022.


5) Intercomin

Intercomin é um evento que busca a integração entre estudantes, professores e profissionais da área do Comércio Internacional, através do debate de assuntos que contribuam para a formação acadêmica e o desenvolvimento profissional.

Em 2019, na sua segunda edição, o evento ocorreu no mês de novembro em Caxias do Sul (RS), na Universidade de Caxias do Sul (UCS). Para 2022 a data ainda será marcada.


6) Comex Digital Talk

Comex Digital Talk teve a sua primeira edição em 2019 e foi então o primeiro evento totalmente online e gratuito voltado ao mundo do Comércio Exterior. Ainda não sabíamos que em 2020 praticamente todos os eventos também se tornariam digitais… Segundo seus organizadores, o evento nasceu para oferecer a todos os profissionais, estudantes, empreendedores e curiosos o melhor da informação de Comércio Exterior de maneira gratuita, ampla e online.

A ideia é que todos, em todos os lugares e com todos os tipos de processos de importação, exportação e tudo mais que for ligado ao gigante mundo de comércio exterior possam saber o que existe de mais inovador, eficaz e prático no mercado

Em 2021 foi realizado o #valeapenaverdenovo do Comex Digital Talk, com debates que reforçaram as palestras do ano anterior. Para 2022 a data ainda não foi confirmada.

👉 Leia também o nosso artigo sobre as feiras e eventos do Comércio Exterior em 2023!


7) Logistique

Logistique – Feira e Congresso de Logística e Negócios Multimodais acontece em Joinville (SC). A Logistique se apresenta como um dos mais importantes eventos do setor no brasil e apresenta-se como relevante plataforma para negócios, networking e atualização de conhecimentos para a região sul.

O evento reúne os principais players do mercado provedores de soluções para os segmentos de logística, transporte multimodal, comércio exterior, intralogística e tecnologia. Além do público ligado diretamente no âmbito logístico, atrai muitos profissionais de outros segmentos que buscam soluções para toda a cadeia de logística e transporte, a exemplo de fabricantes de autopeças, motores e veículos, indústria da construção civil, linha branca, têxtil, naval elétrica e farmacêutica. Em paralelo ocorre uma importante conferência debatendo assuntos relevantes do setor.

A edição 2022 será realizada de 10 a 11 de novembro no complexo de exposições da Expoville, na cidade de Joinville – Santa Catarina.


8) Meeting Comex

O Meeting Comex é o maior evento sobre comércio internacional do sul do país com programação voltada para as relações internacionais e acontece de forma anual. Mais um evento que ocorreu de forma virtual em 2021, o Meeting Comex está marcado para voltar a sua forma presencial nos dias 14 e 15 de abril na Expoville.

Para 2022 ainda não foram agendadas as datas, mas assim que saírem, iremos atualizá-los sobre!


Se você organiza algum EVENTO de Comércio Exterior que não está nesta página, comente abaixo que incluiremos.

👉🏼 Confira também nosso artigo Portal Siscomex: Guia Definitivo


Sistema de Exportações e Feiras – Expofeiras

O Expofeiras é um portal que visa promover gratuitamente exposições e feiras realizadas no território nacional. Trata-se também de um repositório de eventos que possibilita a elaboração anual do Calendário Brasileiro de Exposições e Feiras.

O Calendário Brasileiro de Exposições e Feiras é uma publicação oficial do Governo Federal editado anualmente desde 1969. Ele abrange eventos dos mais variados setores, evidenciando a multiplicidade da economia de nosso país. Atualmente, é editado em ação conjunta do Ministério da Economia (ME) e do Ministério das Relações Exteriores (MRE).

A versão digital está disponível para consulta e download gratuitos no portal Expofeiras.


Feiras de Comércio Exterior 2022

No calendário você pode então, consultar também a realização de exposições e feiras. Elas buscam movimentar as economias locais. 

Dá uma olhada nas exposições e feiras que separamos para você.

EventoDATA DE REALIZAÇÃOINGRESSOSITE DO EVENTOLOCAL
COUROMODA 202216/01/2022 a 12/01/2022Aberto ao público http://www.couromoda.com/Expo Center Norte - SP
Intermodal15/03/2022 a 17/03/2022Aberto ao público https://www.intermodal.com.brSão Paulo - SP
Febratex - Feira Brasileira para Indústria Têxtil23/08/2021 a 26/08/2021Aberto ao públicohttps://febratex.com.br/Blumenau - SC
Feimec03/05/2021 a 07/05/2021Aberto ao públicohttps://www.feimec.com.br/São Paulo - SP
Canton Fair23/04/2021 a 27/04/2021Aberto ao públicohttps://www.cantonfair.net/Guangzhou, China
Colombiatex 202125/01/2021 a 27/01/2021Aberto ao públicohttps://colombiatex.inexmoda.org.co/Colômbia



E aí, gostou deste artigo sobre Feiras de Comércio Exterior 2022, quando são as Feiras de Comércio Exterior e onde serão as feiras de comércio exterior este ano? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e
drawback. 😉

Sinara Bueno
Sinara Bueno

Despachante Aduaneira, formada em Comércio Exterior e empreendedora. Apaixonada por criar e inovar no Comex! Trabalhou na área de importação e exportação de indústrias, consultorias de comércio exterior e, nos últimos anos, tem se dedicado aos sistemas para comex. É co-founder da Fazcomex

Webinário - Como elaborar e automatizar a DU-E na prática