Ferramentas para home office no Comércio Exterior

O Coronavírus está fazendo muitas pessoas terem que se adequar para não sair de casa. Com isso, o Home office passou a ser uma necessidade em muitas áreas e no Comércio Exterior não é diferente. 🏡

Quando pensamos em várias pessoas fazendo ao mesmo tempo esse tipo de modalidade de trabalho, é fácil perceber que as empresas não estão preparadas para que todos os seus colaboradores façam home office.

Diante desta nova realidade, que não possui um tempo definido de duração, quais ferramentas podem ajudar as EMPRESAS e PROFISSIONAIS DE COMEX nesse momento de trabalho remoto?

Neste texto apresentaremos uma lista de Ferramentas para home office no Comércio Exterior.

Vamos lá.

Ferramentas online essenciais para home office

Usar as ferramentas certas para permanecer produtivo e conectado mesmo fora do ambiente da empresa é fundamental. É por isso que abaixo listamos as principais ferramentas para home office.

  1. Whereby
  2. Zoom
  3. Hangouts Meet (Google Hangouts)
  4. Skype
  5. Slack
  6. Google Drive
  7. Trello

Abaixo descrevemos cada uma das ferramentas:

1. Whereby:  é muito útil para reuniões online. Whereby é muito prático de usar, basta acessar o endereço do site e criar a sala. Permite realizar vídeochamadas com qualidade através de recursos avançados como gravar a reunião, criar salas individuais ou em equipe e ainda personalizar o canal com sua marca. É gratuito para até 4 pessoas. Tem  personalização de salas de reunião ou seja, você escolhe o nome da sala e este nome vai pra URL. Funciona diretamente no navegador. É possível compartilhar a tela para uma apresentação.

2. Zoom: O Zoom é uma ferramenta criada para a realização de videoconferências e reuniões online. A ferramenta atende reuniões de diversos tamanhos, com limite de até 1.000 pessoas. Pode-se destacar o armazenamento na nuvem e permite envio por e-mail aos participantes.

3. Hangouts Meet (Google Hangouts): O Hangouts Meet é a ferramenta do Google que facilita a participação nas videochamadas de trabalho. Você pode criar reuniões e compartilhar um link de entrada. Sem se preocupar se os colegas de equipe ou clientes têm uma conta ou plug-ins certo.

4. Skype: Acredito que a mais popular das ferramentas de comunicação online. O Skype é mais uma das ferramentas de reunião online com a qual, é possível realizar chamadas com vídeo HD entre 2 pessoas ou em grupo, compartilhar a tela para uma apresentação, utilizar o chat ao vivo e ainda gravar a chamada. Vantagem: É possível ligar para telefones fixos e celulares de qualquer lugar do mundo com taxas reduzidas.

5. Slack: O Slack é um software WEB de comunicação de equipes com suporte a canais, conversas privadas, integração com serviços externos e diversos outros detalhes bacanas. Ele poupa as caixas de entrada de e-mail e facilita a comunicação com toda a equipe.

Ferramentas de Armazenamento e Projetos

6. Google Drive: O Google Drive é um serviço de armazenamento e sincronização de arquivos da Google, conectado diretamente às contas do Gmail. Com ele, é possível criar pastas, compartilhar arquivos entre contas e trabalhar em conjunto nos arquivos online.  Ele inclui o Documento, Planilhas e Apresentações Google e funciona perfeitamente com o Microsoft Office.

7. Trello: O Trello é uma ferramenta de gerenciamento de projetos gratuita e online. Disponível para desktop e também para celulares Android e iPhone (iOS), a plataforma é extremamente versátil e pode ser usada tanto para o acompanhamento de tarefas pessoais quanto para organizar projetos que envolvem equipes numerosas em grandes empresas.

Ferramentas online de Comex para home office

Especificamente para profissionais de Comércio Exterior, Despachantes Aduaneiros, Exportadores e Importadores sabemos que há sistemas essenciais tais como: Portal Siscomex, Siscomex Importação WEB, Siscomex Carga, Siscomex Trânsito e Siscomex Mantra. Porém, há no mercado outras ferramentas Online que podem ajudar na Produtividade destes profissionais. Abaixo listamos algumas Ferramentas online de Comex para home office.

Sistemas WEB para Comércio Exterior

Aqui na Fazcomex temos Sistemas WEB para Despachantes Aduaneiros, Exportadores e Importadores, tais como:

Sistema para Elaboração de DU-E

Com o Sistema de DU-E da Fazcomex, o seu time de Exportação poderá Elaborar e Transmitir a Declaração Única de Exportação pela Web e você poderá visualizar todos os documentos em um único lugar. Além de Vantagens como:

  • Elaborar suas DU-E´s de 05 ou 990 itens em poucos minutos;
  • Cálculos automáticos de peso líquido, VMCV, VMLE por item;
  • Se o Portal do governo estiver fora do ar, você deixa sua DU-E pronta no sistema e transmite posteriormente;
  • Entre outras.

Conheça o Sistema Fcomex – Módulo DU-E agende uma apresentação aqui.

Para exemplificar:

Sistema para Catálogo de Produtos (Portal Siscomex – importação)

O sistema FComex Módulo Catálogo de Produtos foi projetado para agilizar o trabalho de Gestão do Catálogo de Produtos junto ao Portal Único Siscomex. Com ele você pode gerenciar os Operadores Estrangeiros e os Produtos Importados, de uma forma fácil e simples, possibilitando a integração com qualquer arquivo que você tenha com os dados a serem cadastrados.

Além disso, é um sistema totalmente web, podendo ser acessado de qualquer lugar, necessitando apenas um computador com acesso a internet.

O sistema faz críticas dos dados informados, antes mesmo de você enviar ao Portal Único Siscomex, possibilitando assim uma análise mais crítica da sua base de dados atual.

Com a substituição da DI (Declaração de Importação) pela DUIMP (nova Declaração Única de Importação) passa a ser obrigatório também o uso do Módulo Catálogo de Produtos do Portal Único Siscomex.

Para Conhecer o Sistema Fcomex – Módulo Catálogo de Produtos, agende uma apresentação aqui.

Para exemplificar:

Sistema para Extração de dados do Siscomex

Já o Software FComex – Módulo Extração de dados do Siscomex é um sistema web com o qual você recupera as informações do Portal Siscomex e do Siscomex Importação.

Através deste módulo é possível recuperar os dados da DU-E (Declaração Única de Exportação), da DI (Declaração de Importação) e da LI (Licença de Importação).

O Sistema de Extração de dados do Siscomex é usado para recuperação dos dados aduaneiros para fins de relatórios de apoio ao Drawback, Recuperação de Taxa Siscomex, eventuais atendimentos à fiscalizações e exigências, bem como outros pleitos junto a Receita Federal.

Para Conhecer o Sistema Fcomex – Módulo Extrator, agende uma apresentação aqui.

Para ilustrar:

E aí, gostou deste conteúdo? Compartilhe esse artigo nas suas redes sociais e se inscreva no nosso blog para ficar por dentro dos assuntos de Comércio Exterior😉

Sinara Bueno

Despachante Aduaneira, formada em Comércio Exterior e empreendedora. Apaixonada por criar e inovar no Comex! Trabalhou na área de importação e exportação de indústrias, consultorias de comércio exterior e, nos últimos anos, tem se dedicado aos sistemas para comex.