Entenda mais sobre o Incoterm DDU

Atualizado em: por Sinara Bueno.

No artigo de hoje nós vamos falar sobre o Incoterm DDU. Entenda mais sobre O Delivered Duty Unpaid que, mesmo descontinuado, ainda pode ser utilizado.

e-Book Incoterms 2020

Então se você quer saber mais sobre este assunto, pegue o seu café e continue conosco no artigo de hoje.

Vamos lá entender mais sobre o Incoterm DDU? 😉

Incoterm DDU

O que é INCOTERM DDU?


O Incoterm DDU - Delivered Duty Unpaid, consiste na entrega de mercadorias dentro do país do comprador, descarregadas; os riscos e despesas até a entrega da mercadoria correm por conta do vendedor exceto as decorrentes do pagamento de direitos, impostos e outros encargos decorrentes da importação. 

Ao contrário do DDP  (delivery duty paid), em que o vendedor assume a maior responsabilidade pelos custos de entrega até a porta do destinatário, o DDU exige que o destinatário assuma a responsabilidade pelos custos e, muitas vezes, pela entrega física, uma vez assinado o envio .

A DDU pode prever custos adicionais a serem assumidos pelo vendedor se forem acordados antecipadamentePor exemplo, as partes podem concordar que o vendedor pagará despesas como imposto sobre valor agregado (IVA) ou taxas alfandegárias. Esses termos devem ser claramente indicados em seus contratos.

termo DDU foi acrescentado na versão dos Incoterms de 1990. O termo desempenha uma função importante sempre que o vendedor esteja em posição de entregar a mercadoria no país de destino, sem ter de desalfandegar a mercadoria na importação nem pagar os direitos. Nos países em que o processo de desalfandegamento na importação seja moroso e complicado, pode ser arriscado para o vendedor assumir a obrigação de entregar as mercadorias além do local de desembaraço aduaneiro.

👉 O Delivery Duty Unpaid (DDU) é um Incoterm antigo, que não estava no Incoterms 2010 e não está no Incoterms 2020, que é a edição mais recente dos Incoterms da Câmara de Comércio Internacional.

Qual Incoterm substitui o DDU

O Incoterm DAP é a sigla de Delivered at Place, este Incoterm foi criado para substituir o termo DDU. O INCOTERM DAP, vem com o objetivo de que as mercadorias possam ser postas à disposição do comprador, ou seja, do importador, enquanto estiver no porto de destino ou ainda no interior do navio transportador.

👉 É importante ressaltar que o termo DAP pode ser utilizado para qualquer meio de transporte, inclusive quando envolver mais de um tipo.

No Incoterm DAP, o vendedor completa suas obrigações quando coloca a mercadoria à disposição do comprador, na data, no local de destino indicado, mas que não seja um terminal e esteja pronta para ser descarregada do veículo transportador e não desembaraçada para importação.

Em português o INCOTERM DAP, significa em português: entregue no local, sendo assim, o vendedor deverá fazer o transporte internacional e levar a mercadoria até o local combinado com o comprador, Ou seja, o desembaraço de importação no local de destino, bem como a descarga da mercadoria, ficam a cargo do comprador.

As Responsabilidades do Incoterm DAP:

As responsabilidades ficam divididas da seguinte forma:

DAP no país de origem (país do vendedor):

  • Embalagem – Vendedor
  • Identificação – Vendedor
  • Carga na origem – Vendedor
  • Transporte dentro do país de origem – Vendedor
  • Seguro no país de origem – Vendedor
  • Direitos de exportação – Vendedor
  • Inspeção – Vendedor e Comprador
  • Peritagem – Vendedor e Comprador
  • Burocracias alfandegárias – Vendedor
  • Armazenamento – Vendedor
  • Despesas com o embarque – Vendedor
  • Estiva – Vendedor

Incoterm DAP entre o país de origem e o país de destino:

  • Transporte – Vendedor
  • Seguro internacional – Vendedor

Incoterm DAP no país de destino (país do comprador):

  • Descarga – Vendedor
  • Manuseio – Vendedor
  • Armazenagem – Vendedor
  • Burocracias alfandegárias – Comprador
  • Direitos na importação – Comprador
  • Transporte dentro do país de destino – Vendedor
  • Seguro no país de destino – Vendedor
  • Descarga da mercadoria – Comprador

Lista de todos os Incoterms:

Sigla 

Descrição do Incoterm

EXW

EX Works... Na origem local designado 🚢

FCA

Franco transportador… local designado 🚢

FAS

Franco ao longo do navio… porto de embarque designado 🚢

FOB

Franco a bordo... porto de embarque designado 🚢

CFR

Custo e frete... porto de destino designado 🚢

CPT

Porte pago até… porto de destino designado 🚢

CIF

Custo, seguro e frete... porto de destino designado 🚢

CIP

Porte pago, incluindo seguro até… local de destino designado

DAT

Entrega no terminal... porto de destino designado (Substituído pelo Incoterm DPU na versão Incoterms 2020.) 🚢

DAP

Entrega no local... local de destino designado 🚢

DDP

Entrega com direitos pagos… local de destino designado 🚢


Curso de Incoterms 2020

Agora que já falamos sobre o Incoterm DDU, saiba que lançamos um Mini Curso de Incoterms 2020 quem tem como objetivo esclarecer as principais mudanças dos Incoterms. É um curso online rápido com pouca carga horária, porém com conteúdo bastante rico. Ideal para quem busca uma atualização rápida quanto ao Termos Internacionais de Comércio.

👉🏼 Para que não haja enganos quanto as datas de atualização, é importante destacar que a última atualização dos Incoterms foi em 2020, ou seja, os Incoterms 2024 equivalem a versão atualizada em 2020!

E aí, gostou deste artigo sobre o que é o Incoterm DDU, como funciona o Incoterm DDU e as aplicações do Incoterm DDU? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback. 😉

Sinara Bueno
Sinara Bueno

Despachante Aduaneira, formada em Comércio Exterior e empreendedora. Apaixonada por criar e inovar no Comex! Trabalhou na área de importação e exportação de indústrias, consultorias de comércio exterior e, nos últimos anos, tem se dedicado aos sistemas para comex. É co-founder da Fazcomex

Tabela Incoterms 2020