Todo o profissional de comércio exterior já deve ter ouvido falar no Novo Processo de Importação que está sendo realizado pelo governo brasileiro. Este novo processo de importação, tem como objetivo eliminar as várias redundâncias geradas e permitirá a visualização da integralidade da operação tanto pelo operador privado como pelos órgãos governamentais.
Veja os seguintes tópicos sobre o Catálogo de Produtos importação:
Vamos lá agora saber mais sobre o Catálogo de Produtos e DUIMP!
A DUIMP - Declaração Única de Importação é o documento eletrônico que reúne todas as informações de natureza aduaneira, administrativa, comercial, financeira, tributária e fiscal pertinentes ao controle das importações pelos órgãos competentes da Administração Pública brasileira na execução de suas atribuições legais.
Ela veio para substituir alguns outros documentos, são eles:
Veja como é hoje:
O processo de implantação da DUIMP será gradual assim como foi o da DU-E em substituição no Siscomex Exportação.
Recentemente e a previsão para que empresas não certificadas pelo OEA possam registrar a DUIMP é 2019, logo, o prazo da mesma será bem extenso!
Semana passada fizemos um conteúdo super bacana falando exclusivamente sobre a etapa de implantação, vem conferir o Cronograma da DUIMP.
Há um novo Módulo no Portal Siscomex cujo nome é Catálogo de Produtos ele é integrado com a DUIMP. Nele o importador deverá manter o cadastro de todos seus produtos importados.
O Catálogo de Produtos visa elevar a qualidade da descrição do produto, com informações organizadas em atributos, anexação de documentos, imagens e fotos que auxiliem o tratamento administrativo, a fiscalização e a análise de riscos, além de prover maior facilidade e segurança na classificação fiscal, visto que ela realizada antes do registro da DUIMP. Lembrando que o catálogo de produtos é uma obrigação com o novo processo de importação.
Para Exemplificar, veja tela abaixo.
São campos requeridos no Catálogo de Produtos: Naladi, NCM, Descrição da mercadoria , entre outros.
Leia também: Como integrar seu sistema de importação com o Catálogo de Produtos do Portal Siscomex
O Catálogo de Produto tem como finalidade principal auxiliar o preenchimento das DUIMP.
Utilizando um banco de dados dos produtos e dos operadores estrangeiros presentes nas operações do importador.
Esse banco de dados é gerido pelo próprio importador, atualizando-o com novos produtos ou novas informações dos produtos já cadastrados.
O catálogo de produto tem como objetivo:
Veja como funcionará:
Ah, nós separamos uma material super exclusivo que aborda todas as mudanças no processo da nova DUIMP.
Além deste texto sobre o Catálogo de Produtos, confira também nosso artigo: Gestor do Catálogo de Produtos na Importação
Aqui na Fazcomex desenvolvemos um módulo de apoio ao Catálogo de Produtos da DUIMP o qual integra com o Portal Siscomex. Solicite-nos mais informações pelo e-mail contato@fazcomex.com.br ou nossos canais de comunicação. Para exemplificar:
O Classif é uma plataforma digital gratuita para importadores, exportadores e demais intervenientes aduaneiros, que disponibiliza, em um só lugar, informações sobre a Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM), tratamento tributário e administrativo.
Disponível no Portal Único do Comércio Exterior (Pucomex), o Classif tem como objetivo simplificar e agilizar o acesso a informações e dados relevantes para o comércio exterior.
O Classif agora oferece a consulta aos atributos do Catálogo de Produtos e evoluiu sua ferramenta de inteligência artificial para classificação de mercadorias.
Na sua nova versão, destaca-se as seguintes funções:
E aí, gostou deste artigo sobre o Catálogo de Produtos Receita Federal, como funciona o Catálogo de Produtos no comércio exterior e a atualização do catálogo de produtos no comércio exterior em 2023? Então, inscreva-se no nosso blog e fique por dentro das novidades de Exportação, Importação e Drawback. 😉
O Catálogo de Produtos visa elevar a qualidade da descrição do produto, com informações organizadas em atributos, anexação de documentos, imagens e fotos que auxiliem o tratamento administrativo, a fiscalização e a análise de riscos.
O Novo Processo de Importação ou simplesmente NPI foi implantado pelo Governo Federal para desburocratizar o processo de importação dentro do país. O intuito é trazer benefícios a mais de 40 mil empresas que atuam em comércio exterior no país atualmente.
A Declaração Única de Importação (DUIMP) é um documento eletrônico que substitui vários documentos anteriormente exigidos em operações de importação. Ele reúne informações de natureza tributária, fiscal, administrativa, aduaneira, financeira e comercial.