CCT Marítimo na Importação: O que é?

Atualizado em: por Sinara Bueno.

CCT é a sigla para Controle de Carga e Transporte. São módulos que servem para controle de carga e/ou movimentação dela durante o processo de importação, dentro desembaraço aduaneiro do comércio exterior.

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Hoje nós vamos falar sobre o CCT Marítimo. Quer saber mais sobre este assunto? Então pegue o seu café e continue conosco!

No artigo de hoje sobre o CCT Marítimo, vamos ver os seguintes tópicos:

  • CCT Marítimo: O que é?
  • O que é CCT?
  • Objetivos do CCT Marítimo: Saiba mais
  • O que muda com o CCT?
  • Mapeamento dos processos do CCT Marítimo
  • Conhecimento de carga Marítimo (Bill of Landing)
  • O que é o Novo Processo de Importação (NPI)?

Vamos lá agora saber como funciona o CCT marítimo na importação? 😉

CCT Marítimo na Importação

CCT Marítimo na Importação: O que é?

O CCT Marítimo faz parte do Programa Portal Único Siscomex (Sistema Integrado do Comércio Exterior), um instrumento informatizado utilizado para controle governamental do Comércio Exterior brasileiro.  Porém, até o presente momento o modal de Transporte Marítimo ainda não migrou para o Módulo CCT do Portal Siscomex. 

O que é CCT?

O sistema de Controle de Carga e Trânsito (CCT) é a nova ferramenta utilizada pela Receita Federal para o cadastro das cargas marítimas. O CCT é um dos pilares do controle aduaneiro, com objetivo de melhorar a segurança, diminuir a burocracia e tornar os processos mais eficazes. Com o CCT, haverá um controle mais rígido das informações, além da possibilidade de cruzá-las com mais eficiência. Isso dá mais segurança para quem opera o sistema.

Objetivos do CCT Marítimo: Saiba mais

São os objetivos do novo módulo de controle de cargas marítimas:

  • Desenvolver um controle de carga único, independente do modal
  • Atender a todos os Incoterms
  • Eliminar burocracia
  • Simplificar os controles
  • Reduzir o tempo médio de liberação das cargas de importação
  • Aumentar a segurança do controle aduaneiro
  • Racionalizar os recursos das unidades da RFB
  • Dar transparência ao fluxo de carga

O que muda com o CCT?

A principal mudança desse novo sistema é a forma de acesso das empresas e agentes de carga. O CCT disponibilizará apenas alguns serviços. Antigamente, os agentes de cargas e empresas importadoras acessavam o sistema via certificado digital ou por CPF e senha, e conseguiam cadastrar todas as informações. O CCT não disponibilizará esse acesso. 

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Dessa forma, as empresas e os agentes de carga vão precisar de um sistema que acesse esses serviços e transmita os arquivos para a Receita Federal.

Mapeamento dos processos do CCT Marítimo

Dentre as atividades priorizadas pelo governo nos últimos anos, está o mapeamento de processos para integração do Porto Sem Papel, SISCOMEX/PUCOMEX no âmbito do projeto Janela Única Aquaviária. 

Está sendo realizado o mapeamento de processos do módulo CCT Marítimo que faz parte do PUCOMEX e a integração do módulo com o Port Community System - PCS, onde serão registrados os manifestos de cargas. Ou seja, o CCT Marítimo funciona de forma automatizada através dos PCSs.

Fonte: Secretaria Nacional de Transportes Aquaviários

Conhecimento de carga Marítimo (Bill of Landing)

Ainda no contexto do modal marítimo, é importante falarmos do Conhecimento de Carga Marítimo. O Conhecimento de Carga Marítimo (Bill of Lading - BL) é um documento chave para o controle aduaneiro de mercadorias e para o fluxo no comércio marítimo. 

Os intervenientes do comércio exterior têm a obrigação legal de sua apresentação à Receita Federal do Brasil (RFB) por meio eletrônico, através dos sistemas Mercante e Siscomex Carga

O BL, além de constituir um contrato de transporte e de prova de posse ou propriedade de mercadoria para o seu consignatário, apresenta uma série de informações chave sob a ótica do controle aduaneiro de mercadorias no país, como a identificação do titular e parte interessada da carga, a origem da mercadoria, o valor do frete, a data de emissão, o peso e cubagem, a descrição da mercadoria, a unidade de carga e seu lacre, o navio responsável pelo transporte e muitas outras.

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👉🏼 Além deste texto sobre o CCT marítimo, confira nosso artigo CCT na Exportação

O que é o Novo Processo de Importação (NPI)?

O Novo Processo de Importação, ou simplesmente NPI é o Projeto do Governo de reestruturação, simplificação e desburocratização das Importações Brasileiras. O Portal Siscomex é um dos instrumentos do NPI, no qual temos uma reestruturação de documentos eletrônicos tais como: a DUIMP, o Catálogo de Produtos, Cadastro de Operador Estrangeiro, LPCO, Pagamento Centralizado e outros.

E aí, gostou deste artigo sobre o CCT marítimo e como funciona o CCT marítimo? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback. 😉

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CCT Marítimo na Importação: O que é?

O CCT Marítimo faz parte do Programa Portal Único Siscomex (Sistema Integrado do Comércio Exterior), um instrumento informatizado utilizado para controle governamental do Comércio Exterior brasileiro.

Sinara Bueno
Sinara Bueno

Despachante Aduaneira, formada em Comércio Exterior e empreendedora. Apaixonada por criar e inovar no Comex! Trabalhou na área de importação e exportação de indústrias, consultorias de comércio exterior e, nos últimos anos, tem se dedicado aos sistemas para comex. É co-founder da Fazcomex

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