Brasil e União Europeia: Exportação e Importação

No texto de hoje falaremos sobre a Relação Comercial entre o Brasil e a União Europeia. Conheça os Principais Produtos o que o Brasil exporta para a UE, bem como os Principais Produtos que o Brasil importa da União Europeia. Saiba mais sobre a exportação e importação do Brasil e União Europeia.

São Tópicos:

  • O que é a União Europeia
  • O que o Brasil exporta para a União Europeia
  • O que o Brasil importa da União Europeia
  • Balança comercial: Brasil e União Europeia
  • Acordo entre Mercosul e União Europeia

Vamos lá!

O que é a União Europeia

A União Europeia (UE) é um bloco econômico criado em 1992 para estabelecer uma cooperação econômica e política entre os países europeus. É um dos exemplos de blocos mais avançados apresentando uma integração econômica, social e política, moeda comum, livre circulação de pessoas e funcionamento de um Parlamento Europeu formado por deputados dos países membros e eleitos pelos cidadãos.

Ela engloba cerca de 28 países, entre eles temos: Alemanha, Bélgica, Áustria, Polônia, Portugal, entre outros. 

Fonte: ComexVis – Período de Janeiro a Novembro de 2019

O que o Brasil exporta para a União Europeia

Dentro da UE os principais destinos das Exportações Brasileiras são: Países Baixos (Holanda), Alemanha, Espanha, Itália e Bélgica.

Conheça os principais produtos Exportados pelo Brasil para a União Europeia, são eles:

  • Farelos e resíduos da extração de Óleo de soja
  • Café cru em grãos
  • Minérios de ferro e seus concentrados
  • Celulose
  • Soja

A seguir iremos conferir alguns dos principais produtos que o Brasil exporta para a União Européia.

  • Farelos e resíduos da extração de Óleo de soja

É produzido a partir da moagem de flocos de soja descascada e desengordurada. O farelo de soja possui aproximadamente de 42 a 50% de proteína em peso seco. Este produto corresponde a basicamente 8,8% das exportações do Brasil para a União Européia.

  • Café cru em grãos

Café em grãos  é uma das forma que mais preservam as características do café até ele chegar nas suas mãos. Corresponde a mais ou menos 6,4% das exportações para a União.

  • Minérios de ferro e seus concentrados

98% do minério de ferro mundial é então usado para fabricar aço, que representa mais de 90% de todos os metais utilizados no mundo. O aço é usado na construção de tantas coisas, de carros, trens e navios até os edifícios altos em nossas cidades e as pontes que nos conectam. Representa 6,0% das exportações para a União Européia.

  • Celulose

A celulose é um carboidrato do tipo polissacarídeo abundante nos vegetais e por isso, comum na natureza. Ela consiste até 50% da composição da madeira.

Ela representa até o momento uma porcentagem de 6,0% do total das exportações da União Europeia.

  • Soja

A soja também aparece nas principais exportações da União, ela corresponde então a basicamente 5,3% do total.

O que o Brasil importa da União Europeia

Confira agora que o Brasil compra dos países que fazem parte da União Europeia. Confira a lista:

  • Medicamentos para medicina humana e veterinária
  • Demais produtos manufaturados
  • Compostos heterocíclicos, seus sais e sulfonamidas
  • Partes e peças para veículos, automóveis e tratores
  • Inseticidas, formicidas, herbicidas e produtos semelhantes

A seguir produtos que o Brasil costuma importar da União Europeia. 

  • Medicamentos para medicina humana e veterinária

Os medicamentos são os produtos mais importados da União Europeia para o Brasil. A importação de medicamentos na forma de matéria-prima, produto semi-elaborado, produto a granel ou produto acabado – com exceção dos medicamentos sujeitos à controle especial –, estará então sujeita ao Registro de Licenciamento de Importação no Siscomex, submetendo-se à então fiscalização pela autoridade sanitária antes de seu desembaraço aduaneiro

  • Demais produtos manufaturados

São aqueles produtos produzidos em uma grande quantidade e de uma forma bastante padronizada usando uma mão de obra qualificada para isso. Corresponde então a mais ou menos 7,0% das importações vindas da União Europeia.

  • Compostos heterocíclicos, seus sais e sulfonamidas 

São composições químicas usadas principalmente no desenvolvimento de medicamentos ele é composto por um anel do qual fazem parte pelo menos dois tipos de átomos, pelo menos um destes átomos é envolvido por carbono. Representa 4,2% das importações.

  • Partes e peças para veículos, automóveis e tratores

Partes e peças para veículos, automóveis e tratores vem na quarta colocação representando um total de importações equivalente a 4,0%. 

  • Inseticidas, formicidas, herbicidas e produtos semelhantes

São substâncias utilizadas no então combate e prevenção de pragas em domicílio e em plantações em geral. Corresponde a mais ou menos 2,9% das importações da união europeia.

Balança comercial: Brasil e União Europeia

 

A balança comercial do Brasil e União Europeia teve então um superávit de US$ 2.266,8 milhões de janeiro até novembro de 2019.

Acordo entre Mercosul e União Europeia

O acordo entre Mercosul e a União Europeia é então um acordo de livre comércio que foi então assinado no dia 28/06/2019, ele levou quase 20 anos para ser assinado, o início das suas negociações começaram em 1999 sendo assinado realmente somente em 2019 depois de longas negociações. O acordo entre os blocos representa um quarto (25%) do PIB do globo e engloba 750 milhões de pessoas.

Entretanto o acordo ainda precisa ser ratificado pelos congressos nacionais dos países do Mercosul e pelo Parlamento Europeu no âmbito econômico, os itens político do tratado terão de ser votado pelo poder legislativo de cada país.

O acordo serve principalmente para diminuir algumas taxas dentro da exportação de alguns produtos de uma forma gradual.

Esse acordo entre Mercosul e UE vai então garantir acesso a diversos segmentos de serviços e também, empresas brasileiras obterão acesso ao mercado de licitações na UE. Todos os compromissos assumidos também vão agilizar e reduzir custos dos trâmites de importação, exportação e trânsito de bens.

E aí, gostou deste artigo? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro das novidades do comércio exterior. 😉

Resumo

Sinara Bueno

Despachante Aduaneira, formada em Comércio Exterior e empreendedora. Apaixonada por criar e inovar no Comex! Trabalhou na área de importação e exportação de indústrias, consultorias de comércio exterior e, nos últimos anos, tem se dedicado aos sistemas para comex.

👉🏻 E-book Grátis: Conheça todos Incoterms 2020 - nova versão