Saiba mais sobre os sistemas de comex

Atualizado em: por Sinara Bueno.

Quem atua no Comércio Exterior sabe como é fundamental o uso de Sistemas nas rotinas e nos processos de Exportação e Importação e como existem muitos, decidi fazer uma lista sobre os 06 Sistemas de Comércio Exterior.

E-book - passo a passo DU-E

Olha só o que vamos falar hoje sobre os sistemas de comércio exterior:

  • O que é comex
  • Sistemas da área de Comex
  • Porque contar com um sistema de Comércio Exterior

Continue comigo para conhecer os sistemas de comércio exterior! 😉

O que é comex?

Comex, como é carinhosamente conhecida a área de Comércio Exterior, busca auxiliar no progresso da economia do seu país, afinal, a área lida diretamente com os processos de venda e compra de bens ou produtos para dentro e fora do seu país. 

Nessas operações comerciais, estão envolvidas questões tributárias, financeiras, administrativas, comerciais e aduaneiras, pois a profissão, além de lidar com a troca de bens e consumos entre um país e outro, também busca por novas tecnologias, proporcionando assim, novos empregos e movimentando a balança comercial. 

A área de Comércio Exterior atua diretamente no PIB do seu país, PIB que é o Produto interno Bruto, um importante indicador sobre a atividade economia do desenvolvimento do país. Calculado pelo IBGE, o PIB é formado pela soma de todos os bens e serviços finais de um país, em valores monetários, num determinado período. Importante ressaltar que no cálculo são considerados apenas os bens e produtos finalizados, serviços, investimentos e gastos do governo, descartando assim os bens intermediários, serviços não remunerados, bens já existentes e atividades informais/ilegais.

Sistemas de Comex: Lista

Já que Comex é uma área que cuida de muitos processos e do Fluxo de Exportação e Importação, é essencial o apoio de sistemas úteis na realização dessas funções, afinal, processos tão importantes podem e necessitam de atenção na hora da realização. Confira os principais sistemas de comex em 2022!

1) Siscomex

Siscomex é a sigla para Sistema Integrado de Comércio Exterior, criado no ano de 1992,  por meio do Decreto nº 660. O Siscomex Exportação entrou em vigor em 1993 e o Siscomex Importação em 1997. 

O Portal Siscomex é uma facilidade que permite às partes envolvidas no Comércio Exterior fornecer de forma padronizadas informações e  documentos em apenas um ponto de entrada, a fim de atender todas as exigências regulatórias relativas à importação, exportação e trânsito de cargas. 

Sistemas de comex

2) CCT - Controle de Carga e Trânsito

Controle de Carga e de Trânsito ou ainda conhecido como CCT, constitui um dos pilares do controle aduaneiro e abrange um dos aspectos mais sensíveis do Comércio Exterior, que trata da operacionalidade do transporte e da logística e da sua relação com o poder público.

O CCT está inserido no Programa Portal Único portanto faz parte do redesenho dos processos de Comércio Exterior. Ele foi desenvolvido para ser um controle de carga único, independente do modal utilizado e com principal objetivo de aumentar a segurança, simplificar os controles e eliminar burocracias dos processos de Comex, trazendo como benefícios a redução nos prazos de importação e exportação e consequente otimização nos custos das mercadorias.

Por enquanto, o CCT aéreo, está disponível apenas para o modal aéreo e ele substituirá o Siscomex Mantra, Sistema Integrado da Gerência do Manifesto, do Trânsito e do Armazenamento, teve a sua primeira versão foi criada em 1995 apenas para o modal aéreo, apenas dois anos depois da primeira versão do Siscomex. 

3) Siscoserv

Siscoserv é a sigla utilizada para o Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços, Intangíveis e Outras Operações que Produzam Variações no Patrimônio. Ele foi instituído pela Portaria RFB/MF 1.908/2012, com o objetivo de  registros das transações realizadas entre residentes ou domiciliados no Brasil, ou seja, ele era o sistema  responsável pelo acompanhamento e aferição das políticas públicas para o setor de serviços.

ATUALIZAÇÃO

Em 17 de agosto de 2020, as Secretarias Especiais de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais (Secint) e da Receita Federal do Brasil (RFB) do Ministério da Economia anunciaram o desligamento definitivo do Siscoserv. Posteriormente, em 21 de outubro de 2020, o Ministério da Economia revogou todas as normas relacionadas ao Siscoserv (Portaria Conjunta nº 22.090/20), extinguindo definitivamente a obrigação de prestação de informações ao sistema.

4) Sistema FComex - Módulo: Elaboração de DU-E

Você bem sabe os sistemas de Comex, normalmente, atuam com processos complexos e extensos, você sabia que, mundialmente uma operação de importação ou exportação envolve cerca de 30 indivíduos e/ou instituições, 40 documentos, 200 dados sobre a operação e a reinserção de 60-70% de todos esses dados pelo menos uma vez? Dados, esses, segundo a UNCTAD, portanto, percebeu o quanto complexo são as rotinas de comex. 

Automatizar os processos de Exportação, tem como principal objetivo tornar prático o método que é lento, devagar e trabalhoso, fazendo com que o colaborador que está executando essas atividades se torne mais produtivo, criativo e integrado aos demais projetos da empresa.

Eu sei que na exportação muitos processos são extensos, grandes e levam tempo para serem realizados, principalmente quando falamos na emissão e geração de DU-E, a Declaração Única de Exportação. 

A DU-E quando possui muitos itens ou conta com muitas descrições acaba por se transformar em um processo repetitivo no setor da exportação, afinal, cada DU-E pode possuir até 999 itens, ai você já imaginou quanto tempo pode levar, não é mesmo?

Para você ter ideia e pegando um simples exemplo de processo de exportação grande, o profissional pode levar até 1 semana fazendo o processo, porém automatizando, esse tempo pode ser reduzido para 5 minutos. São horas preciosas que o profissional otimiza no seu dia e assim pode agregar valor em outras demandas mais especiais. 

Conheça o Sistema Fcomex desenvolvido pela Fazcomex e elabore DU-Es com mais agilidade, clique aqui e solicite apresentação. 

Para exemplificar:

Sistemas de comex

5) Sistema FComex - Módulo: Catálogo de Produtos (Portal Siscomex - importação)

O sistema FComex Módulo Catálogo de Produtos foi projetado para agilizar o trabalho de Gestão do Catálogo de Produtos junto ao Portal Único Siscomex. Com ele você pode gerenciar os Operadores Estrangeiros e os Produtos Importados, de uma forma fácil e simples, possibilitando a integração com qualquer arquivo que você tenha com os dados a serem cadastrados.

Além disso, é um sistema totalmente web, podendo ser acessado de qualquer lugar, necessitando apenas um computador com acesso a internet.

O sistema faz críticas dos dados informados, antes mesmo de você enviar ao Portal Único Siscomex, possibilitando assim uma análise mais crítica da sua base de dados atual.

Com a substituição da DI (Declaração de Importação) pela DUIMP (nova Declaração Única de Importação) passa a ser obrigatório também o uso do Módulo Catálogo de Produtos do Portal Único Siscomex.

👉 Para Conhecer o Sistema Fcomex - Módulo Catálogo de Produtos, agende uma apresentação aqui.

Para exemplificar:

Sistemas de comex

6) Sistema FComex - Módulo: Extração de dados do Siscomex

Já o Software FComex – Módulo Extração de dados do Siscomex é um sistema web com o qual você recupera as informações do Portal Siscomex e do Siscomex Importação.

Através deste módulo é possível recuperar os dados da DU-E (Declaração Única de Exportação), da DI (Declaração de Importação) e da LI (Licença de Importação).

O Sistema de Extração de dados do Siscomex é usado para recuperação dos dados aduaneiros para fins de relatórios de apoio ao Drawback, Recuperação de Taxa Siscomex, eventuais atendimentos à fiscalizações e exigências, bem como outros pleitos junto a Receita Federal.

Para Conhecer o Sistema Fcomex - Módulo Extrator, agende uma apresentação aqui.

Para ilustrar:

Sistemas de comex

💻 Conheça também o Sistema Extrator de Dados do Siscomex desenvolvido pela Fazcomex.


O que é Logística Internacional?

A Logística Internacional é uma ferramenta fundamental para a expansão do comércio exterior, e deve ser utilizada de forma estratégica para diferencial competitivo nas negociações internacionais.

A globalização tem tornado as empresas cada vez mais competitivas e com conceitos modernos aos seus procedimentos, negócios e produtos. Esse processo está integralmente ligado aos processos de compra, armazenagem e distribuição das mercadorias.

E aí, gostou deste artigo sobre o que são os sistemas de comércio exterior, como funcionam os sistemas de comércio exterior e qual o melhor sistema de comércio exterior? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback. 😉

Sinara Bueno
Sinara Bueno

Despachante Aduaneira, formada em Comércio Exterior e empreendedora. Apaixonada por criar e inovar no Comex! Trabalhou na área de importação e exportação de indústrias, consultorias de comércio exterior e, nos últimos anos, tem se dedicado aos sistemas para comex. É co-founder da Fazcomex