Conheça os principais softwares de sistema de importação

Desde o longínquo ano de 1993, com a implementação do Siscomex Exportação, diversos sistemas surgiram no comércio exterior. Hoje vamos tratar do Sistema de Importação brasileiro, o qual se ramifica em diversos outros sistemas, nem sempre interligados. Vem comigo conhecer mais sobre o controle das importações brasileiras! 😉

Sistema de Importação

Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex): o início de tudo

Com o surgimento e o início da popularização dos computadores pessoais, o Brasil resolveu informatizar o comércio exterior brasileiro. Essa iniciativa começou na exportação com a criação do Siscomex Exportação, lançado em 1993 numa plataforma tecnológica onde o preenchimento dos documentos era feito on line diretamente no sistema. Assim também, a utilização dessa plataforma acarretava problemas tais como ocorrer uma falha de conexão no meio do preenchimento e ter que refazer todo o trabalho. Lembremos que em 1993 ainda estávamos ‘engatinhando’ na transmissão de dados…

O “avô” da DU-E funcionou até o final de 2012, quando entrou em vigor o NovoEx, o qual posteriormente veio a ser substituído pela Declaração Única de Exportação (DU-E).

Sistema de Importação

Quatro anos depois, em 1997, entrou em vigor o Siscomex Importação. A princípio, até o ano de 1996, o registro e o controle das importações brasileiras era todo feito em papel. O importador, através de seu representante legal (funcionário ou Despachante Aduaneiro), preenchia diversos formulários e suas vias carbonadas em diferentes cores para numerar um documento de importação.

Tendo em vista toda a experiência acumulada no Siscomex Exportação, os técnicos do governo decidiram fazer algo completamente diferente no Siscomex Importação. Dessa forma, construíram um sistema no qual a operação (preenchimento das telas) ocorria toda offline e somente depois de completos os formulários (LI, DI, etc.) eram enviados para o sistema. Depois veio o Siscomex Importação Web, o qual vem sendo substituído pelo Portal Único e pela DUIMP.

Sistema de Drawback

Drawback é um regime aduaneiro especial que consiste na suspensão ou isenção de tributos incidentes dos insumos importados e/ou nacionais vinculados a um produto a ser exportado. O drawback no passado também era feito todo em papel através de formulários específicos, mas atualmente encontra-se informatizado em todas as suas modalidades.

Aqui no blog temos diversos artigos sobre Drawback.

Sistemas da Fazcomex

Sistema FComex – Módulo: Elaboração de DU-E

Você bem sabe os sistemas de Comex, normalmente, atuam com processos complexos e extensos, você sabia que, mundialmente uma operação de importação ou exportação envolve cerca de 30 indivíduos e/ou instituições, 40 documentos, 200 dados sobre a operação e a reinserção de 60-70% de todos esses dados pelo menos uma vez? Dados, esses, segundo a UNCTAD, portanto, percebeu o quanto complexo são as rotinas de comex.

Automatizar os processos de Exportação, tem como principal objetivo tornar prático o método que é lento, devagar e trabalhoso, fazendo com que o colaborador que está executando essas atividades se torne mais produtivo, criativo e integrado aos demais projetos da empresa.

Eu sei que na exportação muitos processos são extensos, grandes e levam tempo para serem realizados, principalmente quando falamos na emissão e geração de DU-E, a Declaração Única de Exportação. 

A DU-E quando possui muitos itens ou conta com muitas descrições acaba por se transformar em um processo repetitivo no setor da exportação, afinal, cada DU-E pode possuir até 999 itens, ai você já imaginou quanto tempo pode levar, não é mesmo?

Para você ter ideia e pegando um simples exemplo de processo de exportação grande, o profissional pode levar até 1 semana fazendo o processo, porém automatizando, esse tempo pode ser reduzido para 5 minutos. São horas preciosas que o profissional otimiza no seu dia e assim pode agregar valor em outras demandas mais especiais.

Conheça o Sistema Fcomex desenvolvido pela Fazcomex e elabore DU-Es com mais agilidade, clique aqui e solicite apresentação. 

Para exemplificar:



Sistema FComex – Módulo: Catálogo de Produtos (Portal Siscomex – importação)

O sistema FComex Módulo Catálogo de Produtos foi projetado para agilizar o trabalho de Gestão do Catálogo de Produtos junto ao Portal Único Siscomex. Com ele você pode gerenciar os Operadores Estrangeiros e os Produtos Importados, de uma forma fácil e simples, possibilitando a integração com qualquer arquivo que você tenha com os dados a serem cadastrados.

Além disso, é um sistema totalmente web, podendo ser acessado de qualquer lugar, necessitando apenas um computador com acesso a internet.

O sistema faz críticas dos dados informados, antes mesmo de você enviar ao Portal Único Siscomex, possibilitando assim uma análise mais crítica da sua base de dados atual. Com a substituição da DI (Declaração de Importação) pela DUIMP (nova Declaração Única de Importação) passa a ser obrigatório também o uso do Módulo Catálogo de Produtos do Portal Único Siscomex. Em breve também Software de DUIMP.

Para conhecer o Sistema Fcomex – Módulo Catálogo de Produtos, agende uma apresentação aqui.

Para exemplificar:



Sistema FComex – Módulo: Extração de dados do Siscomex

Já o Software FComex – Módulo Extração de dados do Siscomex é um sistema web com o qual você recupera as informações do Portal Siscomex e do Siscomex Importação.

Através deste módulo é possível recuperar os dados da DU-E (Declaração Única de Exportação), da DI (Declaração de Importação) e da LI (Licença de Importação).

O Sistema de Extração de dados do Siscomex é usado para recuperação dos dados aduaneiros para fins de relatórios de apoio ao Drawback, Recuperação de Taxa Siscomex, eventuais atendimentos à fiscalizações e exigências, bem como outros pleitos junto a Receita Federal.

Para conhecer o Sistema Fcomex – Módulo Extrator, agende uma apresentação aqui.

Para ilustrar:

Conheça também o Sistema Extrator de Dados do Siscomex desenvolvido pela Fazcomex.

E aí, gostou deste artigo? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback. 😉

Sinara Bueno
Sinara Bueno

Despachante Aduaneira, formada em Comércio Exterior e empreendedora. Apaixonada por criar e inovar no Comex! Trabalhou na área de importação e exportação de indústrias, consultorias de comércio exterior e, nos últimos anos, tem se dedicado aos sistemas para comex. É co-founder da Fazcomex

E-book: Pagamento centralizado e licença de importação