Conheça o maior Navio Cargueiro do mundo

Atualizado em: por Sinara Bueno.

Recentemente escrevemos um post aqui no blog sobre os Tipos de Navios. Hoje vamos falar do maior navio cargueiro do mundo.

E-book - passo a passo DU-E

Vem comigo pra saber mais desse gigante dos oceanos? 😉

Veja os seguintes tópicos a seguir sobre o maior navio de carga do mundo:

  • Quais os tipos de navio de carga?
  • O maior navio graneleiro do mundo
  • O maior navio Porta-Contêineres do mundo
  • O que é logística Internacional?

O Maior Navio Cargueiro do Mundo

Quais os tipos de navios de carga?

Desde a construção das primeiras embarcações, há mais de 10.000 anos, o transporte marítimo tem sido fundamental para a indústria e o comércio do mundo inteiro.  Relacionamos abaixo os principais tipos de navios de carga:

  1. Graneleiro
  2. Tanque
  3. Petroleiro
  4. Gaseiro
  5. Navios Ro-Ro
  6. Carga Geral
  7. Porta-Contêiner

Os navios graneleiros e petroleiros sempre foram os maiores em capacidade de carga e tamanho até o passado recente. Contudo, nos últimos anos, com o crescimento cada vez maior dos navios porta-contêineres, essa ‘briga’ tem sido acirrada.

Agora vamos conhecer os maiores navios de carga do mundo. Todavia, dividimos em o maior navio graneleiro e o maior porta container.

Escrevemos um artigo falando sobre Cross Docking, conheça!

O Maior Navio Graneleiro do Mundo

O maior navio graneleiro do mundo é o Vale Brasil, operado pela multinacional brasileira Vale, uma das maiores empresas de mineração do mundo. A Vale possui 67 navios graneleiros para escoar sua produção de minério de ferro para seus maiores clientes asiáticos. Seguem abaixo alguns dados do navio Vale Brasil.

  • 362 metros de comprimento, o equivalente a 20 carretas enfileiradas;
  • Capacidade de carregamento de 400.000 toneladas de minério de ferro por viagem;
  • 65 metros de largura e 56 metros de altura (até o mastro); e
  • 07 porões.

Para ilustrar:

O Maior Navio Cargueiro do Mundo

👉🏼 Além deste texto sobre o maior navio cargueiro do mundo, confira também nosso artigo Pallet no Comércio Exterior

O Maior Navio Porta-Contêineres do Mundo

O HMM Algeciras, com capacidade para 24.000 TEUs (contêineres de 20’), é o maior navio porta-contêineres do mundo atualmente. Ele pertence ao armador HMM (Hyundai Merchant Marine). A cerimônia de entrega ocorreu no estaleiro Daewoo Shipbuilding & Marine Engineering (DSME) e contou até mesmo com a presença do presidente da Coréia do Sul, Moon Jae-in. 

Para ilustrar:

O Maior Navio Cargueiro do Mundo

O HMM Algeciras foi o primeiro de uma  frota de meganavios a ser entregue sequencialmente. Em setembro de 2018, a HMM assinou um contrato formal para seus 20 meganavios de contêineres ecológicos com três estaleiros – DSME, HHI (Hyundai Heavy Industries) e SHI (Samsung Heavy Industries). As embarcações estão equipadas com um sistema de depuração de acordo com o regulamento IMO 2020. O design otimizado do casco e o motor altamente eficiente também devem melhorar a eficiência energética e reduzir as emissões de carbono. 

O “HMM Algeciras” opera no Extremo Oriente da Europa, uma das rotas comerciais da Ásia-Norte da Europa da THE Alliance, com sua rotação de portos começando em Qingdao, Busan, Ningbo, Xangai, Yantian, Canal de Suez, Roterdã, Hamburgo, Antuérpia, London Gateway e Cingapura via Canal de Suez. 

Seguem abaixo algumas informações técnicas sobre o HMM Algeciras.

  • 400 metros de comprimento;
  • Capacidade de carregamento de 24.000 TEUs por viagem;
  • 61 metros de largura e 16,5 metros de calado; e
  • Viagem inaugural em 24/04/2020.

Confira também nosso textos sobre Canal de Suez: Navio encalhado entenda o caso

O HMM Algeciras foi o primeiro da chamada “Classe Algeciras”. A classe é formada por 12 navios, sendo que sete deles: HMM Algeciras, HMM Copenhagen, HMM Dublin, HMM Gdansk, HMM Hamburg, HMM Helsinki e HMM Le Havre foram construídos no estaleiro Daewoo Shipbuilding and Marine Engineering, e os outros cinco: HMM Oslo, HMM Rotterdam, HMM Southampton, HMM Stockholm e HMM St Petersburg foram construídos pela também sul-coreana Samsung Heavy Industries. Todas as embarcações entraram em operação durante o ano de 2020. Os navios construídos pela Samsung Heavy Industries, tem uma boca de 61,5 m e capacidade para transportar 23.820 TEU.

Leia também os nossos artigos: Localização de Navios, Calado de Navio e Principais Portos do Mundo.

Confira nosso artigo: Canal de Suez é liberado após desencalhe do navio da Evergreen

O que é Logística Internacional?

A Logística Internacional é uma ferramenta fundamental para a expansão do comércio exterior, e deve ser utilizada de forma estratégica para diferencial competitivo nas negociações internacionais.

A globalização tem tornado as empresas cada vez mais competitivas e com conceitos modernos aos seus procedimentos, negócios e produtos. Esse processo está integralmente ligado aos processos de compra, armazenagem e distribuição das mercadorias.

👉🏼 Já conferiu o nosso Guia dos Incoterms? Se não, veja como essas normas funcionam!

E aí, gostou deste artigo sobre o maior navio cargueiro do mundo e como funciona o maior 
navio cargueiro do mundo? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação, Siscomex e drawback. 😉

Sinara Bueno
Sinara Bueno

Despachante Aduaneira, formada em Comércio Exterior e empreendedora. Apaixonada por criar e inovar no Comex! Trabalhou na área de importação e exportação de indústrias, consultorias de comércio exterior e, nos últimos anos, tem se dedicado aos sistemas para comex. É co-founder da Fazcomex

Webinário - Como elaborar e automatizar a DU-E na prática