Maior Navio Cargueiro do Mundo

Recentemente escrevemos um post aqui no blog sobre os Tipos de Navios. Hoje vamos falar do maior navio cargueiro do mundo.

Vem comigo pra saber mais desse gigante dos oceanos? 😉

Quais os tipos de navios de carga?

Desde a construção das primeiras embarcações, há mais de 10.000 anos, o transporte marítimo tem sido fundamental para a indústria e o comércio do mundo inteiro.  Relacionamos abaixo os principais tipos de navios de carga:

  1. Graneleiro
  2. Tanque
  3. Petroleiro
  4. Gaseiro
  5. Navios Ro-Ro
  6. Carga Geral
  7. Porta-Contêiner

Os navios graneleiros e petroleiros sempre foram os maiores em capacidade de carga e tamanho até o passado recente. Contudo, nos últimos anos, com o crescimento cada vez maior dos navios porta-contêineres, essa ‘briga’ tem sido acirrada.

Agora vamos conhecer os maiores navios de carga do mundo. Todavia, dividimos em o maior navio graneleiro e o maior porta container.

Escrevemos um artigo falando sobre Cross Docking, conheça!

O Maior Navio Graneleiro do Mundo

O maior navio graneleiro do mundo é o Vale Brasil, operado pela multinacional brasileira Vale, uma das maiores empresas de mineração do mundo. A Vale possui 67 navios graneleiros para escoar sua produção de minério de ferro para seus maiores clientes asiáticos. Seguem abaixo alguns dados do navio Vale Brasil.

  • 362 metros de comprimento, o equivalente a 20 carretas enfileiradas;
  • Capacidade de carregamento de 400.000 toneladas de minério de ferro por viagem;
  • 65 metros de largura e 56 metros de altura (até o mastro); e
  • 07 porões.

Para ilustrar:

👉🏼 Confira também nosso artigo Pallet no Comércio Exterior

O Maior Navio Porta-Contêineres do Mundo

O HMM Algeciras, com capacidade para 24.000 TEUs (contêineres de 20’), é o maior navio porta-contêineres do mundo atualmente. Ele pertence ao armador HMM (Hyundai Merchant Marine). A cerimônia de entrega ocorreu no estaleiro Daewoo Shipbuilding & Marine Engineering (DSME) e contou até mesmo com a presença do presidente da Coréia do Sul, Moon Jae-in. 

Para ilustrar:

 

O HMM Algeciras foi o primeiro de uma  frota de meganavios a ser entregue sequencialmente. Em setembro de 2018, a HMM assinou um contrato formal para seus 20 meganavios de contêineres ecológicos com três estaleiros – DSME, HHI (Hyundai Heavy Industries) e SHI (Samsung Heavy Industries). As embarcações estão equipadas com um sistema de depuração de acordo com o regulamento IMO 2020. O design otimizado do casco e o motor altamente eficiente também devem melhorar a eficiência energética e reduzir as emissões de carbono. 

O “HMM Algeciras” opera no Extremo Oriente da Europa, uma das rotas comerciais da Ásia-Norte da Europa da THE Alliance, com sua rotação de portos começando em Qingdao, Busan, Ningbo, Xangai, Yantian, Canal de Suez, Roterdã, Hamburgo, Antuérpia, London Gateway e Cingapura via Canal de Suez. 

Seguem abaixo algumas informações técnicas sobre o HMM Algeciras.

  • 400 metros de comprimento;
  • Capacidade de carregamento de 24.000 TEUs por viagem;
  • 61 metros de largura e 16,5 metros de calado; e
  • Viagem inaugural em 24/04/2020.

Confira também nosso textos sobre Canal de Suez: Navio encalhado entenda o caso

O HMM Algeciras foi o primeiro da chamada “Classe Algeciras”. A classe é formada por 12 navios, sendo que sete deles: HMM Algeciras, HMM Copenhagen, HMM Dublin, HMM Gdansk, HMM Hamburg, HMM Helsinki e HMM Le Havre foram construídos no estaleiro Daewoo Shipbuilding and Marine Engineering, e os outros cinco: HMM Oslo, HMM Rotterdam, HMM Southampton, HMM Stockholm e HMM St Petersburg foram construídos pela também sul-coreana Samsung Heavy Industries. Todas as embarcações entraram em operação durante o ano de 2020. Os navios construídos pela Samsung Heavy Industries, tem uma boca de 61,5 m e capacidade para transportar 23.820 TEU.

Leia também os nossos artigos: Localização de Navios, Calado de Navio e Principais Portos do Mundo.

Confira nosso artigo: Canal de Suez é liberado após desencalhe do navio da Evergreen

E aí, gostou deste artigo? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação, Siscomex e drawback. 😉

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 50

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Resumo

Qual é o maior navio de cargas do mundo?

O Navio HMM Algeciras, com capacidade para 24.000 TEUs (contêineres de 20’), é o maior navio porta-contêineres do mundo atualmente.

Qual é o maior navio graneleiro do mundo?

O maior navio graneleiro do mundo é o Vale Brasil, operado pela multinacional brasileira Vale.

Qual é o tamanho do maior navio graneleiro do mundo?

O maior navio graneleiro do mundo mede 362 metros de comprimento, o seu nome é Vale Brasil.

Qual é o tamanho do maior navio porta container do mundo?

O maior navio porta container do mundo mede 400 metros de comprimento, é o Navio HMM Algeciras.

Sinara Bueno

Despachante Aduaneira, formada em Comércio Exterior e empreendedora. Apaixonada por criar e inovar no Comex! Trabalhou na área de importação e exportação de indústrias, consultorias de comércio exterior e, nos últimos anos, tem se dedicado aos sistemas para comex. É co-founder da Fazcomex Tecnologia para comércio exterior.

Consulte sua NCM aqui!

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.